Rodas de conversa acontecem até o final do mês de abril abordando as experiências de famílias de pessoas com TEA, desafios e preconceitos enfrentados
Em alusão à Semana de Conscientização do Autismo, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realiza rodas de conversa em alguns Cras da cidade. Nesta quarta-feira (05), o Cras Boa Vista contou com a Roda de Conversa relacionada ao tema, ministrada pela cirurgiã dentista e mãe de um jovem autista, Rennata Amorim. A profissional falou sobre os desafios de ser a mãe de um adolescente com TEA, preconceitos enfrentados e limitações. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi vivenciado no último domingo (02). O Cras Heliópolis também contou com palestra sobre a temática nessa quarta-feira.
TEA - O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Sinais de alerta podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
Confira a programação da SASDH sobre o autismo no mês de abril:
• Cras São Pedro - Roda de conversa
Data: 12/04/
Horário: 9h
• Cras Bela Vista – Roda de conversa (Tema: Tenho um filho autista e agora? Experiência e dificuldades dos pais e/ou responsáveis)
Dia: 13/04
Horário: 9h
• Escola Jaime Luna – Roda de conversa (Tema: integração social x escola)
Dia: 27/06
Horário a definir
*Parceria com curso de psicologia da Uninassau
• Cras Várzea – Roda de conversa sobre o autismo
Dia: 25/04
Hora: 10h
Fotos: Sérgio Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário