sexta-feira, 26 de agosto de 2022

“Corrupção só aparece quando você permite que ela seja investigada”, diz Lula no JN


Por Ricardo Antunes — Na sabatina para o Jornal Nacional nesta quinta (21), Lula fez muito bem o que tinha que fazer. Esclareceu os pontos duvidosos sobre corrupção, economia e relacionamento com Centrão. Preparado para o “chumbo grosso” de perguntas sobre o tema, Lula foi humilde e reconheceu irregularidades, mas também defendeu o legado de sua gestão.”Corrupção só aparece quando você permite que ela seja investigada. Foi no meu governo que a gente criou o Portal da Transparência, Lei de Acesso à Informação, lei contra o crime organizado, lavagem de dinheiro, Coaf”, afirmou o ex-presidente, citando outras medidas de fortalecimento de mecanismos de combate à corrupção criados em seu governo.

Ainda sobre o tema, o ex-presidente criticou a Lava Jato, dizendo que ela ultrapassou os limites da investigação e acabou “fazendo política”. Ele também expôs Bolsonaro: “Eu poderia, por exemplo, fazer decreto de sigilo de 100 anos, sabe, que está na moda? Sigilo para os meus filhos, assessores. Ou colocava um tapetão para não investigar”.

Lula também deu um recado de que vai governar respeitando o empresariado e o papel de agronegócio na economia brasileira. Mostrou que vai defender o meio ambiente, elogiou o MST e disse que vai negociar, com o sistema financeiro, a dívida de milhões de famílias brasileiras. Deu estocadas cirúrgicas e elegantes em Bolsonaro, sem fazer o opositor de vítima. Afinou o discurso, testou a postura e definiu o tom da propaganda eleitoral que começa amanhã.

Lula durante sabatina ao Jornal Nacional

À FAVOR

Lula se saiu muito bem na entrevista do JN. Com uma comunicação simples e de fácil entendimento, não se intimidou nas perguntas delicadas sobre corrupção, e até agradeceu a oportunidade. De quebra, acertou no tom otimista, sem se irritar.

CONTRA

Centrado em mostrar os feitos de seu governo, que terminou com 87% de aprovação, o ex-presidente fugiu de perguntas que pediam políticas claras sobre corrupção e recuperação econômica.

NÚMEROS

Nas redes a sabatina bombou. No Twitter as hashtags ‘Lula no JN’, ‘Lulinha’ e ‘Meu Presidente’ foram mencionadas 216 mil, 10 mil e 20 mil vezes, respectivamente e entraram nos assuntos mais comentados no Brasil.

Ex-presidente defendeu convivência pacífica entre pequenos e grandes produtores

PULGA

Na sabatina, o petista não se comprometeu com lista tríplice para a PGR. ‘Quero deixar eles com uma pulguinha atrás da orelha’, diz candidato, em postura que contraria política adotada durante quatro governos do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário