sábado, 27 de agosto de 2022

A estratégia dos principais candidatos no início do guia eleitoral

 

Por Edmar Lyra

O tão esperado guia eleitoral começou ontem, com os programas de deputado estadual, senador e governador. A disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, com uma inédita quantidade de cinco candidatos competitivos, foi quem gerou grande expectativa de como os nomes iriam se apresentar aos pernambucanos. Com os maiores guias eleitorais, Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (UB), apostaram na apresentação de suas respectivas biografias, o socialista enalteceu a relação com Lula e Eduardo Campos e teve declarações de amigos e familiares sobre sua trajetória, Miguel, por sua vez, se apresentou aos pernambucanos com vídeos na cidade de Petrolina, cidade em que governou por cinco anos e três meses, e que saiu com expressiva aprovação. Miguel minimizou a pouca idade e enfatizou sua atitude para mudar Pernambuco.

Líder absoluta nas pesquisas, Marília Arraes (SD) foi quem apresentou o guia eleitoral de maior ênfase na chamada pernambucanidade, onde apresentou questões culturais e sociais de diversas regiões do estado. Sem precisar atacar ninguém, Marília falou em um tempo novo, enfatizando esperança, amor e paz, bem ao estilo do seu primo Eduardo Campos na sua primeira campanha para governador, em comum, eles têm o mesmo marqueteiro, Edson Barbosa, que sempre foi muito competente em suas peças publicitárias.

Anderson Ferreira (PL), enfatizou sua relação com o presidente Jair Bolsonaro, e reforçou seu início de trajetória com o Projeto Libertador, que lhe deu projeção até chegar à Câmara dos Deputados, mas o pouco tempo fez com que Anderson tivesse que dizer que a continuação da sua história seria no próximo guia eleitoral. Isso se deu graças ao seu pequeno tempo de televisão, uma vez que possui apenas o PL na sua coligação.

Raquel Lyra (PSDB), com um tempo igualmente escasso como o de Anderson, enfatizou a entrega de 4,5 mil casas para 20 mil pessoas na sua gestão em Caruaru, a entrega de creches e oferta de vagas para as crianças caruaruenses com cinco refeições por dia, e uma nova maternidade para Caruaru, dizendo que poderia transformar cada cidade de Pernambuco e que queria ser governadora para fazer diferente, superar a pobreza e cuidar das pessoas. No final, o programa disse que Raquel é a mulher que Pernambuco quer.

Agora, com o início do guia eleitoral, há forte expectativa para a mudança ou consolidação do quadro eleitoral aferido pelas pesquisas divulgadas até o presente momento, porque definitivamente a eleição entrou na pauta do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário