segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Está em jogo agora o protagonismo da oposição


Por: Edmaar Lyra
O day after da confusão envolvendo a oposição no Recife começa a decantar e o sentimento corrente no grupo composto por PSDB, PTB, PSC, PL, Cidadania e Democratas, é o de que não haverá mais entendimento entre os pré-candidatos Daniel Coelho e Mendonça Filho, ambos eram nomes competitivos com a unidade entre os dois e com a manutenção do PSL na coligação. Eles teriam sete partidos e o segundo maior tempo de televisão da disputa se fossem juntos.
A grande beneficiária desta confusão na oposição foi a delegada Patrícia Domingos, que inteligentemente lançou sua pré-candidatura sem esperar pelo que não viria, que seria o apoio da oposição ao seu nome. Mas é pertinente reconhecer que o jogo agora é outro. Pode até ser que um nome oposicionista quebre a polarização entre João e Marília, porque eleição e loteria você só tem a possibilidade de ganhar jogando, mas é cada vez mais difícil a quebra desta polarização.
Então, em condições normais de temperatura e pressão, o que está em jogo é o protagonismo da oposição no Recife que trará desdobramentos para 2022. Hoje é plenamente plausível apontar que a delegada Patrícia Domingos seria esta protagonista devido a autofagia de Daniel e Mendonça, e ela inviabilizaria os dois se ficasse nesta terceira colocação sozinha.
Ante o exposto, caberá a Daniel e Mendonça a decisão se serão fiadores de Patrícia, aliando-se a ela e dividindo o bônus do terceiro lugar, ou manter sua própria candidatura para mostrar que tem mais votos que a delegada e buscar se aproximar de João e Marília. O resultado deste jogo dará ao terceiro colocado o papel de importante fiador da oposição em 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário