terça-feira, 30 de agosto de 2022

Após fala de Bolsonaro, jornalistas mulheres saem em defesa de Vera Magalhães


Por Augusto Tenório, do JC — No primeiro debate entre candidatos à Presidência da República, transmitido ao vivo na noite desse domingo (29), Jair Bolsonaro (PL) atacou Vera Magalhães. A repercussão entre os adversários foi negativa, mas a ‘frente’ em defesa da jornalista contaminou as redes sociais, onde colegas da comunicadora saíram em sua defesa.

Tudo começou quando Vera Magalhães questionou Ciro Gomes (PDT) sobre redução do alcance da cobertura vacinal no Brasil. A jornalista apontou a desinformação promovida pelo presidente Bolsonaro sobre o tema durante o auge da pandemia de covid-19.

“Vera, não pude esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão em mim. Não pode tomar partido num debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”, disse Jair Bolsonaro.

Nas redes sociais, jornalistas como Fátima Bernardes saíram em defesa da colega. No Twitter, a ex-apresentadora do Jornal nacional escreveu: “Minha solidariedade à jornalista Vera Magalhães, atacada durante o Debate na Band pelo candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Não é a primeira vez que mulheres jornalistas são atacadas por esse governo”.

A ex-apresentadora do Jornal nacional, Fátima Bernardes, comentou o caso nas redes sociais.

Apresentadora do Globo repórter, Sandra Annenberg reforçou o discurso de Fátima Bernardes e adicionou: “Não podemos mais permitir misoginia seja onde for. Não vamos nos intimidar, mulheres são a maioria da população brasileira”.

Patrícia Campos Mello, que já foi atacada com insinuações de cunho sexual pelo presidente da República, publicou uma imagem ao lado de Vera Magalhães, demonstrando admiração pela colega. O Tribunal de Justiça de São Paulo, em tempo, decidiu em junho último aumentar a indenização paga por Bolsonaro à repórter em R$ 35 mil.

Andréia Sadi, que cobre política, escreveu: “Bolsonaro, ao se irritar com a pergunta jornalística de Vera Magalhães sobre vacinas ataca e – claro – o alvo é mulher. Incrível. Ideia fixa é a mira do presidente para atacar e agredir mulher. Beijo, Vera, você é orgulho”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário