sábado, 27 de agosto de 2022

JORNALISTA MAGNO MARTINS DESMASCARA LULA: As mentiras deslavadas de Lula Pinóquio no JN




POR MAGNO MARTINS

No comentário que fiz na coluna de ontem, a propósito da entrevista do ex-presidente Lula à bancada do JN, um verdadeiro circo armado por Bonner e Renata Vasconcellos, comprovei que ele mentiu ao afirmar que nunca havia nomeado amigos no seu Governo. Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal, foi um deles.

Fui pesquisar sobre a origem dos órgãos de controle. Me deparei com mais duas deslavadas mentiras de Lula Pinóquio. Ele disse que criou o Coaf – Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Na verdade, o pai é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1998. Afirmou, na maior cara de pau, que criou a lei contra a lavagem de dinheiro.

Também nasceu no Governo FHC, no mesmo ano, em 98. Graças a essa iniciativa, aliás, Lula Pinóquio foi levado ao xadrez. Mais outra mentira: disse que nunca interferiu na Polícia Federal. Em 2007, trocou o comando da instituição quando se deu a operação Xeque-Mate, de cumprimento de 11 mandados de prisão contra membros de uma organização criminosa especializada em estelionato contra instituições financeiras.

Mais outra mentira do Lula Pinóquio: afirmou que ao final do seu Governo deixou 370 bilhões de dólares em reservas internacionais. O valor real, segundo pesquisei, foi de 288 bilhões de dólares. Lula mentiu, também, quando falou que em seu Governo nunca houve invasão de terra produtiva pelo MST. Numa simples checagem no Google, Bonner e Renata pegariam dezenas de casos.

Lula Pinóquio também foi agressivo com o agronegócio. Afirmou ser um grupamento de direita e fascista. Perdeu o apoio de um pequeno grupo que ainda pensava em votar nele. Bonner e Renata deveriam ter lembrado que nada menos que 26% do PIB brasileiro é composto pelas divisas geradas pelo agronegócio.

A representatividade é tanta que o superávit do setor foi maior do que o da própria balança comercial brasileira. Em 2019, a agropecuária acumulou R$ 1,55 trilhões de bens e serviços gerados, representando 21,4% do PIB brasileiro. Em 2020, mesmo com os impactos do coronavírus na economia, o setor apresentou 2,4% de crescimento e foi responsável por 48% das exportações brasileiras naquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário