Do blog do Silvinho
A governadora eleita Raquel Lyra se encontra hoje pela primeira vez após sua eleição com os prefeitos pernambucanos. O encontro acontece na cidade de Caruaru e será uma oportunidade para que os gestores municipais possam ouvir a governadora e também debaterem sobre os mais diversos pontos sobre planos e projetos para os seus municípios. Este encontro esta sendo ansiosamente aguardado pelos gestores municipais, justamente para saberem quais as reais condições que Raquel deve receber o governo a partir do próximo dia 1 e também para ver a possibilidade de continuação de alguns projetos que já estão em andamento ou que foram iniciados ou anunciados pelo governador Paulo Câmara.
É de conhecimento de todos que acompanharam o noticiário político ao longo de 2021 e também em 2022 que o governo Paulo Câmara iniciou o chamado projeto Retomada que levou para alguns municípios obras, serviços e ações. Alguns deles estão em andamento e outros ainda não iniciaram. Fora isso, o governador já tinha firmado o compromisso de recuperar as estradas pernambucanas até o final deste ano e que deverá ficar para Raquel Lyra tirar do papel já que ficou impossibilitado de resolver. Este inclusive foi um tema bastante debatido durante a campanha pelo Governo.
Os prefeitos sabem que foi anunciada muita coisa e que o governador Paulo Câmara anunciou que está deixando muito dinheiro em caixa. No entanto, terão uma oportunidade única de conversar com figuras do novo governo que irá assumir a partir de janeiro para saber de fato o que podem esperar para 2023 e 2024. Detalhe: esses prefeitos cujos municípios em sua maioria dependem de recursos estaduais e federais terão de conviver com um novo governo federal e também estadual que pode fazer com que obras, convênios, entre outros fiquem paralisados até que se tenha uma noção de como e para onde se deve ir.
Esse é sem dúvida um fato inédito pelo menos na história recente da política pernambucana: a última vez que aconteceu uma mudança no governo federal e estadual simultaneamente foi na década de 90 quando Arraes e FHC venceram a eleição. De lá pra cá, ou se mudava um ou o outro mas não houve uma mudança simultânea e tão palpável como será agora com a posse de Raquel Lyra que assume após 16 anos dos governos do PSB e Lula que volta à presidência após seis anos do PT fora do governo.
Raquel Lyra sabe da importância de dialogar com os prefeitos e pode dizer que conhece por experiência própria. A tucana que governou Caruaru de 2017 até março de 2022 sabe que sem parcerias entre o estado e os municípios fica muito difícil para os gestores trabalharem.
Muitos prefeitos estão preocupados em correr contra o tempo para mostrarem serviços e fazerem cumprir compromissos eleitorais firmados em 2020 durante a eleição municipal. Eles sabem que quando piscarem os olhos já estaremos diante de 2024 o ano do pleito em que muitos ou vão para a reeleição ou em busca de eleger sucessores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário