sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

João Campos: “Aquilo que a gente programou para 2021 foi executado e deu resultado”

 

Foto: Marcos Pastich

Na última reunião de secretariado do ano, o prefeito do Recife, João Campos, juntou o time para uma avaliação geral do trabalho de 2021 e projetar o próximo ano. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (23). O primeiro ano da gestão teve como meta central o avanço do plano municipal de vacinação contra a covid-19 e a reestruturação das políticas públicas municipais voltadas para a melhoria do quadro fiscal da prefeitura. Para o próximo ano o foco será na geração de emprego e oportunidades. Além dos secretários municipais, participaram do encontro de balanço e planejamento, os presidentes e diretores de órgãos da Administração Indireta. Ao lado da vice-prefeita, Isabella de Roldão, o gestor fez questão de agradecer a cada secretária, secretário, presidente de órgão e demais integrantes do primeiro escalão, além de reafirmar os compromissos para 2022.

“Quero agradecer a cada um e a cada uma que está aqui hoje. É importante fazer essa reunião para poder apresentar um pouco do que foi esse ano, um ano muito desafiador. Quero reforçar o quão foi importante a gente poder compartilhar esse ano juntos, já que foi de muitos desafios, mas também de muitas realizações. Uma marca que temos que cravar. A gente lembra logo do início do ano e aquela sensação de que parece que foi ontem, mas fizemos tanta coisa que parece que já foram quatros anos. É um misto de sensações. A gente poder saber que nessa caminhada, aquilo que a gente programou para 2021 foi executado e deu resultado”, declarou o prefeito do Recife, João Campos.

“A gente chega aqui com o sentimento de dever cumprido nesse primeiro ano e de que isso vai abrir um horizonte imensurável de capacidade de investimento, de realização, de ação, que na prática somos muito demandados. O reconhecimento que a gente tem tido ao longo do ano para a gestão é graças a todo mundo que está aqui. A construção da cidade é fruto do empenho de cada um e cada uma que está aqui e isso faz toda a diferença”, acrescentou o gestor municipal.

Um dos grandes desafios deixados como consequência da pandemia foi a desigualdade social sentida de forma latente e à reboque uma grave crise econômica. Durante a reunião com o secretariado, parte da apresentação mostrou o tamanho do desafio gerado e o que foi possível avançar já no primeiro ano. De maneira inovadora foi possível investir em alternativas para o avanço da vacinação na cidade com o Carro da Vacina, postos descentralizados e o Vacina é Mais Vantagem (com sorteios durante todo o mês de dezembro), somados ao processo de agendamento modelo para todo o brasil, o Recife Vacina.

Com 83% de cobertura vacinal completa, a Prefeitura do Recife prepara os caminhos para o crescimento econômico por meio de políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda. “No início do ano, a gente já tinha estabelecido grandes desafios da cidade a serem enfrentados. A gente precisava que o Recife largasse na frente na economia, na geração de emprego, no enfrentamento às desigualdades e na saída da pandemia. Sempre com a ideia de fazer um planejamento de ações para todo o período da gestão. Quando a vacina chegou, nós conseguimos botar no papel um dos planos de vacinação mais bem sucedido do país”, recordou o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Martins, que fez uma apresentação detalhando os feitos no primeiro ano de governo.

A apresentação mostrou um panorama geral da atuação das diversas frentes de trabalho da prefeitura: social, saúde, educação, planejamento urbano, zeladoria, desenvolvimento econômico, entre outros. Um recorte capaz de resumir o ano de reestruturação que foi 2021 e o ano desafiador que será 2022, mas com conquistas que são reflexo de uma equipe aguerrida por soluções inovadoras dentro de um banco de projetos que será consolidado para o próximo ano. O ato foi marcado por retrospectivas e expectativas para os próximos anos da gestão. E ainda pelos sentimentos de gratidão, confiança, coragem e esperança que serão algumas das forças motrizes para os próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário