Museu interativo vinculado à Secti/PE oferece atividades educativas e sustentáveis gratuitas de terça (6) a sexta (9)
No início deste ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a República de Côte d' Ivoire (conhecida também como Costa do Marfim), anunciaram o tema do 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente: "Combata a Poluição Plástica". Com o objetivo de educar e ampliar a conscientização sobre o assunto, o Espaço Ciência, museu vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), promove, de 6 a 9 de junho, a Semana do Meio Ambiente (SMA). O evento vai oferecer atividades sustentáveis e gratuitas como oficinas sobre reciclagem de papel, importância dos manguezais, jogo educativo e conversas. Também integra a programação, a segunda edição da Vitrine de Startups, mostra de soluções tecnológicas criadas por startups apoiadas pela Secti.
Com foco em resíduos sólidos, a Vitrine ocorre na quarta (7), a partir das 9h, na Galeria 4.0 do Espaço Ciência. Participam a startup Inovar Verde, que vai expor produtos sustentáveis; a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), com a presença do professor Paulo Souza e de alunos de ensino médio que irão apresentar construções de soluções inovadoras desenvolvidas pelo grupo.
Também integra a programação, o Lócus de Inovação de reaproveitamento de resíduos sólidos, da cidade sertaneja do Moxotó, com participação da coordenadora, a professora da UFPE Nathalia Bezerra. As inscrições para a Vitrine de Startups são gratuitas, mas precisam ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/
Dia Mundial do Meio Ambiente
O ano de 2023 marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, com evento sediado na República de Côte d'Ivoire em parceria com os Países Baixos. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias.
Microplásticos
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano mundialmente. Da produção total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem anualmente em lagos, rios e mares. Já os microplásticos - pequenas partículas de plástico de até 5 mm de diâmetro – acabam em alimentos, água e ar e poluem todos os ecossistemas desde o topo das montanhas até o fundo do oceano.
No Brasil, o número de pesquisas sobre microplásticos aumentou 560%, em seis anos (2017-2022), conforme pesquisa recente desenvolvida em parceria pela editora científica Elsevier, que mapeia publicações científicas em documentos públicos utilizados em tomadas de decisão mundo afora, e a Agência Bori. O tema insere-se num universo de mais de oito mil artigos sobre oceanos publicados por instituições brasileiras no período. Mais informações no site do Espaço Ciência: https://www.espacociencia.pe.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE - COMBATA A POLUIÇÃO PLÁSTICA
6/6 - Terça
Manhã: Menos plástico, mais mangue!
Tarde: A química do papel reciclado
7/6 - Quarta
Manhã: O manguezal é o bicho!
Tarde: Minha primeira exsicata
8/6 - Quarta
Manhã: A química do papel reciclado
Tarde: Caça ao tesouro sustentável
Vitrine de Startups - Espaço Ciência 4.0 (manhã e tarde)
8/6 e 9/6 - Quinta e Sexta (manhã e tarde)
Secretaria de Educação do Recife
Brincando com os ODS e ressignificando os plásticos
Ressignificação de potinhos de plásticos e plantas mudas.
Contação de história: Ploft Plin Pra sempre assim
Jogos
Artec
Oficina de Metareciclagem : produção de biju sustentável
Ambiente estagramavel feito com resíduos com foco nos ODS
9/6 - Sexta
Manhã: Menos plástico, mais mangue!
Tarde: Minha primeira exsicata.
Foto: Espaço Ciência/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário