quinta-feira, 31 de julho de 2025

Pernambuco recebe certificado internacional de livre de febre aftosa sem vacinação em cerimônia em Brasília

Documento foi entregue aos dirigentes das agências de defesa e fiscalização agropecuária de 22 estados que avançaram para o novo status sanitário


O Estado de Pernambuco recebeu do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA o certificado internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. A entrega foi feita dia 29/07 ao diretor-presidente da Adagro Moshe Dayan Fernandes pelos dirigentes das áreas técnicas de saúde animal do Ministério, marcando o reconhecimento dos esforços realizados pelo Serviço Veterinário Oficial da Agência Estadual. O novo status sanitário para os 22 estados do país foi aprovado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em 29 de maio, durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados Nacionais, realizada em Paris, na França, tornando o Brasil Zona Livre da doença, permitindo confiabilidade no sistema de defesa sanitária nacional e no agronegócio brasileiro, gerando oportunidades comerciais e abertura de novos mercados.  

Para Moshe Dyan Fernandes, “essa certificação é um resultado de todos os servidores, fiscais e ex-presidentes da Agência, dos pecuaristas, associações e federações do Estado de Pernambuco”, comemorou o diretor-presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). 

Anteriormente, os estados de Santa Catarina, Acre, Rondônia, Rio Grande do Sul e parte dos municípios do Amazonas e Mato Grosso já haviam recebido a certificação de zonas livres de aftosa sem vacinação pela OMSA. As novas zonas livres da doença no mundo, com a inclusão de todo o território brasileiro, já foram atualizadas no site da OMSA (mapas 1 e 2).  

Nova etapa da defesa sanitária animal no estado – Após a certificação internacional da OMSA,  o foco da defesa agropecuária de Pernambuco se volta para ações de vigilância e fiscalização do campo, e a participação dos produtores informando os dados agropecuários nas campanhas semestrais de atualização – realizadas nos meses de maio e novembro – são fundamentais para subsidiar a elaboração dos próximos planos anuais de defesa animal da Adagro, contendo ações e metas específicas que visam à segurança sanitária dos rebanhos do estado, conforme as diretrizes do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA.

Fotos: MAPA/Divulgação

Flávia Cavalcanti, assessora de comunicação da Adagro, com informações do Departamento de Saúde Animal/MAPA e assessoria do Estado do Amazonas

Mais informações para a imprensa:

Fones: (81) 3181-4512 – (81) 99488-2990

E-mail: imprensa@adagro.pe.gov.br  / adagro.imprensa@gmail.com

Governadora Raquel Lyra vai inaugurar sistema de abastecimento de água em Henrique Dias ao lado de Pollyanna Abreu em Sertânia

 

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, estará em Sertânia para participar da inauguração do sistema de abastecimento de água do distrito de Henrique Dias. O evento está marcado para às 17h e representa um marco importante para a melhoria da qualidade de vida da população local.

A obra vai beneficiar diretamente os moradores do distrito, garantindo acesso à água de forma regular e segura. A iniciativa é fruto do compromisso com o desenvolvimento de nossa cidade e reforça os investimentos na infraestrutura hídrica do estado.

A presença da Governadora Raquel Lyra simboliza a importância do feito para a região e reforça a parceria entre o Governo do Estado e o município de Sertânia na busca por mais dignidade e bem-estar para a população.

Sanções dos EUA inauguram nova era de confronto com o Brasil

 

Foto: Reprodução

Por Edmar Lyra

As decisões anunciadas nesta quarta-feira (30) pelo governo de Donald Trump marcam um ponto de inflexão nas relações entre Estados Unidos e Brasil. Em um mesmo dia, a Casa Branca impôs um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros e o Departamento do Tesouro aplicou sanções diretas contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky Global. As duas medidas, embora oficialmente tratadas como independentes, são politicamente coordenadas e traduzem o novo alinhamento ideológico da Casa Branca, agora abertamente hostil ao governo Lula e disposto a intervir em assuntos internos de países que considera adversários.

No campo econômico, o aumento das tarifas tem impacto direto em setores estratégicos da economia brasileira, como alimentos, aço e aeronaves. A justificativa formal do governo Trump é a “proteção da indústria americana” contra práticas comerciais consideradas desleais. Mas nos bastidores diplomáticos, a medida é lida como um recado direto ao Planalto. Lula tem se posicionado como defensor da multipolaridade, aproximando-se da China, dos BRICS e de países do Sul Global, além de manter uma postura crítica às políticas ambientais e comerciais dos EUA. A retaliação tarifária não é apenas econômica: é uma demonstração de força e um alerta geopolítico.

Ainda mais simbólica e incendiária foi a sanção aplicada contra Alexandre de Moraes. A acusação do Tesouro norte-americano é de que o ministro violou liberdades civis, perseguiu adversários políticos e feriu os princípios do devido processo legal — tudo com base na Lei Magnitsky, geralmente usada contra figuras ligadas a regimes autoritários. O alvo, neste caso, é um dos principais protagonistas do enfrentamento institucional contra o bolsonarismo no Brasil. Moraes, como relator de inquéritos no STF, determinou a prisão de aliados de Bolsonaro, bloqueou perfis em redes sociais e enfrentou campanhas de desinformação, o que o transformou em símbolo do combate à extrema direita.

O gesto de Trump tem motivações claras. Desde que voltou à presidência em janeiro de 2025, o republicano vem recompensando aliados ideológicos pelo mundo e retaliando quem considera opositor. A relação próxima entre Trump e Jair Bolsonaro — além da pressão de grupos conservadores nos EUA — pesou na decisão de sancionar Moraes. É também um aceno à base trumpista, que vê na ofensiva do Judiciário brasileiro contra o bolsonarismo uma “ditadura judicial disfarçada”.

A reação do governo Lula foi dura. Em pronunciamento, o presidente classificou a sanção como “ataque à soberania nacional” e prometeu reavaliar todos os acordos bilaterais com os EUA. O Itamaraty já iniciou consultas com parceiros do G20 e da ONU, denunciando interferência externa. No Congresso, a oposição comemorou, reforçando o discurso de perseguição e abuso de poder por parte do STF.

As consequências desse episódio serão duradouras. Lula precisará equilibrar a firmeza diplomática com a necessidade de preservar mercados e evitar uma escalada econômica ainda mais grave. As sanções dos EUA, agora sob Trump, revelam que a disputa ideológica internacional está longe do fim — e que o Brasil, com seu cenário interno tensionado, será um dos epicentros dessa nova guerra fria política.

Trump oficializa tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e cita “emergência nacional”



A decisão foi tomada com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, de 1977.

Da CNN – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto executivo que oficializa a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.

No documento, Trump cita que a ordem é justificada por uma “emergência nacional” em razão das políticas e ações “incomuns” e “extraordinárias” do governo brasileiro que, segundo o republicano, prejudicam empresas americanas, os direitos de liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA e a política externa e a economia do país, de modo geral.

Trump também cita como justificativa para a medida o que considera como “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com os motivos considerados acima, a Casa Branca informou que a decisão foi tomada com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, de 1977, que confere ao presidente dos EUA o poder de tomar medidas extremas em tempos de emergência nacional.

“O presidente Trump tem reafirmado consistentemente seu compromisso de defender a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos contra ameaças estrangeiras, inclusive salvaguardando a liberdade de expressão, protegendo empresas americanas de censura coercitiva ilegal e responsabilizando violadores de direitos humanos por seu comportamento ilegal”, diz o documento.

A Casa Branca menciona o uso de decisões monocráticas do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes desde 2019 para “abusar de sua autoridade judicial para ameaçar, atingir e intimidar milhares de opositores políticos”.

Depois dos Certames da Prefeitura e da AMSTT, IGEDUC também organizará o Concurso da AESGA. Instituto foi Contratado via Aditivo

Por Carlos Eugênio


O Instituto IGEDUC será a banca organizadora do Concurso da AESGA, em Garanhuns. O Certame, que ainda não tem data prevista para acontecer, preencherá cargos efetivos para Professor de Ensino Superior e para Auxiliar Administrativo.

O IGEDUC, que também organizou o Concurso da Prefeitura de Garanhuns, realizado no ano passado, foi contratado por meio de um Termo Aditivo ao Contrato firmado junto a Secretaria de Administração.

O Aditivo mantém as mesmas condições do contrato inicial, firmado para atender a Prefeitura e a AMSTT, e prevê planejamento, elaboração e correção das provas, além da logística necessária para execução do processo seletivo.

As vagas a serem ofertadas irão suprir vacâncias provocadas por exonerações, aposentadorias e falecimentos de Servidores Efetivos na AESGA.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Toga não pode protegê-lo, diz secretário de Trump em recado a Moraes

 Anunciada pelo governo Trump nesta quarta, medida bloqueia bens do ministro em território norte-americano, além de vetar sua entrada nos EUA

Por Pedro Pupulim   


Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio (Chip Somodevilla/Getty Images) 

Secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio afirmou, nesta quarta-feira, que a sanção aplicada pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, com base na Lei Magnitsky,  é um aviso àqueles “que atropelam direitos fundamentais de seus compatriotas”.

Segundo o secretário, em recado direto a Moraes, togas judiciais não poderão proteger alvos das sanções norte-americanas. 

“O presidente Donald Trump e a Secretaria do Tesouro dos Estados Unidos sancionaram o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do programa de sanções Global Magnitsky por graves violações de direitos humanos. Que este seja um aviso para aqueles que atropelam os direitos fundamentais de seus compatriotas — as togas judiciais não podem protegê-los”, escreveu Rubio, em publicação nas redes sociais. 

Anunciada pelo governo Trump nesta quarta, a medida, entre outros pontos, bloqueia bens de Moraes que estejam em território norte-americano, além de proibir a entrada do ministro no país. 

Uma cruzada social ampla


O Brasil acumula diagnósticos sobre seus problemas sociais há décadas. Todo cidadão tem algo a dizer sobre política, pobreza, desigualdade. Mas, entre críticas e constatações, o tempo passa, mas os problemas permanecem. Em pleno século XXI, o país ainda convive com dados alarmantes: cerca de 100 milhões de brasileiros vivem sem acesso a saneamento básico; 33 milhões não têm água potável; quase 11 milhões são analfabetos; e 6 milhões nem sequer têm banheiro em casa. Existem muitos outros milhões sem outras condições sociais básicas.

Enquanto isso, governos divulgam pesquisas que apontam avanços, embora grande parte desses resultados seja fruto de processos naturais de modernização e não de ações coordenadas ou políticas públicas efetivas. Os ganhos estruturais são lentos, fragmentados e, muitas vezes, ficam concentrados em determinados grupos privilegiados.

É nesse cenário que se propõe uma iniciativa incomum de uma cruzada nacional, com prazo, estrutura e envolvimento efetivo da sociedade. Mas deveria ser uma tomada de posição muito séria e não como ocorreu até hoje, mais como propaganda para garantir a reeleição de governos do que para solucionar os problemas de fato.

O ponto de partida deve vir da imprensa. Cada grande órgão de comunicação, jornal, revista, emissora de rádio e TV, deve assumir, com seriedade e responsabilidade, um único problema social e liderar sua abordagem. A ideia é que cada veículo escolha uma causa, investigue suas raízes, aponte de onde os governos cortem gastos para investir nesses projetos, proponha soluções práticas e acompanhe a implementação de cada etapa. Um jornal pode adotar o combate ao analfabetismo. Uma revista pode se dedicar ao saneamento básico. Uma rede de rádio pode tratar do acesso à água potável e assim sucessivamente, até por veículos de comunicação menores, abordando problemas menos graves.

O compromisso deve ser público, técnico e imparcial. E o prazo, definido. As propostas precisam ser apresentadas com metas claras e mecanismos de acompanhamento e o prazo pode ser de até uma, duas décadas. Essa ação articulada pode ser o primeiro passo para engajar sindicatos, igrejas, ONGs, associações e a própria população em torno de um pacto coletivo por melhorias reais.

Mas é importante lembrar que não haverá avanço estrutural sem escolhas difíceis. O Congresso Nacional precisará reduzir as regalias. Os governos terão que otimizar seus gastos. E os recursos públicos devem, de fato, ser redirecionados para as áreas essenciais da infraestrutura social, com foco em saneamento, educação básica de qualidade e acesso à água.

A transformação do país exige além de vontade política. Exige organização, prioridade nos investimentos e participação ativa da população. Não se trata de utopia, mas de compromisso com o básico. O tempo da análise já passou. É hora de ação.

Pedro Cardoso da Costa
Interlagos-SP

Pernambuco celebra 40ª edição da Rodada de Negócios da Moda (RNMP)

 Expectativa é de que 35 milhões sejam movimentados na edição que será a maior da história em número de expositores


A cidade de Caruaru será novamente palco de um dos eventos mais relevantes para o setor de moda do Nordeste. Nos dias 04, 05 e 06 de agosto de 2025, o Polo Caruaru recebe a 40ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco (RNMP), realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e pelo Sebrae-PE. Há 40 edições, o projeto movimenta a economia local, impulsiona marcas e fortalece a imagem do estado como polo estratégico da moda brasileira.

O evento, que reúne centenas de lojistas, fabricantes e compradores de todo o país, contará com 200 empresas expositoras dos estados de Pernambuco, Goiás, Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Ceará e Minas Gerais. Nesta edição, serão apresentados os lançamentos Primavera/Verão 2025/2026, que estarão nas vitrines do comércio brasileiro ainda no segundo semestre do ano.

O presidente da Acic, Cláuston Pacas, destaca a importância da iniciativa que há duas décadas qualifica, fortalece e impulsiona o Polo de Confecções de Pernambuco, juntamente com parceiros e patrocinadores estratégicos. “Duas vezes por ano, os expositores participam de um evento voltado à comercialização, que garante pedidos entre edições e movimenta toda a cadeia da moda nacional. A Associação viabiliza a vinda de compradores de diversas regiões do Brasil, arcando com as despesas, um diferencial do modelo implementado pela Acic na região”.

Para o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, ao longo de seus 20 anos, a Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco tem sido um importante instrumento de transformação para as indústrias de confecções do território, funcionando como um acesso das marcas pernambucanas ao varejo e atacado nacional. “São duas décadas de contribuição para que tenhamos um Polo de Confecções cada vez mais reconhecido pela sua qualidade e diversidade de produtos, e o Sebrae se orgulha disso. Na 40ª RNMP, a instituição apoiará 100 pequenos negócios, subsidiando a participação deles no evento”, ressalta.

Conexões que geram resultados
A RNMP é uma iniciativa reconhecida nacionalmente por promover encontros comerciais que resultam em milhões de reais em negócios por edição, fortalecendo não apenas grandes marcas, mas também micro e pequenas empresas.

Nesta 40ª edição, uma série de ativações especiais celebrará as duas décadas de história do evento, como a Linha do Tempo, que contará os principais marcos dessa trajetória de sucesso. Também estão previstas homenagens a expositores e compradores que ajudaram a consolidar a Rodada como referência nacional no setor de moda.

Participação nacional com realização em Pernambuco
Mais do que uma feira de moda, a RNMP é uma vitrine da criatividade, inovação e força produtiva de Pernambuco. Mas, sua importância ultrapassa as fronteiras do estado.

Apesar de ser realizada em Caruaru, a Rodada se consolidou como evento nacional, integrando o calendário de compras de lojistas de todo o Brasil. Isso faz com que indústrias de outros estados também participem como expositoras, promovendo suas coleções e ampliando mercados.

Além das confecções e acessórios, o evento também abre espaço para fornecedores de soluções e serviços para a indústria da moda, promovendo conexões em toda a cadeia produtiva.

InoveTex
O InoveTex, por exemplo, é um espaço dedicado aos fornecedores da cadeia têxtil, que podem apresentar ao público credenciado novidades em fios, tecidos, aviamentos, tecnologia e soluções financeiras.

O espaço é uma oportunidade estratégica para expandir negócios e alcançar novos mercados, aproveitando o fluxo segmentado de visitantes do evento.

Pernambuco que Cresce
A Rodada também se destaca por incentivar a entrada de novas marcas no mercado nacional. O espaço Pernambuco que Cresce é uma iniciativa voltada exclusivamente para micro e pequenas empresas que estão em fase de estruturação, fortalecimento ou expansão no setor da moda.

Criado na 25ª edição da RNMP, o projeto funciona como porta de entrada para a participação tradicional no evento. As empresas são organizadas por segmento e expõem seus produtos em estandes compactos e acessíveis, adequados ao porte do negócio.

Mais informações sobre a 40ª RNMP podem ser obtidas no site oficial: www.rnmp.com.br

SERVIÇO
 40ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco – RNMP
 📍 Polo Caruaru – Caruaru, PE
 📅 04, 05 e 06 de agosto de 2025
 🎯 Moda Primavera/Verão 2025/2026

Xamã, Luedji Luna, Roberta Miranda, Hungria: Festival Pernambuco Meu País aporta em Buíque com mais de 100 ações culturais gratuitas

Segunda parada da edição 2025 do evento celebra a cultura pernambucana e brasileira com shows de Roberta Miranda, Silva, Luedji Luna, Hungria e Xamã, além de ações de circo, dança, literatura, gastronomia, moda, culturas populares e atividades formativas

Foto: Ruth Luna

Buíque será o grande palco da cultura pernambucana a partir desta quinta-feira (31), quando a cidade recebe a segunda parada do Festival Pernambuco Meu País (PEMP). O festival é  uma realização do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundarpe. Ao longo de quatro dias de intensa programação, de 31 de julho a 3 de agosto, o município do Agreste vai respirar arte, criatividade e tradições populares, reunindo mais de 100 ações culturais em diversos pontos da cidade e também no Vale do Catimbau.

A abertura da programação começa com festa: na quinta-feira (31), a Trupe Pernambuco Meu País, que foi sucesso na sua estreia sexta passada em Salgueiro, toma as ruas do centro de Buíque com um arrastão cultural para aquecer o clima e anunciar a chegada do festival. Orí Cia. de Dança, Trupe Vivarte Pernaltas da Trupe (ASSARTIC), Charlene dos Santos e Guilherme Milleron integram essa grande celebração à diversidade cultural do PEMP junto ao Som na Rural. A concentração será na Praça Jonas Camelo, a partir das 16h30. No mesmo dia, também iniciam as atividades do Forma PE, núcleo formativo do festival voltado à profissionalização de artistas e fazedores de cultura, com oficinas gratuitas no ETE Jornalista Cyl Gallindo.

“Chegar a Buíque, pelo segundo ano consecutivo, com essa diversidade de ações mostra a potência da cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico. Estamos falando de arte, mas também de geração de renda, acesso a direitos, valorização das raízes e estímulo à criatividade”, destaca a secretária de Cultura, Cacau de Paula.

Com 88% das contratações realizadas via edital público e mais de 90% dos artistas oriundos de Pernambuco, o festival reafirma seu papel como política pública de fomento à cultura e valorização da economia criativa. Ao todo, serão mais de 15 polos de programação em Buíque, contemplando linguagens como música, teatro, dança, audiovisual, artes visuais, gastronomia, literatura, moda, circo e culturas populares.

Para a presidente da Fundarpe, Renata Borba, o evento ressalta o compromisso da atual gestão com a democratização da cultura em todo o Estado. “O Festival Pernambuco Meu País já se consolidou como uma ferramenta de descentralização cultural, facilitando o acesso para as populações do Agreste e do Sertão. Em cada município, temos uma programação que dialoga com o território e com as vocações locais, ampliando o alcance da arte e fortalecendo a economia criativa, mas também trazendo artistas nacionais e espetáculos de outras cidades.

Palco Pernambuco Meu País e outros pólos - Entre os destaques da programação musical, o palco Pernambuco Meu País, instalado no Pátio de Eventos, será aberto na sexta-feira (1º) com o espetáculo de música de dança "Pernambuco Meu País", que ecoa os legados dos homenageados desta edição, Manoel Eudócio, Severina do Coco e Mestre Salustiano. Em seguida, acontecem os shows de Antúlio Madureira, Banda de Pau e Corda, Mano Walter e Roberta Miranda. No sábado (2), o palco recebe nomes como Silva e Luedji Luna, além de Rogéria Dera, Sofia Freire e o Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda. Já no domingo (3), sobem ao palco Barbarize, Jéssica Caitano, Hungria e Xamã, além da participação do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, patrimônio vivo de Pernambuco.

Entre outros polos de destaque, estão o País do Cinema, com oficinas, intervenções e mostras no ETE Jornalista Cyl Galindo; o País das Brincadeiras, voltado ao público infantil; o País das Culturas Populares, com expressões como coco, afoxé, pastoril e maracatu; o País da Música Instrumental, com apresentações na Paróquia São Félix de Cantalice; e o Pernambuco Meu País Descentralizado, que levará atividades ao Vale do Catimbau, com oficinas de gastronomia, apresentações musicais e vivências com a Cooperativa de Mulheres do Catimbau.

As ações formativas continuam com oficinas e rodas de conversa do Forma PE e do Fórum Cadeia Produtiva da Cultura, que em Buíque terá como tema a gastronomia e contará com a participação de representantes Kapinawá e da Secretaria Executiva de Sustentabilidade.

O festival também promove serviços e atendimentos à população através do Rede PE, com ações do Funcultura, Detran, Secretaria da Mulher, AGE, SEDEPE e Secretaria de Desenvolvimento Agrário. A ideia é aproximar o público das políticas públicas estaduais, oferecendo orientação sobre crédito, capacitação profissional, cidadania e acesso a editais de cultura.

Confira a programação completa:

Palco Pernambuco Meu País | Pátio de Eventos

Sexta-feira, 1°/8
18h30 - Espetáculo Pernambuco Meu País
19h20 - Antúlio Madureira
20h50 - Banda de Pau e Corda
22h40 - Mano Walter
00h30 - Roberta Miranda
Som na Rural e DJ Anunnak (nos intervalos)

Sábado, 2/8
18h30 - Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda
19h20 - Rogéria Dera
20h50 - Sofia Freire
22h40 - Silva
00h30 - Luedji Luna
Som na Rural e DJ Spider (nos intervalos)

Domingo, 3/8
17h30 - Samba de Coco Raízes de Arcoverde
18h20 - Barbarize
19h50 - Jéssica Caitano
21h40 - Hungria
23h30 - Xamã
Som na Rural e DJ Tiger (nos intervalos)

País das Brincadeiras |Praça Major França

Sexta-feira, 1°/8
14h | Nessa Mala Tem História: O Cordel Para Crianças Ganha o Mundo
15h | Espetáculo Show da Percha
17h| Espetáculo Respeitável Público

Sábado, 2/8
14h | Baú de Contos e Canções.
15h | Espetáculo Frevo na Ponta do Nariz
17h | Espetáculo Trupeçando - A Trupe de um Homem Só(L)

Domingo, 3/8
14h | Espetáculo A Vaca Minuciosa
15h | Espetáculo Canções Cancionetas e Caçarolas
17h | Espetáculo Riso Interior

País do Cinema | ETE Jornalista Cyl Galindo

Sexta-feira, 1°/8
10h | Atividade Formativa Outros Sertões e o minuto, com Mila Nascimento
14h | Mostra Outros Sertões, com Mila Nascimento
15h | Intervenção de audiovisual Casinha de Mureta, com Leonardo Lemos
15h30 | Intervenção de audiovisual Entre o Mar e o Sertão, com Elle Moon
16h | Debate

Sábado, 2/8
14h | Filme ô Celina ô Celina - Biu Neguinho
14h30 | Intervenção de audiovisual Carniceiros, com Wllyssys Wolfgang
15h | Puruã - Mostra de Cinema Indígena, com Gabriela Monteiro
16h | Debate

País das Conexões Urbanas | Praça Major França

Sexta-feira, 1°/8
16h | Espetáculo Plataforma Beira
18h | Espetáculo Tempo Temporão

Sábado, 2/8
16h | Espetáculo Compassos Cia de Dança
18h | Espetáculo Pelo Avesso

Domingo, 3/8
16h | Espetáculo Dos Terreiros ao Palco
18h | Espetáculo Pavão Misterioso

País das Conexões Visuais | Praça Major França
1º a 3/8
Exposição Procura-se Catita
Exposição Que Brincadeira é Essa?

País da Cultura Alimentar
Cooperativa Mulheres do Catimbau
Domingo, 3/8
10h | Vivência imersiva na Comunidade Quilombola Mundo

País das Culturas Populares
Praça Major França

Sexta-feira, 1°/8
15h | Quadrilha Matuta Raio de Luz
16h | Grupo de Matrizes Africanas Obá Aiye
17h | Mestre Alberone Rabequeiro

Sábado, 2/8
15h | Marcos do PÍfano
16h | Orquestra Iorubás de Pernambuco
17h | Mestres do Coco Pernambucano

Domingo, 3/8
15h | Pastoril Estrela Celeste
16h | Afoxé Yá Omi Ogunté
17h | A Cocada

País Matrizes do Forró
Feira Livre
Sexta-feira, 1°/8
10h | Banda de Pífano Fulni-ô
11h20 | Severino dos 8 Baixos
12h40 | As Fulô

Sábado, 2/8
10h | Banda de Pife e Zabumba São Sebastião
11h20 | Aécio dos 8 Baixos
12h40 | Banda Fole de Ouro

Domingo, 3/8
10h | Banda de Pífanos Riacho do Meio
11h20 | Truvinca dos 8 Baixos
12h40 | Socorro & Mazé e Banda

País da Música
Praça Major França

Sexta-feira, 1°/8
18h | Edún Ará Sangô
19h20 | Maeve

Sábado, 2/8
18h | Sertão Seresteiro
19h20 | Brennda Ferreira

Domingo, 3/8
18h | Zeh Lucas
19h20 | Joanatan Richard

País da Música Instrumental
Paróquia São Félix de Cantalice

Sábado, 2/8
20h | Quarteto Pernambucano de Flautas

Domingo, 3/8
20h | Quinteto Camará Instrumental

Pernambuco Meu País Descentralizado
Vale do Catimbau

Sexta-feira, 1°/8
14h | Semente Crioula: Plantando História, Alimentando o Futuro

Sábado, 2/8
10h | Bora Fementar
14h | Oficina de Panificação - Quintais Produtivos
19h | Coco Santiago
20h | Valdi Afonjah
21h20 | João Marlevou

Domingo, 3/8
19h | Encantaria
20h | Paulo Matricó
21h20 | Gean Ramos

Cortejo Brincantes
Sexta-feira, 1°/8
Bloco Caravana Andaluza do Engenho Abreus
Caboclinho Canidé
Caretas de Triunfo - Treca Alto Astral
Clube de Boneco Seu Malaquias
Escola de Samba Galeria do Ritmo
Maracatu Carneiro Manso
Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu
Urso da Rua do Sapo

País da Economia Criativa
Praça Major França, a partir das 14h

1º a 3/8
Comercialização de produtos de artesanato e gastronomia

Forma PE (inscrição na bio do instagram @festivalpernambucomeupaís)
ETE Jornalista Cyl Gallindo

31/07 a 1º/08 | 14h às 17h - Produção e Gestão Cultural, com Gabriel Lisboa | 20 vagas
A atividade é voltada para artistas e fazedores de cultura que desejam elaborar seus próprios projetos e acessar recursos por meio de editais e conta uma consultoria individual por participante.

1º/08 | 14h às 17h - Portfólio, Currículo e Release - Comprovações da Trajetória, com Fábio Cavalcante e Giovanna Teles | 20 vagas
A formação tem como objetivo orientar artistas, produtores e agentes culturais na organização e apresentação profissional de suas trajetórias por meio da elaboração de portfólio, currículo artístico e release. A partir de exemplos práticos, serão abordadas as principais ferramentas e estratégias para sistematizar experiências, comprovações e produções culturais, com foco em editais, premiações e oportunidades no setor.

Fórum Cadeia Produtiva da Cultura, da Criação ao Mercado
Vale do Catimbau - Salão Paroquial  

2/8 | 14h - Fórum Cadeia Produtiva da Cultura, da Criação ao Mercado: Gastronomia - Niwá Kapinawá; Vanda Kapinawá; Wilka Roseane de Araújo; Equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) - Fernanda Rocha, Sérgio de Azevedo, Ana Paula Moraes
A programação valoriza experiências que mostram como os quintais, enquanto espaços simbólicos e produtivos, se tornam territórios de resistência cultural, preservação ambiental e inovação social. A proposta é fortalecer redes locais e regionais que atuam com agricultura urbana e periurbana, culinária ancestral, fitoterapia, economia circular e educação ambiental, evidenciando o potencial cultural e econômico desses saberes. O evento reúne agricultores e agricultoras, mestres e mestras da cultura alimentar, gestores públicos, pesquisadores, empreendedores sociais e agentes culturais para construir caminhos conjuntos de desenvolvimento sustentável com base no conhecimento tradicional e comunitário.

Rede PE
Funcultura
Escola Municipal Antônio de Barros Sampaio
2/8 | 14h às 18h - Tira dúvidas sobre prestação de contas e cadastro do CPC (Cadastro de Produtor Cultural)
2/8 | 16h às 18h - Oficinas sobre construção de projetos e inscrição em editais estaduais
A iniciativa conecta quem faz cultura às ferramentas técnicas necessárias para acessar os editais e estruturar projetos com qualidade. Ideal para artistas, produtores e agentes culturais.

Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE)
Salão do Empreendedor de Buíque  - Secretaria de Agricultura
Praça Nano Camelo, 97 - Centro
30 e 31/7 | 9h às 12h -  Crédito facilitado com a AGE
Atendimento individualizado para análise e procedimentos para concessão de microcrédito com condições facilitadas; orientações sobre regularização de eventuais pendências, visando o acesso às linhas de crédito

Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE)
Salão do Empreendedor de Buíque  - Secretaria de Agricultura
Praça Nano Camelo, 97 - Centro
30 e 31/7 | 9h às 12h - Ações de desenvolvimento profissional: orientação para elaboração e melhoria de currículos; divulgação e inscrição em cursos do programa Qualifica PE (Qualifica Trabalho e Qualifica Empreendedor); intermediação de mão de obra e encaminhamento para vagas de emprego; cadastro e atualização no sistema IMO; orientações para empreendedores e formalização de negócios.

Detran/PE
ETE Silvio Galdino
1º a 3/8 | 16h - Caminhão Itinerante, com atendimento ao cidadão
1º a 3/8 | 16h - Caminhão Simulador


--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

PSB sofre derrota e TJPE garante contrato de publicidade de Raquel



Por Ricardo Antunes

Da Redação do Blog — O desembargador Fernando Cerqueira, do TJPE, derrubou a decisão do Tribunal de Contas (TCE) que tinha travado o principal contrato de publicidade do governo Raquel Lyra. O pedido que originou a suspensão partiu de Pedro Neves — assessor do deputado do PSB Rodrigo Farias, advogado de políticos aliados ao partido e primo legítimo do conselheiro Carlos Neves, que votou no caso quando presidia o TCE interinamente.

A ação tramitou num piscar de olhos: a representação foi protocolada no dia 4 de junho e já no dia 19 havia decisão cautelar travando tudo. O curioso é que Pedro Neves nem representava empresa ou entidade. Só que agora a Justiça reverteu o cenário e impôs uma derrota ao PSB do prefeito João Campos.

O TJPE se baseou no parecer do Ministério Público de Contas, que apontou a falta de provas de dano ao erário. Segundo o desembargador, nem o próprio setor técnico do TCE indicou prejuízo. Com isso, o contrato com a E3 Comunicação está liberado para execução total.

A decisão expõe o jogo de bastidores no TCE, onde parentes e aliados do PSB atuaram em bloco para atingir a gestão estadual. Agora, o governo Raquel respira aliviado — e os contratos voltam a rodar.
Matéria relacionada:

Ao lado de petistas, Raquel fortalece pauta rural pela 2ª vez

Dio Blog Cenário
Foto: Yacy Ribeiro

A governadora Raquel Lyra atendeu, nesta terça-feira (29), participantes do 8º Grito da Terra Pernambuco, realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado (Fetape), em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STRs) e com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Estado (Fetaepe).

Segundo a organização, o ato contou com cerca de dois mil trabalhadores rurais da Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. Uma comissão levou as reivindicações do grupo à governadora, que as ouviu e garantiu que serão trabalhadas no âmbito da gestão estadual, dando um importante passo em direção à justiça social e à sustentabilidade no campo e na cidade. A reunião aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, com a presença do deputado federal Carlos Veras e do estadual Doriel Barros, respectivamente presidente e ex-presidente do PT em Pernambuco. Eles estiveram com a governadora na última quinta (24), também para tratar sobre os

“Nós teremos uma agenda de diálogo permanente com a mulher e o homem do campo, e quero desde já agradecer a confiança de todos os que participaram desse ato. Eu não tenho dúvida nenhuma que no nosso governo há total disposição para o trabalho em todas as frentes aqui apresentadas, o que inclusive já temos conseguido fazer, mas vamos buscar fazer de forma mais integrada. Estamos juntos, pois queremos que o trabalhador rural possa viver e incrementar a sua renda. Contem conosco em todas as pautas aqui colocadas”, observou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, a reunião foi muito importante porque diversas pautas de interesse dos agricultores familiares pernambucanos puderam ser discutidas. “Algumas dessas pautas foram a regularização fundiária e o crédito fundiário, que continuarão a ser amplamente priorizados pelo Governo do Estado. Tratou-se também da expansão do programa CNH Rural, do apoio técnico e da assistência técnica para o Programa Minha Casa, Minha Vida Rural. Ou seja, o Governo de Pernambuco, mais uma vez, reforça seu compromisso com a agricultura familiar”, pontuou o secretário.

Para cada uma das reivindicações levadas pelos participantes do Grito da Terra Pernambuco, a governadora apresentou políticas públicas que estão em curso sobre os temas e também assumiu novos compromissos com a população rural. No eixo de mudanças climáticas e agroecologia, por exemplo, Raquel pontuou que o Estado agora é pioneiro nacional na regulamentação dos parques eólicos, com a exigência de estudos de impacto na vizinhança para que possam ser instalados.

No fomento à agricultura familiar, a governadora de Pernambuco destacou que, desde 2023, foram investidos cerca de R$ 51 milhões na requalificação de estradas vicinais no Estado, para que os trabalhadores rurais possam escoar sua produção em segurança. Quanto ao acesso à terra e à regularização fundiária, a gestora comentou que o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) já entregou cerca de 5 mil títulos de propriedade na sua gestão e que, em breve, o Estado alcançará a marca de 10 mil títulos entregues.

Nas políticas sociais para o campo, a dirigente do Estado ressaltou que, recentemente, o Estado ampliou o Programa Leite para Todos para 100% dos municípios de Pernambuco, que hoje detém a maior bacia leiteira do Nordeste. Também salientou que a Agência Estadual de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) fez a maior contratação de funcionários da sua história, com 158 servidores de nível médio e superior nomeados.

“Saímos daqui muito esperançosos de que nós, por meio das nossas federações, iremos em frente com essas demandas. Avançar na pauta do assalariado rural e da agricultura familiar é avançar na questão da geração de emprego e renda e também da soberania alimentar”, avaliou o deputado federal Carlos Veras.

“Foi uma agenda importante, e há um compromisso da governadora Raquel Lyra e dos seus secretários para que todas essas reivindicações possam realmente ser implementadas. Nós saímos daqui esperançosos e confiantes de que essas ações serão efetivadas pela gestão estadual”, completou o deputado estadual Doriel Barros.

Também participou da reunião o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.

PROSAR
Durante a reunião, a governadora também anunciou que assinou nesta terça-feira o contrato do Programa de Saneamento Rural de Pernambuco (PROSAR-PE). A iniciativa prevê um investimento de US$ 90 milhões (que será aplicado ao longo dos próximos sete anos), assegurado pelo Banco Mundial, para a expansão dos sistemas de abastecimento de água simplificados no Estado e implantação de soluções de esgotamento sanitário em regiões com grande escassez hídrica de pelo menos 106 municípios. Nos próximos dias, a União e o próprio banco devem assinar o contrato para que o governo estadual tenha acesso aos recursos.

Governo de Pernambuco anuncia embutimento da fiação elétrica no Bairro do Recife com investimento de mais de R$ 300 milhões

 

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta terça-feira (29), um investimento de mais de R$ 300 milhões para o embutimento da fiação elétrica do Bairro do Recife. Realizada em parceria com a Neoenergia, a intervenção da primeira etapa do projeto, no valor de R$ 185 milhões, vai contemplar 46% da rede elétrica da Ilha do Recife, com o embutimento de 43 quilômetros de cabos, cinco câmaras de manobra e a modernização da rede que atende cerca de 1.150 unidades consumidoras. O projeto inicial abrangerá pontos de alto valor histórico, cultural e turístico, como o Marco Zero, o Cais da Alfândega e a Praça do Arsenal.

“Hoje é um dia histórico para o Recife. Acabamos de anunciar a autorização para que a Neoenergia contrate uma empresa responsável pelo embutimento de toda a fiação do Bairro do Recife. Com essa iniciativa, garantimos mais beleza para o bairro, mais segurança no fornecimento de energia e a melhoria na qualidade dos serviços de internet, algo essencial para o Porto Digital, que está no coração do centro. Estamos criando um grupo de trabalho para que os interessados possam participar da organização do plano operacional, garantindo que essa entrega aconteça o mais rápido possível”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A eliminação da fiação aérea moderniza a paisagem urbana e contribui com a preservação do patrimônio histórico e a valorização do potencial turístico e econômico da região. Essa primeira etapa abre caminho para a expansão do embutimento da rede em toda a ilha do Bairro do Recife.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, enfatizou que este é um projeto emblemático. “Do ponto de vista do setor produtivo, das instituições que estão aqui no Bairro do Recife, principalmente das empresas do Porto Digital, a gente traz mais segurança elétrica, além de ter um fornecimento mais protegido, porque os fios vão estar subterrâneos”, pontuou o titular da pasta.

A obra faz parte de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Neoenergia. A implementação do projeto deve contar com esforços combinados de outros atores, a exemplo do município e das empresas de telecomunicações que atualmente também utilizam os postes elétricos para sua rede de comunicação.

“É um projeto que exige a colaboração de diversos agentes, desde as empresas de telefonia até o poder público. A proposta é embutir toda a fiação que hoje está exposta, utilizando calhas subterrâneas e um projeto de engenharia estruturado”, detalhou o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.

*INVESTIMENTOS* – O Governo de Pernambuco vem intensificando os investimentos na requalificação do centro do Recife, com ações que somam dezenas de milhões de reais voltadas à preservação do patrimônio, habitação social, cultura e educação.

Entre os destaques, estão a restauração de espaços emblemáticos, como o Cinema São Luiz, o Museu do Trem, o Liceu de Artes e Ofícios e a Igreja Matriz de Santo Antônio, além da destinação de imóveis como o antigo prédio do INSS e o terreno da antiga Vice-Governadoria para projetos de habitação popular. Também estão em andamento obras estruturantes, como a reforma do Ginásio Pernambucano e a requalificação da antiga Fábrica Tacaruna, que abrigarão novos centros de ensino técnico. As iniciativas reforçam o compromisso do Estado com a revitalização urbana e a valorização do centro histórico da capital.

Também participaram do encontro os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação); a presidente da Fundarpe, Renata Borba; além de representantes da Neoenergia.

Polo UAB Garanhuns e UFRPE oferecem 20 vagas de cursos de especialização


O Polo UAB Garanhuns abriu nesta semana inscrições para o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A inscrição pode ser feita até o dia 15 de agosto, de forma online.

O edital Nº 24/2025 está disponível ead.ufrpe.br. O objetivo do curso é formar professores das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, de Matemática e de Pedagogia para atuarem de forma contextualizada e interdisciplinar nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica. Os profissionais podem estar em exercício ou não da docência.

O curso é semipresencial, com as aulas e avaliações sendo realizadas presencialmente aos sábados no Polo UAB Garanhuns, localizado no Colégio Padre Agobar Valença.O resultado preliminar tem previsão de ser divulgado no dia 25 de agosto.

Com Atraso de 15 Meses, Obras do Museu do FIG sofrem nova Prorrogação no Prazo de Entrega. Com Aditivos, serviços vão custar quase R$ 2,4 Milhões

Por Carlos Eugênio


Durante a visita do Prefeito do Recife, João Campos (PSB), a Garanhuns no último dia 18, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) apresentou as obras do Museu do FIG, cuja denominação será uma homenagem ao Ex-governador Eduardo Campos, pai de futuro candidato a Governador de Pernambuco.

“Vai ficar belíssimo aqui, pra mostrar esse patrimônio de Pernambuco que é o Festival de Inverno de Garanhuns”, ressaltou João, durante a visita, destacando a importância do equipamento e feliz pela homenagem a memória de Eduardo, falecido em agosto de 2014.

Previstas inicialmente para serem entregues em abril de 2024, as obras de reforma do antigo Fórum, área doada pelo Governo do Estado e que sediará o Museu, foram prorrogadas três vezes.

O último Termo Aditivo, publicado no Diário Oficial dos Municípios de 11 de julho, prevê a prorrogação do prazo contratual por quatro meses, a contar de 10 de abril passado. Agora as obras estão previstas para serem entregues no próximo mês de agosto.

O atraso de 15 meses, deu-se, segundo a Prefeitura de Garanhuns, ao não cumprimento do cronograma físico financeiro da obra pela Construtora.

O Museu do FIG foi orçado inicialmente em R$ 2.011,928,72, mas recebeu um acréscimo de cerca de 19% (R$ 371.967,04), em outubro de 2024, passando a ter um valor de quase dois milhões e quatrocentos mil reais (R$ 2.383.895,76).