
quarta-feira, 2 de julho de 2025
PSD de Raquel Lyra atrai prefeito de Machados e causa nova baixa no PSB

Governadora Raquel Lyra celebra chegada da multinacional a Pernambuco e reforça a geração de empregos no Estado
A nova unidade, chamada Service Delivery Center (SDC), oferecerá serviços em áreas como SAP, ServiceNow, desenvolvimento de software, automação de processos, testes e cibersegurança. A instalação da EY no Recife reforça a confiança do setor privado no ambiente de negócios local, consolidando Pernambuco como destino estratégico para empresas que buscam inovação, talento e infraestrutura.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, pontuou que Pernambuco se destaca por ser um estado que atrai empresas inovadoras. “A chegada da Ernst & Young, se soma às quase 500 que estão no Porto Digital. E elas foram atraídas para Pernambuco porque temos todo um ecossistema robusto, desde formação de pessoas, startups, Gov Techs e universidades, isso dá suporte para que essas empresas venham para o nosso Estado. Estamos muito felizes que o sistema está cada dia se fortalecendo”, enfatizou a titular da pasta.
O Governo de Pernambuco firmou o contrato de gestão com o Porto Digital no valor de R$ 44,5 milhões pelo período de quatro anos. O montante representa o maior recurso já firmado com o parque tecnológico. “A chegada da Ernst & Young vem de um processo natural nosso de crescimento. Nossa evolução se deu na aposta de duas frentes: no crescimento do capital humano e no empreendedorismo e, agora, com um processo de interiorização que vai marcar pontos importantes como a chegada do Porto Digital em Caruaru no final de agosto”, enfatizou o presidente do parque tecnológico, Pierre Lucena.
O sócio-líder de Markets e Business Development da EY Brasil, Victor Guelman, pontuou ser um momento simbólico para a multinacional. “O Porto Digital foi uma escolha natural para essa expansão. Pelo belo trabalho realizado pela iniciativa privada, em conjunto com universidades, Governo do Estado e a prefeitura. Assim, se criou o maior polo de tecnologia do Brasil, um ecossistema vibrante, convidativo, que fomenta a inspiração e a inovação”, ressaltou.
Motta avalia Nikolas Ferreira para comando da CPI do INSS
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), cogita colocar um nome mais próximo à ala de deputados ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como Nikolas Ferreira (PL-MG), na relatoria da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) sobre os desvios no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), segundo apurou o Poder360.
Walter Mendonça é nomeado Diretor Geral do Hospital Regional Dom Moura
Por Carlos Eugênio
Foi oficializada nesta terça-feira, dia 2, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, a nomeação de Walter Mendonça como novo gestor do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns.
RF RECUPERA VEÍCULO ROUBADO NA BR-423, EM GARANHUNS
Do Portal agreste Violento
Um automóvel com registro de roubo foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta segunda-feira (30), durante uma fiscalização de rotina no quilômetro 97 da BR-423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.
O veículo, um Volkswagen Polo, chamou a atenção dos policiais por apresentar sinais visíveis de adulteração. Após consulta aos sistemas de segurança, foi confirmado que o carro havia sido roubado em 29 de setembro de 2022, no Recife.
O motorista, que conduzia o automóvel no momento da abordagem, foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município. Na unidade, foram adotadas as providências cabíveis para investigação do caso.
A PRF reforça a importância das fiscalizações nas rodovias como forma de combater crimes como roubo, receptação e adulteração de veículos, contribuindo para a segurança viária e para a recuperação de bens subtraídos de seus legítimos proprietários.
TENENTE-CORONEL MARINA WANDERLEY COMEMORA REDUÇÃO HISTÓRICA DE HOMICÍDIOS NA ÁREA DO 9º BPM E AGRADECE À TROPA
Do Portal agreste Violento
A comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (9º BPM), Tenente-Coronel Marina Wanderley e subcomandante Major Leandro Nunes, celebraram nesta segunda-feira (30) os resultados expressivos alcançados pela unidade no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, a área sob responsabilidade do batalhão registrou uma redução de 27,3% nos homicídios, o melhor índice dos últimos 21 anos.
Segundo a oficial, o resultado supera inclusive os números obtidos desde a implantação do antigo programa Pacto pela Vida, em 2004, quando foram registrados 36 homicídios na região. Neste ano, até o momento, 40 homicídios foram contabilizados, demonstrando a eficácia das ações integradas de segurança e o comprometimento da tropa.
“Encerramos mais um trimestre e quero expressar meu sincero agradecimento a cada um de vocês pelo empenho, dedicação e comprometimento que permitiram o alcance das nossas metas”, declarou a comandante, dirigindo-se ao efetivo.
A Tenente-Coronel também destacou os novos desafios que se aproximam, como a atuação da PM durante o Festival de Inverno de Garanhuns, considerado o maior evento da área. “Conto com o mesmo espírito de união e profissionalismo que têm nos guiado até aqui. Tenho plena confiança de que, juntos, continuaremos avançando e superando cada meta”, concluiu.
O 9º BPM, sediado em Garanhuns, é responsável por atender a diversos municípios do Agreste Meridional, desempenhando papel estratégico na redução dos índices de criminalidade na região.
À frente da tropa, a Tenente-Coronel Marina tem se destacado por sua gestão estratégica, postura firme e foco em resultados, conduzindo o efetivo com equilíbrio entre disciplina e valorização da tropa. Seu trabalho tem sido reconhecido não apenas internamente, mas também por autoridades civis e por moradores da região, que percebem o reflexo direto da atuação da PM na melhoria da sensação de segurança.
Ao quebrar barreiras de gênero dentro de uma das instituições mais tradicionais do estado, a Tenente-Coronel Marina não apenas comanda um batalhão — ela abre caminhos para outras mulheres dentro da corporação, provando que liderança, competência e resultados não têm gênero.
Festival Gospel tem início nesta sexta-feira (04) na quadra do Colégio XV de Novembro
Evento acontece de 04 a 12 de julho, reunindo fé e música em uma programação aberta ao público
A partir desta sexta-feira (04), a quadra do Colégio XV de Novembro será palco de momentos de louvor, adoração e celebração com o início do Festival Gospel 2025. O evento, que segue até o dia 12 de julho, abre sua programação às 20h com apresentações da Igreja Jardim das Oliveiras, Igreja Família C2, Isabel Chalegra e da dupla André e Felipe.
Confira abaixo a programação completa:
SEXTA 04/JUL (a partir das 20h):
- Igreja Jardim das Oliveiras
- Igreja Família C2
- Isabel Chalegra
- André e Felipe
SÁBADO 05/JUL (a partir das 19h):
- Igreja Presbiteriana Renovada
- Igreja Batista Moriá
- Thayslane Gonçalves
- Pastor Théo Barros
- Discopraise
TERÇA 08/JUL (a partir das 20h):
* Ministério de Louvor - Igreja de Cristo Pentencostal Internacional (ICPI) Garanhuns
* Banda Cordel Dobrado
* Pela Honra do Rei - Ibreja Batista Missionária Independente (IBMI) Venturosa
* Ryann Pereira e Banda
* Armando Filho e Banda
QUARTA 09/JUL (a partir das 20h):
- AD Madureira
- Igreja Pentencostal Assembleia de Deus
- Ministério de Louvor Aviva-Nos
- Sérgio Lopes
QUINTA 10/JUL (a partir das 20h)
- Jeová Nissi
- Ministério Gratidão Cantando
- Evandro Azevedo e Banda
- Lis Avancine
SEXTA 11/JUL (a partir das 20h)
- Igreja de Cristo Pentencostal Internacional Garanhuns (ICPI Garanhuns)
- 2ª Igreja Evangélica Quadrangular
- Vocal Sublime
- Marcos Freire
SÁBADO 12/JUL (a partir das 19h)
- Igreja Batista Shalom
- Igreja Farol
- Pastora Milenna Araújo
- Grupo Atraídos
- Delino Marçal
PREFEITO DE ANGELIM FAZ ESCLARECIMENTOS SOBRE CONCURSO PÚBLICO
Prefeito Caíque, do município de Angelim
terça-feira, 1 de julho de 2025
Autonomia foi a marca da atuação do Poder Legislativo no semestre
A Alepe encerrou os trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2025 com um total de 105 reuniões plenárias realizadas, entre ordinárias, extraordinárias e solenes. No período, 69 matérias se tornaram leis e 30 resoluções foram aprovadas, segundo relatório produzido pela Mesa Diretora da Casa. Entre os destaque desta primeira etapa do ano estão as aprovações da paridade salarial dos policiais civis aposentados, do reajuste do piso salarial dos professores e profissionais da educação do Estado e da alteração do programa Ganhe o Mundo, do Governo de Pernambuco.
Para o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), além de aprovar projetos importantes para o povo de Pernambuco, o Parlamento marcou posição no exercício de suas atribuições de forma dinâmica e independente. “A Casa solidificou sua autonomia e seguiu fortalecida por meio do empenho dos deputados e deputadas, que se mantiveram atentos às prerrogativas de legislar e fiscalizar”, ressaltou.
Lembrando as divergências que ocorreram entre os representantes do Legislativo e o Governo do Estado, Porto enfatizou a disposição da Alepe para o debate. “A relação com os demais poderes e sociedade foi e continuará a ser preservada. Ainda que existam diferenças, situação comum no exercício da política, há disponibilidade para o diálogo e construção de entendimento”. O presidente também salientou que “a sustentação de uma relação institucional com os outros poderes deve ser feita de forma respeitável, reconhecendo a independência e o papel que a Constituição reserva a cada um”.
Números
Segundo o relatório da Mesa Diretora, foram aprovados ainda oito projetos de lei ordinária e um projeto de lei complementar que ainda aguardavam a sanção do Poder Executivo, dentro do prazo constitucional, na ocasião do encerramento das atividades legislativas. Dentre as resoluções aprovadas, uma se refere à indicação governamental para o cargo de diretor-presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro).
A Casa registrou ainda um total de 590 iniciativas legislativas. Desse montante, 513 são projetos de lei ordinárias, 63 são projetos de resolução e cinco são propostas de emenda constitucional. A maioria das proposições teve origem no próprio Poder Legislativo: 94,41% do total (557 proposições). O Poder Executivo contribuiu com 18 proposições, e as demais matérias tiveram origem no Judiciário (9), na Defensoria Pública (1), no Ministério Público (3) e no Tribunal de Contas (2).
No exercício da prerrogativa de fiscalização, o parlamento encaminhou 4.199 proposições de indicações e requerimentos. Desse total, foram aprovados 121 requerimentos e deferidas 66 indicações.
A Alepe também prestou homenagens a personalidades e entidades que se destacaram em suas áreas de atuação. Foram 19 títulos de Cidadão Pernambucano, cinco indicações para obtenção do registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco e dois títulos honoríficos de capital. Ainda segundo o relatório, atualmente, a Casa conta com uma comissão especial em funcionamento (para celebrar o bicentenário da Polícia Militar) e vinte e cinco frentes parlamentares ativas.
O São João que engrandeceu Pernambuco
Por Edmar Lyra
O São João de 2025 confirmou, mais uma vez, o protagonismo de Pernambuco como um dos maiores polos juninos do Brasil. Caruaru, sob a gestão firme e visionária do prefeito Rodrigo Pinheiro, se consolidou como referência nacional. Com uma estrutura moderna, atrações de peso e organização impecável, a cidade manteve sua posição de destaque, rivalizando de igual para igual com Campina Grande na disputa pelo melhor São João do Nordeste.
No sertão, Petrolina mostrou força e evolução. Desde os tempos da gestão de Miguel Coelho, a cidade já dava sinais de que se tornaria um gigante das festividades juninas. Em 2025, sob o comando do prefeito Simão Durando, Petrolina brilhou intensamente, sendo reconhecida regionalmente como um dos três maiores polos juninos do Nordeste. Uma festa grandiosa, que aqueceu a economia local, movimentou o turismo e reforçou o orgulho sertanejo.
Mas o brilho do São João pernambucano não se restringiu às grandes cidades. Carpina, com a jovem prefeita Eduarda Gouveia, promoveu uma festa animada, segura e bem estruturada. Surubim, sob a batuta do prefeito Cléber Chaparral, também se destacou com uma programação diversificada. Arcoverde, com o prefeito Zeca Cavalcanti, teve uma edição histórica que resgatou a força cultural da cidade. Araripina, no Araripe, comandada por Evilásio Mateus, foi outro exemplo de sucesso no interior.
O grande diferencial de Pernambuco neste São João foi a descentralização das festividades. Do litoral ao sertão, os festejos aconteceram de forma democrática, com apoio efetivo do Governo do Estado. A governadora Raquel Lyra teve papel fundamental ao garantir recursos e suporte logístico a diversos municípios, sem distinção partidária. Uma ação republicana que permitiu que as tradições juninas fossem preservadas e amplificadas em todo o território pernambucano.
Com criatividade, investimento e união entre os entes públicos, Pernambuco reafirmou sua identidade cultural e mostrou ao Brasil como se faz um São João de verdade: com música, tradição, segurança e participação popular.
Pernambuco e Garanhuns tem saldo positivo segundo CAGED
Garanhuns, município do Agreste Meridional de Pernambuco, registrou um saldo positivo na geração de empregos no mês de maio de 2025, segundo os dados do Novo Caged.
Raquel Lyra promove mudanças no secretariado de Pernambuco
A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta segunda-feira (30), mudanças no secretariado do Governo de Pernambuco. A secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas) terá como titular Daniel Coelho. Já André Teixeira Filho irá assumir a secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi). As nomeações serão publicadas na edição do Diário Oficial desta terça-feira (1°). Os antigos titulares das pastas seguem em novas funções no Governo do Estado.
Prefeitura de Garanhuns entrega requalificação da Escola João Pessoa, respeitando a história e priorizando o bem-estar dos estudantes
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou à população mais uma importante obra de requalificação na Rede Municipal de Ensino. Desta vez, a Escola Municipal João Pessoa — a mais antiga do município — passou por uma reestruturação, com foco no bem-estar das 113 crianças matriculadas e na preservação da identidade histórica do prédio.
Vereador questiona Contratação de Empresa “Suspeita” para Organizar Concurso em Angelim. Prefeitura se Posiciona
Por Carlos Eugênio
A contratação da Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI) para organizar o Concurso Público da Prefeitura de Angelim, anunciado na semana passada, provocou repercussão no Município. A medida foi criticada pelo vereador Eduardo Correia, o Eduardo de Quiterinha, que questionou a idoneidade da Banca e cobrou mais transparência no Processo.
Em nota o Parlamentar demonstrou preocupação com o histórico da FUNVAPI, que segundo ele “é alvo de investigações e ações do Ministério Público em diversos Municípios”. Para o Vereador Angelinense, “o que mais chama atenção nas investigações contra a FUNVAPI é o padrão repetido de possíveis favorecimentos a familiares de Gestores Públicos que contrataram a Fundação”, destacou Eduardo de Quiterinha.
“Em vários Municípios onde essa Empresa atuou, o que se viu foi parente de Prefeito, de Secretários e de aliados políticos sendo aprovado. Isso levanta uma desconfiança muito grande e, em respeito à população de Angelim, a gente precisa cobrar transparência e imparcialidade nesse processo”, complementou o Vereador.
Entre os municípios citados em denúncias envolvendo a Fundação, segundo o Parlamentar, estão: Passira-PE; São José de Caiana-PB; Novo Santo Antônio-PI e Limoeiro de Anadia, em Alagoas. “Em muitos desses casos, as investigações apontam indícios de direcionamento de vagas, aplicação irregular de provas e até vazamento antecipado de gabaritos”, alertou o vereador Eduardo de Quiterinha.
Ainda de acordo com o Parlamentar, “além dos procedimentos em Órgãos de Controle, há também diversas reclamações registradas por candidatos que participaram de concursos organizados pela Fundação, envolvendo desde classificações suspeitas até ausência de estorno de taxas em certames cancelados”, chamou a atenção o Vereador, que pediu para que a Prefeitura de Angelim “reavalie a contratação da FUNVAPI e busque uma banca com reputação ilibada e sem envolvimento em casos polêmicos”.
“O Concurso precisa ser uma porta de oportunidade justa para todos, e não uma encenação para beneficiar apadrinhados. Não podemos compactuar com isso”, completou o vereador Eduardo de Quiterinha.
A POSIÇÃO DA PREFEITURA DE ANGELIM – Em resposta, a Prefeitura de Angelim emitiu uma Nota Oficial de Repúdio às declarações do vereador Eduardo de Quiterinha. Confira:
“A Prefeitura Municipal de Angelim vem a público manifestar seu total repúdio à manifestação proveniente do Vereador Eduardo de Quinteirinha, veiculada por esse respeitável blog, cujo conteúdo tenta descredibilizar a contratação da banca para a realização, muito em breve, do concurso público no âmbito do município.
Pois bem. Na busca de melhor atender o interesse público, o Município de Angelim, efetuou a contratação da Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI), sucessora da Fundação João do Vale, instituição que possui larga experiência na elaboração de Editais de Concurso Público.
Todos os atos relacionados à aludida avença foram pautados pelos Princípios da Legalidade, Moralidade, Publicidade e, sobretudo, da TRANSPARÊNCIA!
De se ressaltar que a referida instituição já promoveu certames em diversos municípios pernambucanos, como, por exemplo, Feira Nova, Pesqueira, Sanharó, Passira, Surubim, Correntes, Agrestina, Petrolândia, Jurema e, recentemente, Belo Jardim.
Para além disso, todo o procedimento administrativo destinado à contratação da FUNVAPI, bem como o edital e demais documentos indispensáveis à feitura do concurso, serão encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE/PE, para efeito de análise e controle.
Assim, o concurso público será deflagrado com base na mais cristalina lisura, sem que haja qualquer tipo de alegação ou nulidade futura, ensejando segurança para todos os concorrentes.
Portanto, acreditando que a verdade e a transparência sempre irão prevalecer, a Prefeitura Municipal de Angelim fica à inteira disposição de qualquer interessado, inclusive o nobre parlamentar, para sanar dúvidas e apresentar informações sobre o Concurso Público vindouro. Atenciosamente, CARLOS HENRIQUE FIGUEIREDO LOPES LIMA – PREFEITO”.
FUNVAPI – O Blog do Carlos Eugênio enviou reiteradas mensagens a Fundação Vale do Piauí, via WhatsApp e também por E-mail, mas até o momento a FUNVAPI não se posicionou sobre as colocações do vereador Eduardo de Quiterinha. Seguimos a disposição para trazer a versão da Banca Organizadora.
CONCURSO – Com salários que variam entre R$ 1.518,00 e R$ 7.500,00, o Concurso Público da Prefeitura de Angelim terá vagas para candidatos com escolaridade nos níveis fundamental, médio e superior. De acordo com a Prefeitura, o edital completo será divulgado em breve, com todas as informações sobre vagas, inscrições, cronograma e critérios de seleção.
III CONGRESSO DOM EXPEDITO LOPES ACONTECE EM GARANHUNS NO DIA 05 DE JULHO
No próximo sábado, 05 de julho, será realizado em Garanhuns o III Congresso Dom Expedito Lopes. O evento acontecerá das 8h às 19h, no auditório do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, reunindo estudiosos, religiosos e fiéis para um dia de formação, espiritualidade e reflexão sobre a vida e o legado de Dom Expedito Lopes, cuja causa de beatificação está em andamento.
A programação contará com palestras e momentos de oração, destacando a fé, a coragem e o testemunho de Dom Expedito como pastor da Igreja.
Mais informações e inscrições estão disponíveis no Instagram oficial: @confrariadomexpeditolopes. Participe!