terça-feira, 30 de agosto de 2022

André e Teresa iniciam guerra jurídica pela imagem de Lula

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

O ex-presidente Lula, que tenta voltar ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano, tem sido disputado pelas candidaturas a governador de Danilo Cabral (PSB) e Marília Arraes (Solidariedade). Pelo fato de tanto o PSB quanto o Solidariedade estarem na coligação nacional do PT, não há impedimento jurídico no uso da sua imagem por parte de Marília Arraes.  Inclusive o candidato do PSOL, João Arnaldo, também terá liberdade para fazer vinculação ao petista na disputa pelo governo de Pernambuco exatamente porque seu partido também integra a coligação nacional.

A disputa pela imagem de Lula entre os candidatos ao Senado tem outra conjuntura. André de Paula (PSD) e Teresa Leitão (PT) passaram a travar uma disputa jurídica, onde Teresa acionou o TRE no sentido de proibir que o presidente estadual do PSD utilize a imagem do presidenciável. A alegação de Teresa se justifica, uma vez que o PSD não integra a coligação nacional de Lula, o que veda a vinculação do parlamentar com o petista.

A estratégia de Teresa tem como objetivo evitar que aconteça uma vinculação equivocada do eleitor pernambucano em relação ao projeto do seu adversário, caberá à justiça eleitoral decidir sobre este questionamento, uma vez que um caso parecido envolvendo um candidato em Santa Catarina explorando a imagem do presidente Jair Bolsonaro sem estar na coligação do PL culminou na retirada da propaganda em caráter liminar.

Essa é a primeira de muitas disputas que deverão acontecer nos bastidores da justiça eleitoral, e evidenciam que a temperatura tende a subir nos próximos dias a medida que o pleito eleitoral em 2 de outubro se aproxime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário