quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Marília no teto, Danilo não reage


Na pesquisa do Ipec, ex-Ibope, divulgada, ontem, no NE-TV, da Rede Globo, na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas, o candidato do PSB, Danilo Cabral, aparece praticamente estagnado – saiu de 6% para 8%, reação tímida, dentro da margem de erro. Para quem está há cinco meses em campanha, é mais um sinal de que pode mesmo ficar fora do segundo turno.

Uma pesquisa sem novidades. Marília Arraes, candidata do Solidariedade, estagnou nos 33% e parece ter alcançado o seu teto, enquanto os demais se mantém emparedados: Raquel Lyra, candidata do PSDB, tem 12%, Anderson Ferreira, do PL, 11%, e Miguel Coelho, do União Brasil, 9%. Impossível apostar quem será o adversário de Marília no segundo turno.

O levantamento não reflete ainda o impacto da propaganda eleitoral no rádio e na TV, porque foi feito entre os dias 27 a 29, pegando apenas três dias do horário eleitoral. Esse reflexo, na verdade, só será visto com pelo menos 15 dias, porque os guias e as inserções não são diárias, mas alternadas com a corrida presidencial.

Os números do Ipec, portanto, estão fora de qualquer interpretação relacionada ao que os candidatos já mostraram no rádio e na TV, o que, diga-se de passagem, é muito pouco, ou quase nada. Brancos e nulos caíram de 17% para 13%, mas os indecisos continuam na mesma margem de 9%.

A Globo não informa se o levantamento foi por telefone ou presencial, o que faz diferença – e muito. Foram aplicados 1,2 mil questionários em 51 municípios. As pesquisas do Instituto Opinião, exclusivas deste blog, alcançam um universo bem maior. São dois mil questionários em 80 municípios, no modelo presencial, que tem uma margem de segurança bem maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário