sábado, 19 de fevereiro de 2022

PSDB vê sua hegemonia em São Paulo ameaçada

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

Responsável pela viabilização do Plano Real que culminou na ascensão do então senador Fernando Henrique Cardoso ao Palácio do Planalto em 1994, o PSDB conseguiu uma hegemonia significativa no principal estado da federação, com sete eleições vencidas em São Paulo e que completará em 2022 a marca de 28 anos de longevidade. A hegemonia se iniciou com Mário Covas em 1994, interrompendo um ciclo de três vitórias seguidas do MDB entre 1982 e 1990, tendo a sua reeleição em 1998, passando por Geraldo Alckmin em 2002, José Serra em 2006, Alckmin em 2010 e 2014 e João Doria em 2018.

Uma das maiores lideranças do partido no estado, Geraldo Alckmin foi completamente descartado por João Doria, que decidiu lançar o seu vice Rodrigo Garcia para o posto. Alckmin, por sua vez, deixou o ninho tucano para se filiar a outra legenda e disputar a vice-presidência na chapa encabeçada por Lula. Na disputa, pelo menos três nomes surgem com força significativa, o ex-governador Marcio França (PSB), o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (PL), que possuem boa perspectiva de crescimento contra Garcia, que apesar de suas credenciais, está sendo dragado pela baixa popularidade do atual governador.

A própria eleição de 2018 já foi um recado aos tucanos, quando Doria foi eleito contra França por uma margem ínfima de votos, sendo alavancado pela popularidade de Jair Bolsonaro, através do “BolsoDoria”,  o que evidencia o enorme desafio que será desempenhado por Rodrigo Garcia no sentido de, pela força da máquina quando assumir o Palácio dos Bandeirantes, crescer a ponto de desbancar seus principais adversários.

A hegemonia tucana no principal colégio eleitoral do país, responsável pela pujança econômica do Brasil, se for encerrada, será um tiro de misericórdia num dos partidos que mais contribuíram com o futuro do Brasil, o PSDB, que vem diminuindo seu tamanho paulatinamente a cada eleição e teve seu eleitorado tomado pelo surgimento do bolsonarismo nas eleições de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário