terça-feira, 27 de outubro de 2020

MAIS EDUCAÇÃO: Zaqueu pretende implantar escolas de tempo integral com ensino profissionalizante para os estudantes de Garanhuns

 Do blog do Gidi santos

Iniciativa que vem dando certo em todas as regiões do país, a implantação de escolas municipais de tempo integral, representa um compromisso firmado pelo candidato a Prefeito, Zaqueu Lins (PP), com o povo e a educação de Garanhuns. A partir do próximo ano, a equipe de governança, em especial aquela que irá compor a secretaria de educação, estará dedicada à transformar essa proposta em realidade.

Nas unidades escolares de tempo integral, conforme consta no plano de Governo de Lins, a educação convencional com matérias tradicionais, será oferecida ao longo da manhã, entre oito (8) e meio dia; mesmo horário, inclusive que Zaqueu pretende implantar o ensino de robótica e de empreendedorismo.

Já a tarde, entre as 14 e 17 horas, será a vez dos estudantes terem acesso a disciplinas que não integram a base comum curricular do ensino fundamental. Desta forma, serão oferecidos cursos; palestras e oficinas nas mais diversas áreas do conhecimento humano, assim como também será aplicado ensino profissionalizante.

Esporte também não vai faltar para moçada, pois com a chegada da escola de tempo integral, os estudantes de Garanhuns serão estimulados a praticar alguma atividade desportiva, como vôlei, basquete, futebol, ou ainda outra modalidade com que eles se identifiquem; tudo claro, com o devido acompanhamento profissional.

Três eixos dão sustentação a implantação da escola de tempo integral em Garanhuns. 1 - capacitar os alunos para o mercado de trabalho,  2 - contribuir para o surgimento de atletas profissionais de alto rendimento e 3 - afastar ao máximo a juventude das ruas, da violência e do uso de drogas ilícitas em forma de substâncias psicoativas.

Outras propostas para educação também fazem parte do plano de Governo de Zaqueu. Confira elas, abaixo:

– Realização de Conferências para acompanhamento e revisão do Plano Municipal de Educação, para melhorar os indicadores educacionais;

3 - Instituir Programas de Inclusão Digital, disponibilizando cursos de Informática e Tecnologia na rede municipal de ensino;

4 - Prover condições adequadas de infraestrutura física e operacional em toda a Rede de Ensino Municipal, incluindo a melhoria da acessibilidade nas escolas e a modernização dos instrumentos tecnológicos.

5 - Estimular a implantação de Novos Cursos na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns- AESGA, inclusive cursos tecnológicos;

6 - Valorizar os professores dando ênfase à formação superior, à formação continuada e à melhoria das condições de trabalho; bem como garantir o cumprimento da Lei n° 11.738/2008 - piso salarial para os profissionais do magistério público da educação básica; e outros benefícios previstos em Lei.

7 - Aprimorar os programas de formação e letramento de jovens fora da idade escolar e de adultos.

8 - Ampliar e qualificar a oferta de Educação Infantil com prioridade às famílias em situação de maior vulnerabilidade social.

9 - Conclusão da construção do Colégio Municipal Pe. Agobar Valença, atualmente inacabado.

10 - Apoio às escolas situadas na zona rural, dando-lhes o mesmo aporte das escolas localizadas na zona urbana; garantir transporte escolar seguro

11 – Implantação de Internet; Robótica Educacional; e aplicação de aulas de Informática e de empreendedorismo na rede municipal de ensino

12 - Gestão escolar com plataforma de gestão; Bibliotecas Digitais;

13 - Criação de Aplicativo (APP) para conectar a Secretaria de Educação com a família do aluno, que acompanhará em tempo real a vida escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário