terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Jantar para selar aliança entre Lula e Alckmin

 

Foto: Ricardo Stuckert

Por Edmar Lyra

No último domingo, o ex-presidente Lula e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participaram de um jantar promovido pelo grupo Prerrogativas num restaurante na capital paulista que reuniu a nata da classe política que apoia a tentativa de Lula em chegar pela terceira vez ao Palácio do Planalto.

Dentre os presentes, a deputada federal Marília Arraes, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães, o prefeito João Campos, a vice-governadora Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB, e o governador Paulo Câmara, além de nomes nacionais como Renan Calheiros, Baleia Rossi e outros políticos de peso.

O evento consolidou o que já se cogitava há meses, uma inédita aliança entre dois políticos que estiveram em campos antagônicos e até mesmo se enfrentaram na disputa presidencial de 2006. A convergência de Lula e Geraldo Alckmin reforça uma aliança mais ao centro por parte do ex-presidente Lula no sentido de contrapor o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, que apesar de estar em baixa nas pesquisas, não deve ser menosprezado.

Essa aliança mais ao centro, além de facilitar a convergência de PT, PSB e PSD em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, permite que Lula possa caminhar para setores que passaram a apoiar o bolsonarismo, a exemplo da classe média e setores empresariais. Garantir uma largada no coração econômico do país com a aliança com Alckmin é fundamental para consolidar o favoritismo de Lula nas pesquisas eleitorais.

Prestes a iniciar 2022, a aliança entre dois políticos experientes e tarimbados como Lula e Geraldo Alckmin, é sem sombra de dúvidas o grande fato político de 2021 e que naturalmente obrigará o presidente Jair Bolsonaro a se reinventar no tocante ao seu governo e caminhar também para o centro se quiser recuperar terreno na busca pela reeleição em 2022.

Um comentário: