sábado, 31 de outubro de 2020

Possível manipulação de pesquisa leva Izaías para Polícia Federal

 Do blog do Gidi Santos

Desde a última terça-feira (27), parecer de autoria do Promotor de Justiça Eleitoral aqui de Garanhuns, Domingos Sávio Pereira Agra, requisita que a Polícia Federal investigue o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), por uma notícia crime em que ele é acusado de divulgar pesquisa eleitoral fraudulenta no último dia 15 de outubro, dia anterior a divulgação da pesquisa do Instituto Opinião, da Paraíba, em que Silvino aparece disparado, à frente 15 pontos em relação ao segundo colocado, Sivaldo Albino (PSB), conforme foi divulgado.

Quem acusa o atual Prefeito é a Coligação Garanhuns Para Todos, do candidato a Prefeito Zaqueu Lins (PP). De acordo com o grupo político, Régis teria vazado áudio no dia em questão, por meio do aplicativo de mensagens whatsapp dando a entender que estaria conversando com Audálio Filho, com o objetivo de manipular pesquisa.

Essa conduta, acaso comprovada, se configura como crime eleitoral. Além de multa que varia de R$ 50 a 100 mil reais, Izaías ainda pode ser condenado a cadeia por um período de seis meses; até um ano, conforme a Lei Eleitoral Brasileira.

O Dr. Silvio Monteiro, advogado que integra o setor jurídico da campanha de Zaqueu, pede na ação que Izaías tenha seu telefone apreendido para averiguação, assim como provoca a justiça para abertura de ação penal que se encarregue de apurar o crime narrado.

No seu parecer, ao requisitar que a Polícia Federal investigue o caso, já que pelo seu entendimento, muita coisa precisa ser esclarecida, o Promotor Domingos Sávio ainda expôs outra prática criminosa em que Izaías pode ter incorrido. “O áudio, pelo relato, pode se enquadrar, a nosso ver, numa “fake news” com o intuito de prejudicar a imagem dos candidatos da autora (Zaqueu e Audálio)”, pontuou o Promotor.

Quanto a propagar falsa notícia; tal prática também se configura como crime; punível, a propósito, com detenção de dois meses a um ano; ou pagamento de 120 a 150 dias-multa, já que o ato tem grande poder sobre o eleitorado, capaz inclusive de desequilibrar a eleição, vez que pode fazer o eleitor formar a sua opinião e decidir seu voto, com base numa mentira.

.

NOTA DE REPÚDIO DA CAMPANHA DE
ZAQUEU LINS E AUDÁLIO POR ÁUDIO VAZADO

Nós que fazemos parte da equipe de campanha de Zaqueu Lins, repudiamos a onda de ataques e mentiras sofridas pelo nosso candidato a vice-prefeito Audálio Ramos Machado Filho, do MDB.

Recentemente, passou a circular um áudio criado pelo atual prefeito simulando uma conversa com nosso candidato a vice-prefeito Audálio Ramos, em que se fala sobre uma pesquisa a ser divulgada, dando a entender que Audálio poderia estar se associando a Izaías na manipulação desse estudo, sem que o mesmo nunca tenha tido contato com Izaías Régis sobre esse assunto.

Audálio é um homem íntegro e que, em todos os seus mandatos como vereador, nunca houve sequer uma falha em sua conduta e em seu caráter sempre prezando pela ética e pela moralidade no exercício da sua função pública, sendo assim, jamais participaria de uma conversa desse tipo.

O que está evidente é que as candidaturas de Zaqueu e Audálio, que emergiram do povo, tem assustado as forças políticas que governam Garanhuns há 24 anos, atrapalhando seus projetos de poderes.

Mas, isso não vai nos abalar, pelo contrário, seguiremos firmes com nossos ideais e o sonho de transformar Garanhuns em uma cidade mais justa, democrática e humana.

Agora mais do que nunca vamos ocupar todas as ruas e bairros de Garanhuns para levar nossa mensagem de esperança e mudança. Enquanto uns destilam ódio, nosso escudo é a verdade e nossa resposta é o amor.

Vamos juntos mudar Garanhuns, é possível, acredite!

Assessoria de Imprensa - Coligação Garanhuns Para Todos
          Zaqueu Prefeito e Audálio, Vice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário