domingo, 4 de agosto de 2024

Reggae, rap e rock nacional se reúnem no palco Pernambuco Meu País em Pesqueira

 Palco do Festival Pernambuco Meu País no município localizado no Agreste do Estado teve no palco nomes como a N’Zambi, do Recife; a Tribo de Jah, de São Luiz (MA); e os cariocas Gabriel O Pensador (RJ) e Marcelo Falcão (RJ)


Marcelo Falcão  - Foto: Juana Carvalho - Secult - PE

A segunda noite do Festival Pernambuco Meu País, em Pesqueira, Agreste do Estado, apresentou uma curadoria especial voltada para fãs do reggae, do rap e do rock nacional. Neste sábado (3), o evento, promovido pelo Governo de Pernambuco, teve no palco Pernambuco Meu País, localizado na Praça Dom José Lopes, nomes como a banda recifense N’Zambi, os maranhenses da Tribo de Jah, e os cariocas Gabriel O Pensador e Marcelo Falcão, numa grande celebração de atrações que fizeram e fazem história na música nacional há décadas.

 

Palco N'Z - Foto: Juana Carvalho  - Secult--PE

A N'Zambi, uma das bandas de reggae mais antigas em atividade do Recife, com 22 anos de história, recentemente lançou nas plataformas de streaming o EP Frevo Reggado, uma mescla de ritmos tradicionais do frevo com cantores consagrados da MPB. Em Pesqueira, o grupo teve a oportunidade de apresentar este novo trabalho para um público mais distante da capital pernambucana.

"A gente está voltando à Pesqueira depois de alguns anos e participar deste festival, com uma estrutura como a que foi oferecida, é muito bom. Estávamos na mesma grade com nomes muito fortes nacionalmente, e para nós, é uma gratidão imensa. Com um evento deste porte a gente percebe como é fundamental que os artistas e músicos tenham a chance de levar para cidades do interior o que está acontecendo em todo o estado", opinou George de Souza, vocalista do grupo.

 

Tribo de Jha - Foto: Juana carvalho -- Secult-PE

Em atividade desde 1986, a Tribo de Jah, de São Luiz do Maranhão, por sua vez, é uma das precursoras do gênero reggae no Brasil e, em Pernambuco, conta com um de seus públicos mais fiéis de todo o Brasil. Para Fauzi Beydoun, vocalista da banda, não é à toa que o povo pernambucano de fato vive uma nação quando o assunto é cultura.

 

"Aqui é um dos estados brasileiros com uma das expressões culturais mais exuberantes, com frevo, maracatu e baião, entre outros. Isso é um esplendor cultural. E acho uma iniciativa pública importante um festival como este porque a arte é um produto caro. Por exemplo, a pessoa que mora na periferia ter acesso a um evento deste porte é quase impossível. Acho que você acaba promovendo, de alguma forma, a inclusão cultural e social por meio da música", destacou.

 

Gabriel o Pensador - Foto: Juana Carvalho  - Secult-PE

O rapper carioca Gabriel O Pensador também fez história no Festival Pernambuco Meu País com um show repleto dos seus hits mais conhecidos, como Maresia e 2345meia78, além de uma homenagem que fez a Chico Science e Nação Zumbi com direito a entrar no meio da galera para cantar junto aos fãs.

 

"O festival é uma iniciativa muito boa neste sentido de levar artistas para cidades do interior, com entrada franca, alcançando um público de várias gerações. Isso tem acontecido com a minha música, uma renovação de plateia, com a molecada nova do TikTok, mas também com os fãs mais antigos que chegam a trazer disco de vinil para autografar. Isso me deixa muito feliz", celebrou o artista.

 

Nome que fechou a noite do Pernambuco Meu País em Pesqueira, neste sábado (3), o também carioca Marcelo Falcão agitou o público com clássicos da carreira, como Lado A Lado B, Reza Vela e Pescador de Ilusões, entre outras.

 

"Meu sentimento é de gratidão porque aqui me sinto em casa, num berço de cultura e acolhido por várias pessoas, amigos artistas e músicos, e fico muito feliz e honrado toda vez que venho para cá. Sou fã do manguebeat, e se apaixonar por uma outra história, que não é aquela que faz parte do seu berço, é algo que me deixa feliz sempre", comentou Marcelo Falcão após a apresentação.


Público pressente no Pernambuco  Meu País - Foto: Juana Carvalho - Secult-PE

PERNAMBUCO MEU PAÍS – Realizado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o festival tem o objetivo de promover a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais e apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros, conceitos artísticos e dinâmicas do fazer de um povo que, historicamente, tem sua cultura como parte da identidade de estado-país. 

 

Para mais informações, acesse www.cultura.pe.gov.br/festivalpernambucomeupais ou a conta no Instagram @festivalpernambucomeupais.



--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário