A expectativa é que sejam preenchidas 445 vagas, distribuídas para os cargos de agente de polícia, escrivão e delegado
Maioria das vagas previstas é para o cargo de agente de polícia (foto: Divulgação) |
Nesta terça-feira (31), o governo de Pernambuco divulgou o nome da banca organizadora do concurso da Polícia Civil. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será o responsável pela realização do certame. Cebraspe é uma associação civil sem fins lucrativos especializada na realização de concursos públicos.
O edital do concuso deve ser publicado em 25 de fevereiro de 2024. A expectativa é que sejam preenchidas 445 vagas. Grande parte das vagas previstas é para o cargo de agente de polícia, com 250 vagas. As demais vagas serão distribuídas para os cargos de escrivão de polícia e delegado, 150 e 45, respectivamente.
A governadora Raquel Lyra destacou o compromisso com a segurança de Pernambuco através do ingresso dos futuros policiais. "Já conseguimos, ao longo desses dez meses, garantir R$ 1 bilhão para equipar as forças de polícia com a troca de viaturas, compra de coletes à prova de balas e investir no Corpo de Bombeiros. Agora vamos realizar concursos públicos de policiais civis e militares que ingressarão no serviço público para transformar a segurança do nosso estado. Teremos prova em janeiro para Polícia Militar e em fevereiro para Polícia Civil", disse a governadora.
A previsão é que a primeira prova seja realizada no dia 25 de fevereiro de 2024. Para a secretária de Administração, Ana Maraíza, a realização desse concurso era um pleito antigo da categoria que só agora, na gestão da governadora Raquel Lyra, está sendo realizado. "A contratação desses novos profissionais irá propiciar mais agilidade no atendimento de ocorrências e na investigação e dessa forma fortalecer a Segurança Pública do Estado", enfatizou Ana Maraíza.
Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar
O governo de Pernambuco já havia anunciado que a AOCP será a banca responsável pelos concursos da Polícia Militar e Bombeiro Militar. O certame tem previsão de 2.400 vagas para Polícia Militar, 600 vagas para Corpo de Bombeiros Militar, 300 para Oficial da Polícia Militar e 60 Oficial do Corpo de Bombeiros Militar. As provas serão realizadas em três municípios: Recife, Caruaru e Petrolina (apenas para os cargos de Praça da Polícia Militar e Bombeiro).
Segurança Pública
Em apenas dez meses, na área da segurança pública, a gestão Raquel Lyra já entregou 724 novas viaturas para a Polícia Militar, 20 para a Polícia Penal, além de 7 mil coletes balísticos para policiais militares e 1 mil para os policiais civis do Estado. A governadora também deu posse a 338 policiais penais aprovados em concurso de 2021, que previa a contratação de apenas 200 agentes de segurança. Os projetos de Orçamento e de Plano Plurianual para os próximos anos contabilizam R$ 1 bilhão de investimentos para o Juntos Pela Segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário