sábado, 24 de outubro de 2020

PLANO DE GOVERNO: Zaqueu assume compromisso com as mulheres no combate ao câncer de mama e do colo do útero

Duas doenças dentre as mais desafiadores para as mulheres, o câncer de mama e do colo do útero, terão atenção especial da futura gestão progressista de Zaqueu Lins (PP). Preocupado com o avanço dessas enfermidades aqui no município, Lins pretende manter e ainda ampliar o acesso das mulheres, àos programas de prevenção e combate a essas modalidades de câncer, conforme está previsto em seu programa de Governo.

A partir do próximo ano, Zaqueu vai ampliar a oferta de mamografia e de papanicolau, dois exames de alta eficácia e de baixo custo, usados para diagnosticar de maneira precoce essas doenças. A iniciativa da gestão, visa iniciar o tratamento as duas patologias o mais breve possível, aumentando assim as chances de cura.

Aqui em Garanhuns, assim como no restante do mundo, o câncer de mama e do colo do útero, quando não matam, causam grande abalo no humor e psicológico das mulheres. Enquanto no primeiro caso, pode haver a perda de uma, ou mais mamas, no segundo, a enfermidade, pode, em casos mais específicos, impedir a mulher de ser mãe.

Diante desses transtornos, as pacientes poderão ser tomadas por sentimentos de inferioridade, medo e rejeição, o que pode provocar quadros de ansiedade, baixa-estima e até depressão. Por essas razões, é que o Plano de Zaqueu prevê a contratação de mais psicólogos; profissionais aos quais caberão tratar e recuperar o humor dessas mulheres.

MAIS SAÚDE:

No plano, ainda está previsto a contratação de mais médicos, técnicos e enfermeiros para saúde local, bem como a abertura de uma casa de apoio em Recife, para alojamento de pacientes de Garanhuns que vão a capital, em busca de realizar exames, consultas ou cirurgias. O ambiente, segundo projeta o plano de Governo de Lins, proporcionará alimentação, banho e repouso digno àos garanhuenses.

A futura gestão Zaqueu também pretende ampliar os atendimentos nos CAPS, Centros de Atenção Psicossocial. Com isso, mais crianças, idosos, adultos e adolescentes receberão acompanhamento em casos relacionados a álcool, drogas e transtornos mentais; sem falar no acolhimento noturno desses pacientes, que vai aumentar.

Além disso, o Governo Zaqueu também dará todo apoio ao combate as morbidades do diabetes e doenças do coração, bem como implantará novas políticas públicas com foco na prevenção e conscientização acerca da ansiedade, depressão e suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário