sábado, 31 de outubro de 2020

PANDEMIA: Dez capitais apresentam sinais de crescimento de Covid-19, diz Fiocruz

Por: Douglas Corrêa 

Por: Agência Brasil

O boletim InfoGripe, divulgado semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),  mostra que dez capitais brasileiras apresentam sinal de crescimento moderado, probabilidade maior que 75%, ou forte, probabilidade maior que 95% na tendência de longo prazo (seis semanas) de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de Covid-19. 

Os casos notificados e óbitos no país apresentam ocorrência muito alta, segundo o boletim. O coordenador do InfoGripe, pesquisador Marcelo Gomes, observou que 20 das 27 capitais apresentam sinal de estabilidade ou crescimento na tendência de longo prazo.

Capitais

Em Aracaju, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió  e Salvador há sinal forte de crescimento no longo prazo. Nas capitais, Belém, São Luís  e São Paulo, observa-se sinal moderado de crescimento do número de infectados para a tendência de longo prazo, acompanhado de sinal de estabilização na tendência de curto prazo.

As capitais, Belém, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Salvador e São Luís já completam ao menos um mês com manutenção do sinal de crescimento na tendência de longo prazo em todas as semanas.

Já a capital paulista apresenta sinal de crescimento a longo prazo pela primeira vez desde o início do processo de queda, embora já venha dando sinais de possível interrupção da tendência de queda. Porto Alegre apresentou sinal de estabilização tanto na tendência de curto quanto de longo prazo.

Marcelo Gomes destacou a necessidade de cautela em relação às próximas semanas, especialmente em relação a eventuais avanços nas ações de flexibilização das medidas para diminuição do contágio na capital gaúcha.

Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, não confirmou sinal de estabilização na tendência de longo prazo, retornando ao sinal de queda nesse indicador. Segundo o coordenador do InfoGripe, embora a tendência de curto prazo tenha mantido sinal de estabilização, ainda é preciso cautela em relação a ações de flexibilização.

“Como já relatado em boletins anteriores, identificamos diferença significativa entre as notificações de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no estado do Mato Grosso registradas no sistema nacional Sivep-Gripe e os registros apresentados no sistema próprio do estado. Tal diferença se manteve até a presente atualização”, avaliou Marcelo Gomes.

Macrorregiões

Em 12 das 27 unidades federativas observa-se tendência de longo prazo com sinal de queda ou estabilização em todas as respectivas macrorregiões de saúde. Nos demais 15 estados, Amapá, Pará e Tocantins (Norte), Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, e Sergipe (Nordeste), Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (Sudeste), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Sul), e Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste) há ao menos uma macrorregião estadual com tendência de curto e/ou longo prazo com sinal moderado ou forte de crescimento.

Dados
A análise  refere-se à semana epidemiológica de 18 a 24 de outubro e tem com base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 27 deste mês.

Edição: Aline Leal

CORONAVAC: Bolsonaro rebate Mourão sobre compra de vacina chinesa: "A caneta Bic é minha"

 

Por: Augusto Fernandes 

Por: Correio Braziliense

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro voltou a se colocar contra a aquisição de doses da Coronavac, vacina contra a covid-19 em desenvolvimento pelo Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac, e disse nesta sexta-feira (30/10) que a palavra final sobre o assunto cabe a ele.

"A caneta Bic é minha", afirmou o mandatário, ao portal R7. A declaração dele é uma resposta ao que foi dito mais cedo nesta sexta pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, de que o governo federal vai ajudar na compra da Coronavac.

Em entrevista à revista Veja, o general reconheceu que Bolsonaro está reticente em usar recursos da União para adquirir doses da vacina por conta da "briga política" que ele tem com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Mesmo assim, Mourão afirmou que o Executivo não deixaria de contrbuir para a compra do imunizante.

"Essa questão da vacina é briga política com o Doria. O governo vai comprar a vacina, lógico que vai. Já colocamos os recursos no Butantan para produzir essa vacina. O governo não vai fugir disso aí", garantiu Mourão.

Bolsonaro x Doria

Na última semana, Bolsonaro desautorizou um acordo entre o Butantan, que é vinculado ao Governo de São Paulo, e o Ministério da Saúde que garantiria a compra de 46 milhões de doses da Coronavac menos de 24 horas depois de o documento ter sido assinado.

Desde então, o presidente tem dito que a sua gestão não vai colocar dinheiro em uma vacina que ainda não tem comprovação científica e alertado Doria para "procurar outro" que pague pelo imunizante.

O presidente e o governador paulista também estão em atrito por conta da aplicação da vacina. Enquanto Bolsonaro defende que os brasileiros não devem ser obrigados a se imunizarem, Doria é a favor de que a futura resposta contra o novo coronavírus seja aplicada de forma compulsória.

No início da tarde desta sexta, por exemplo, Bolsonaro comentou com apoiadores que Doria está se transformando em um "autoritário" por conta da sua postura.

"Está acabando a pandemia (no Brasil). Acho que (o Doria) quer vacinar o pessoal na marra, rapidinho, porque (a pandemia) vai acabar e daí ele fala: 'acabou por causa da minha vacina'. Quem está acabando é o governo dele, com toda certeza", disse o presidente.

LUTO: Morre o ator Sean Connery, o primeiro James Bond

 

Além do papel do histórico espião, Connery ganhou fama ao participar de outras produções, como 'Indiana Jones'

Por Folhapress

Sean Connery - Foto: Reprodução/ Internet

Famoso por viver o primeiro James Bond da história do cinema, o ator escocês Sean Connery morreu na manhã deste sábado (31), aos 90 anos. Ele tinha problemas de saúde e estava nas Bahamas.

A informação foi divulgada pelo site da BBC, que confirmou a notícia com a família do ator. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Além do papel do histórico espião, Connery ganhou fama ao participar de outras produções, como "Indiana Jones", onde atuou como pai do personagem principal. Ele chegou a receber um Oscar em 1988, além de dois prêmios Bafta e três Globos de Ouro.

O escocês estava aposentado do mundo artístico há mais de dez anos e aproveitava parte de seu tempo livre jogando golfe, uma de suas paixões.

Nas redes sociais, a morte do ator causou uma repercurssão mundial. Milhares de fãs postaram mensagens e declarações para o que eles consideram como o "melhor James Bond de todos os tempos". 

"Senhor Sean Connery, o melhor James Bond de todos os tempos. Descanse em paz 007", publicou um dos fãs. 

João Campos alfineta Delegada Patrícia no guia

 

Mendonça Filho não é o único candidato a fazer críticas à Delegada Patrícia Domingos, hoje à noite foi a vez de João Campos levar ao guia eleitoral, de forma sútil, críticas às declarações da candidata do Podemos em suas redes sociais.

O guia do PSB recorreu ao orgulho de ser recifense para fazer um contraponto à Delegada Patrícia que mesmo com as críticas de Mendonça no guia eleitoral cresceu três pontos no Ibope.

Confira o vídeo:

Tocador de vídeo
00:00
03:57

 

Possível manipulação de pesquisa leva Izaías para Polícia Federal

 Do blog do Gidi Santos

Desde a última terça-feira (27), parecer de autoria do Promotor de Justiça Eleitoral aqui de Garanhuns, Domingos Sávio Pereira Agra, requisita que a Polícia Federal investigue o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), por uma notícia crime em que ele é acusado de divulgar pesquisa eleitoral fraudulenta no último dia 15 de outubro, dia anterior a divulgação da pesquisa do Instituto Opinião, da Paraíba, em que Silvino aparece disparado, à frente 15 pontos em relação ao segundo colocado, Sivaldo Albino (PSB), conforme foi divulgado.

Quem acusa o atual Prefeito é a Coligação Garanhuns Para Todos, do candidato a Prefeito Zaqueu Lins (PP). De acordo com o grupo político, Régis teria vazado áudio no dia em questão, por meio do aplicativo de mensagens whatsapp dando a entender que estaria conversando com Audálio Filho, com o objetivo de manipular pesquisa.

Essa conduta, acaso comprovada, se configura como crime eleitoral. Além de multa que varia de R$ 50 a 100 mil reais, Izaías ainda pode ser condenado a cadeia por um período de seis meses; até um ano, conforme a Lei Eleitoral Brasileira.

O Dr. Silvio Monteiro, advogado que integra o setor jurídico da campanha de Zaqueu, pede na ação que Izaías tenha seu telefone apreendido para averiguação, assim como provoca a justiça para abertura de ação penal que se encarregue de apurar o crime narrado.

No seu parecer, ao requisitar que a Polícia Federal investigue o caso, já que pelo seu entendimento, muita coisa precisa ser esclarecida, o Promotor Domingos Sávio ainda expôs outra prática criminosa em que Izaías pode ter incorrido. “O áudio, pelo relato, pode se enquadrar, a nosso ver, numa “fake news” com o intuito de prejudicar a imagem dos candidatos da autora (Zaqueu e Audálio)”, pontuou o Promotor.

Quanto a propagar falsa notícia; tal prática também se configura como crime; punível, a propósito, com detenção de dois meses a um ano; ou pagamento de 120 a 150 dias-multa, já que o ato tem grande poder sobre o eleitorado, capaz inclusive de desequilibrar a eleição, vez que pode fazer o eleitor formar a sua opinião e decidir seu voto, com base numa mentira.

.

NOTA DE REPÚDIO DA CAMPANHA DE
ZAQUEU LINS E AUDÁLIO POR ÁUDIO VAZADO

Nós que fazemos parte da equipe de campanha de Zaqueu Lins, repudiamos a onda de ataques e mentiras sofridas pelo nosso candidato a vice-prefeito Audálio Ramos Machado Filho, do MDB.

Recentemente, passou a circular um áudio criado pelo atual prefeito simulando uma conversa com nosso candidato a vice-prefeito Audálio Ramos, em que se fala sobre uma pesquisa a ser divulgada, dando a entender que Audálio poderia estar se associando a Izaías na manipulação desse estudo, sem que o mesmo nunca tenha tido contato com Izaías Régis sobre esse assunto.

Audálio é um homem íntegro e que, em todos os seus mandatos como vereador, nunca houve sequer uma falha em sua conduta e em seu caráter sempre prezando pela ética e pela moralidade no exercício da sua função pública, sendo assim, jamais participaria de uma conversa desse tipo.

O que está evidente é que as candidaturas de Zaqueu e Audálio, que emergiram do povo, tem assustado as forças políticas que governam Garanhuns há 24 anos, atrapalhando seus projetos de poderes.

Mas, isso não vai nos abalar, pelo contrário, seguiremos firmes com nossos ideais e o sonho de transformar Garanhuns em uma cidade mais justa, democrática e humana.

Agora mais do que nunca vamos ocupar todas as ruas e bairros de Garanhuns para levar nossa mensagem de esperança e mudança. Enquanto uns destilam ódio, nosso escudo é a verdade e nossa resposta é o amor.

Vamos juntos mudar Garanhuns, é possível, acredite!

Assessoria de Imprensa - Coligação Garanhuns Para Todos
          Zaqueu Prefeito e Audálio, Vice.

ACUSADO CONFESSOU CRIME E FOI AUTUADO POR ESTUPRO: Mãe flagra homem abusando sexualmente de filha de 10 anos em Garanhuns

 Do portal V&C Garanhuns

Um estupro de vulnerável foi registrado aqui em Garanhuns nesta quinta, 29 de outubro. A vítima tem apenas 10 anos. O local do crime não foi informado pela polícia. Segundo as informações passadas, o acusado teria ido a casa da criança dizendo que queria alugar um local pra ficar. A mãe precisou sair por alguns momentos e quando voltou flagrou o homem deitado numa cama e tocando nas partes íntimas da filha. Ele conseguiu fugir, mas foi preso horas depois na divisa dos municípios de Correntes e Santana do Mundaú, em Alagoas. O homem confessou a autoria do crime. Ele foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e deve passar por uma audiência de custódia.

Garanhuns gerou 179 empregos com carteira assinada em setembro, aponta Caged

 


Garanhuns teve saldo positivo na geração de empregos em setembro. A informação foi divulgada pelo Caged (cadastro geral de empregados e desempregados), uma ferramenta do Governo Federal que monitora o mercado de trabalho divulgando dados mensais. 

De acordo com os números divulgados nesta sexta, 30 de outubro, Garanhuns contratou 434 pessoas com carteira assinada mês passado e demitiu 255. Como o cálculo é feito diminuindo-se o numero de demitidos dos de contratados, o saldo em setembro foi de 179 novos empregos gerados.  No mesmo período do ano passado , 55 postos de trabalho foram gerados.

DEBATE DOS CANDIDATOS A PREFEITO REPERCUTE NAS RUAS, REDES SOCIAIS E NOS BASTIDORES

 Do blog do Roberto almeida

Dois dias depois do debate entre os candidatos a prefeito na Rádio Jornal, o programa ainda é o principal assunto da cidade, principalmente pela ausência do líder nas pesquisas, ex-prefeito Silvino Duarte.

No programa e depois, nas redes sociais, o representante do PTB foi simplesmente massacrado pelos adversários.

Nunca antes, na história política de Garanhuns, um candidato levou tanta pancada quanto Silvino. Se tudo isso vai ser bom ou ruim pra ele, possivelmente só as urnas, no dia 15, vão dizer.

Durante o debate, estranhamente realizado em Caruaru e não aqui na cidade, todos os candidatos presentes foram para cima do ausente, chamado de fujão, covarde e comparado a bandido.

E quem comparou o ex-prefeito a um meliante não foi um qualquer. Foi o Delegado João Lins, candidato do DEM na sucessão municipal.

Usou até de um linguajar chulo, para mandar o seu recado a Silvino: “Não adianta fugir não que estou acostumado a pegar bandido que faz merda e depois corre”, disse o policial na Rádio Jornal, num programa que foi transmitido não só pela emissora garanhuense, mas também em diversas plataformas da internet.

Todinho, que não é delegado, também foi cruel: em tom dramático, reclamando do que estão fazendo com “sua cidade”, acusou o doutor de ser o “coveiro” de Garanhuns, como se ele depois de tanto tempo na política tivesse enterrado a cidade.

Até Zaqueu, sempre comedido, criticou a ausência do petebista, assim como Walter Couto. Sivaldo e Paulo Camelo não deixaram por menos: o primeiro avaliou que atitude do adversário foi de um covarde e o engenheiro resumiu tudo na palavra “fujão”.

Isso foi no programa, depois foi muito pior. A internet foi inundada por dezenas, talvez centenas de memes envolvendo o candidato ausente.

Fizeram de tudo, usando de bom humor e até de mau gosto. Lembraram que Silvino foi candidato a prefeito em 2012 e desistiu na reta final da campanha, chamaram ele de “candidato do presídio”, fizeram charges dele e Izaías disputando a corrida São Silvestre, como se estivessem correndo com medo de alguma coisa e fizeram uma montagem do doutor com a jornalista Kitty Lopes, dando a entender que o petebista estava escondido na casa dela, enquanto os outros postulantes à prefeitura discutiam os problemas da cidade.

Em cima disso na sexta-feira foi divulgada a versão de que Izaías e Silvino tiveram um desentendimento por conta do debate. O prefeito teria discordado da ausência, mas o candidato manteve a sua posição. Que os dois não estão tão afinados assim, até as pedras da Praça Mestre Dominguinhos sabem disso.

Há quem garanta que a aliança entre Izaías Régis e Silvino Duarte termina no dia 16, caso o médico ganhe a eleição. Por enquanto ele está aguentando todo tipo de humilhação, não só do prefeito, mas até dos aduladores de terceiro escalão.

Vencendo, o petebista fará como o personagem de Chico Anísio: Irá por em prática uma “vingança maligna”.

Apoiado por Bartolomeu em 1996, quando ganhou a eleição Silvino despachou o aliado em poucos dias.

Agora, mesmo eleitores do doutor confidencial ao jornalista que o ex-prefeito, se vencer a eleição, em questão de horas estará dando o troco aos que hoje o tratam com desrespeito.

Até mesmo a questão de quem será a primeira dama de Garanhuns, que não entrou no debate, já é discutida nos bastidores.

Uns acham que Fabiana, a filha de Silvino que está exercendo um papel importante na campanha, irá fazer às vezes de primeira dama, ocupando o espaço que já foi de sua mãe, Aurora, que infelizmente nos deixou muito cedo com o seu carisma e amor pelo povo de Garanhuns.

Outros acreditam, no entanto, que eleito prefeito Silvino mandará às favas os preconceitos e retomará o namoro com Kitty Lopes, jornalista de quem confessou estar enamorado há pouco tempo atrás.

Todas essas questões, umas levantadas na Rádio Jornal, outras nas redes sociais e outras nas conversas de bastidores, poderão vir à tona no debate decisivo que será realizado na Rádio Marano, a dois dias da eleição.

Vai pegar fogo! A dúvida é: Será que desta vez Silvino vai encarar os adversários frente a frente, ou vai se ausentar de novo?

Webinário marca comemoração dos 12 anos da OGE de Pernambuco

Vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) completou, no dia 14 de outubro, 12 anos de atividades. A data foi celebrada na tarde da quinta-feira, dia 29, com a realização de um webinário transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da SCGE. Mais de 110 espectadores assistiram a programação, simultaneamente, e 124 certificados foram emitidos.

O webinário de “12 anos da Ouvidoria-Geral do Estado – Temas contemporâneos em ouvidorias” foi organizado pela Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro (ECI), da SCGE, com o apoio da Rede Ouvir PE, Associação Brasileira de Ouvidores – Seccional Pernambuco (ABO/PE) e Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).


O evento, que abordou temas como transparência, combate à corrupção, Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e atuação das ouvidorias durante a pandemia do Covid-19, foi aberto pela secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet. Em sua apresentação ela destacou os avanços da área, lembrando que no final de 2019 passou a contar com a Rede de Ouvidorias Públicas e Afins, a Rede Ouvir PE, resultado da parceria entre os três poderes – Legislativo, Judiciário e Executivo – e os órgãos de controle externo.


A secretária e ouvidora-geral também falou sobre a parceria da OGE com a AMUPE, para realizar um trabalho de pesquisa que visa mapear as cidades que ainda não implementaram suas ouvidorias; e mensurar o nível de atuação das ouvidorias existentes. “A partir desse diagnóstico, teremos melhores condições de sensibilizar os gestores municipais a efetivarem suas ouvidorias. Com o resultado da pesquisa também vamos disseminar ainda mais a importância da ouvidoria como ferramenta na melhoria da gestão, controle interno e na comunicação da sociedade com a gestão pública, promovendo, assim, a efetiva participação social”, enfatizou Érika Lacet.


Com a mediação da diretora da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE), Elisa Andrade, o evento seguiu com as palestras do chefe de gabinete da Ouvidoria-Geral da União (OGU), Marcos Lindenmayer; e do corregedor-geral da União (CGU), Gilberto Waller, que falaram, respectivamente, sobre “LGPD, LAI e Transparência” e “A atuação da correição a partir dos indícios coletados nas ouvidorias”.


Já a presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), Maria Inês Fornazaro apresentou o tema “Ouvidorias pós-pandemia”. Fechando a programação, a vice-presidente da ABO/PE e coordenadora de Atendimento ao Cidadão da DOGE, Zélia Correia, contextualizou a atuação da Associação em Pernambuco. Quem desejar assistir ou mesmo rever as palestras, o vídeo está disponível no canal YouTube da SCGE – www.youtube.com/watch?v=pHJ3Y7ZMAd4.


LEGISLAÇÃO – Principal canal de comunicação entre a sociedade e o Governo de Pernambuco, a Ouvidoria-Geral do Estado foi instituída em 14 de outubro de 2008 pelo Decreto 32.476. Desde então, é responsável por receber, examinar e encaminhar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias aos órgãos e entidades da administração pública estadual, responsáveis por adotar as devidas providências sobre a área demandada.


Nesses 12 anos de existência, a OGE contabiliza mais um milhão de manifestações recebidas, com uma média de 87% de resolutividade (demandas respondidas dentro do prazo legal). “Apenas neste ano, já ultrapassamos a marca de 85 mil atendimentos realizados pela rede de ouvidorias, que atualmente conta com 62 unidades em atividade nos órgãos e entidades do Governo de Pernambuco”, frisa a diretora da DOGE, Elisa Andrade.


Ela ressalta, ainda, que o registro de manifestação de ouvidoria pode ser feito a qualquer tempo, basta o cidadão escolher entre os seguintes canais de comunicação disponíveis: site da OGE (www.ouvidoria.pe.gov.br), telefone (162 – ligação gratuita, inclusive de celular), e-mail (ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br) ou presencialmente.

Mais um dia cheio na agenda do candidato a Prefeito Zaqueu


O povo é Zaqueu e Zaqueu é o povo! Um bom dia a todos e vamos iniciando mais um dia da nossa caminhada.


Propostas do Candidato a Vereador Leleu Andrade3, esse merece o seu voto

 














Empresa ligada à campanha de Zaqueu sofre tentativa de invasão e furto

A empresa de comunicação viral localizada no bairro do indiano do empresário Thiago Emanuel sofreu na noite desta última quinta feira uma tentativa de arrombamento e furto em sua empresa. Os dois meliantes por volta das 23:45 chegaram em frente à empresa e após algum tempo tentaram arrombar a porta de acesso. os vizinhos e os proprietários da empresa que ainda se encontravam trabalhando ouvindo os barulhos rapidamente chamaram a polícia que agiu rapidamente, chegaram ao local, poucos minutos antes os meliantes já haviam se evadido do local. A empresa que presta serviço à campanha do candidato Zaqueu Lins e outros políticos não descarta a possibilidade do crime ter motivações políticas.

PROJETO DE LEI DE GERSINHO FILHO CRIA O PROGRAMA DE VACINAÇÃO AO IDOSO EM Domicílio

PROJETO DE LEI DE GERSINHO FILHO CRIA O PROGRAMA DE VACINAÇÃO AO IDOSO EM Domicílio.  EMENTA : Autoriza o poder Executivo Municipal a Criar programa para vacinação de pessoas idosas em domicilio, e dá outras providencias. O idoso deverá ser vacinado em seu domicílio sempre que estiver sendo feita a vacinação. Para aplicação do disposto nesta lei, considera-se pessoa idosa a que tiver idade igual ou superior a 60(sessenta) anos.

PROJETO DE LEI DO VEREADOR GERSINHO FILHO, QUE DISPÕE A CRIAÇÃO DE UM POLO CICLÍSTICO NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS.  O VEREADOR GERSINHO FILHO, ATRAVÉS DE PROJETO DE LEI, DISPÕE A CRIAÇÃO DE UM PÓLO CICLÍSTICO NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS POR PARTE DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, ESTIMULANDO AO USO DA BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE PÚBLICO; A SECRETARIA DE TRANSPORTE DO MUNICÍPIO, DEVERÁ IDENTIFICAR ALTERNATIVAS PARA A IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA FÍSICA ,COM SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO, SEGURANÇA, BICICLETÁRIO, ESTACIONAMENTOS EXCLUSIVOS E EQUIPAMENTOS ACESSÓRIOS, ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DAS CICLOVIAS E CICLOFAIXAS LIGANDO GRADATIVAMENTE TODA CIDADE. O PROJETO TAMBÉM ACRESCENTA AS VANTAGENS DESTE TIPO DE TRANSPORTE BARATO, ANTIPOLUENTE, SAUDÁVEL E BENÉFICO PARA O TRÂNSITO.

PROJETO DE LEI DO VEREADOR GERSINHO FILHO QUE BENEFICIA CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS  O Projeto de Lei apresentado pelo Vereador Gersinho Filho, dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Público Municipal, de instalação de brinquedos para crianças portadoras de deficiência física em playground instalado no Município de Garanhuns.  Os parques, jardins, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao público em geral, ainda que localizados em propriedade privada de uso público, devem contar no mínimo 20% de brinquedos inclusivos, com design que atenda as deficiências: visual, física, auditiva, intelectual ou múltipla e que estejam dentro dos padrões da ABNT. Assim como as praças, parques, clubes e locais afins deverão, ainda, ter em suas estruturas, acessibilidade para atender as pessoas com deficiência.


sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Pernambuco gera 21,8 mil empregos e bate recorde no Nordeste

 

Foto: Aline Moura/SETEQ

Pelo segundo mês consecutivo, Pernambuco tem o maior desempenho do Nordeste na geração de empregos com carteira assinada. Este é o melhor mês de setembro dos últimos seis anos, apesar da pandemia provocada pelo coronavírus. De acordo com dados do Caged, 45.481 pessoas foram admitidas e 23.680 desligadas, gerando um saldo positivo de 21.801 postos de trabalho no mês de passado. Foi quase o dobro de agosto (12.321).

“A notícia é muito boa e renova nossas esperanças neste ano tão difícil para todos nós. O plano de retomada econômica do Governo do Estado tem sido muito importante, por isso pedimos sempre cuidado de todos. Continuem usando a máscara e se protegendo, porque a saúde e a proteção do seu colega de trabalho também mantêm os empregos em crescimento. Não relaxem nos cuidados”, disse o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

A maior geração de postos de empregos em Pernambuco se deu, respectivamente, nos setores da indústria (10.015), agropecuária (4.521), serviços (3.182) e construção (1.640). Até mesmo na área de Jovem Aprendiz, o saldo foi positivo de 62 vagas. O setor que mais contratou nesta faixa etária, de 14 a 24 anos, foi o comércio.

O saldo acumulado no ano, de janeiro a setembro, ainda tem um impacto de -28.963 postos de trabalho, pesando ainda os meses de março e abril, no auge da pandemia.

BRASIL – No Brasil, houve 1.379.509 admissões e 1.065.945 desligamentos, gerando um saldo positivo de 313.564 no mês de setembro contra 244.024 de agosto. No acumulado do ano, o país teve um saldo de -558.597 empregos com carteira assinada.

 

TERCEIRA RODADA PESQUISA IBOPE PARA O RECIFE: João Campos 31%, Marília Arraes 18%, Delegada Patrícia 16% e Mendonça 13%. No segundo turno, João também vence todos os adversários

 

A terceira rodada da pesquisa Ibope, realizada entre os dias 27 e 29 de outubro, em parceria com o Jornal do Commercio e a TV Globo, mostra que João Campos (PSB) continua na liderança da disputa pela Prefeitura de Recife, com 31% das intenções de voto. O candidato tinha 23% na primeira pesquisa e 33% na segunda rodada.

De acordo com o Ibope, considerando a margem de erro do estudo, de 3 pontos percentuais, novamente não é possível afirmar quem ocupa a segunda posição na disputa, visto que permanece a situação de empate técnico entre três candidatos.

Marilia Arraes (PT) varia de 14% (na primeira e segunda rodadas) para 18% agora. A Delegada Patricia (Podemos) é citada por 16% dos eleitores (era citada por 11%e 13%, respectivamente, nas pesquisas anteriores).

Mendonça Filho (Democratas) tem neste momento 13%, apresentando um recuo de 5 p.p. na comparação com a pesquisa anterior, quando ele apareceu com 19%.

Os demais candidatos – Claudia Ribeiro(PSTU); Coronel Feitosa (PSC), Marco Aurélio (PRTB); Carlos (PSL); Charbel (NOVO) e Thiago Santo s(UP)–obtêm até 1% de respostas, cada. Victor Assis (PCO) mais uma vez não foi citado.

Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam novamente 14% (eram 22% na primeira pesquisa), ao passo que os indecisos oscilam agora para 4% (eram 7%e 3%, nas rodadas um e dois, respectivamente).

RESULTADO DA TERCEIRA RODADA IBOPE PARA O RECIFE:

João Campos - 31%

Marília Arraes - 18%

Delegada Patrícia - 16%

Mendonça Filho - 13%

Coronel Feitosa - 1%

Marco Aurélio 1%

Carlos Andrade Lima 1%

Claudia Ribeiro 1%

Thiago Santos 1%

Charbel Maroun 1%

Victor Assis não pontuou

SEGUNDO TURNO:

O Ibope trouxe um cenário de segundo turno excelente para o candidato do PSB, João Campos. Ele vence todos os seus adversários numa eventual segunda etapa, derrota Marília Arraes por 41% x 34%, Delegada Patrícia por 45% x 38% e Mendonça Filho por 46% x 32%.

Blog do Jamildo

CONVIVÊNCIA COM A COVID-19: Pernambuco entrará, na próxima Terça, na etapa 11, a do "Novo Normal"

 

A partir da próxima terça-feira, dia 3, Pernambuco entrará na Etapa 11 do Plano de Convivência com a COVID-19, do Governo de Pernambuco. O Estado vai ingressar agora na Fase Azul do Plano, que é chamada de “Novo Normal”, com maiores flexibilizações nos setores econômicos.  


Agora todas as atividades econômicas estão autorizadas a funcionar, desde que respeitem os protocolos gerais e específicos para a atuação, passando a ter ajustes nas suas capacidades. Segundo o secretário  de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, a Etapa 11 prevê que os setores atuem com ajustes nas suas cargas de atuação, como a capacidade, por exemplo, após avaliações que serão feitas semanalmente. 


“Nesta última fase, todos os setores podem funcionar, mas com protocolos a serem seguidos. Nesse novo normal, vamos dialogar com setores, fazendo ajustes nas cargas, aumentando ou diminuindo, e até mesmo proibindo atividades que não sigam protocolos. É importante seguir os protocolos nos eixos definidos, de comunicação e monitoramento, distanciamento social e higiene”, disse. O avanço para esta Etapa do Plano atinge as expectativas do Governo Estadual, que já previa o ingresso no dia 3 de novembro. (Com informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)