sexta-feira, 29 de março de 2024

Devemos cobrar ao presidente Lula, o começo do início das obras da duplicação da BR 423

Deputado Izaías Régis, José Carlos (Cacau), Presidente Lula - Foto Arquivo

Com a vinda do Presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva à Arcoverde, na próxima quarta-feira, o povo de Garanhuns deveria cobrar aos seus representantes maiores como Deputado Federal Felipe Carreras (PSB), Deputados Estaduais Izaías Régis (PSDB), Debora Almeida (PSDB), e demais deputados, para que as obras que foram assinadas em Brasília, onde seria o inicio da duplicação da BR 423, sai realmente do papel.


A cidade esta tendo dificuldades de no mínimo 3hs de transito lento da BR 423, devido ao alto fluxo de carretas que vem de Goianas e passa por Garanhuns, com tudo isso a cidade não consegue andar e ser realmente uma cidade competitiva no mercado. A cidade está para literalmente.

Vamos valer o nosso direito, e cobrar de nossos representantes sejam na Assembleia  na ALEPE ou na Câmara dos Deputados, afinal Garanhuns é o nosso maior interesse, e essa obrar ainda não saiu do papel e virou realidade. Uma realidade esquecida por muito ou por todos. 


O governo federal autorizou, quarta-feira (8) de novembro do anos passado, a duplicação de trecho de 43,1 quilômetros da BR-423 em Pernambuco, entre os municípios de São Caetano e Lajedo. A ordem de serviço foi assinada pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em seu discurso, Lula afirmou que, independentemente de alinhamento político com governantes locais, o governo federal atende igualmente todos os estados do país, desde que as ações sejam justificadas com bons projetos. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, é filiada ao PSDB. Nas eleições de 2022, ela derrotou a candidata Marília Arraes (Solidariedade), apoiada por Lula no segundo turno do pleito estadual.

“O que tenho dito às pessoas é que não me venham aqui apenas fazer discurso de que precisa de recursos. O que tenho dito, o que faz o dinheiro acontecer é a clareza do projeto, a importância do projeto e a seriedade de viabilidade econômica e social de uma obra. E há muito tempo essa obra é cobrada de mim”, disse


Contemplada pelo Novo PAC, a duplicação da BR-423 irá começar pelo estado de Pernambuco. A ordem de serviço da obra foi assinada nesta quarta-feira (8), em Brasília, com a presença do presidente Lula, da governadora Raquel Lyra e do ministro dos Transportes, Renan Filho. Além de Pernambuco, a rodovia faz a ligação dos estados de Alagoas e Bahia, integrando as cidades de Garanhuns (PE), Ouro Branco (AL) e Paulo Afonso (BA). A malha viária terá 43,1 quilômetros duplicados pelo governo federal, no trecho entre os municípios de São Caetano e Lajedo, contando com um investimento previsto de R$ 330,3 milhões.

Durante seu discurso, o presidente Lula destacou a parceria com o Estado. “Por muitas décadas o Nordeste foi esquecido pelo poder central. Por isso, faço questão de assinar a ordem de serviço de uma obra que é cobrada pelo povo pernambucano há muito tempo. Pernambuco ficou muito tempo sem receber investimento. O que faz uma obra acontecer é a clareza do projeto, e é por isso que também tomamos a decisão de retomar a Transnordestina até o Porto de Suape. Parabenizo a governadora Raquel Lyra, que tem sido nossa parceira, e afirmo que será recebida sempre pelo nosso governo”, ressaltou.

“Estamos tirando um sonho de muitas décadas do papel e atendendo a uma demanda da população do Agreste. Além de ligar a outros estados, a rodovia também é importante para o escoamento das mercadorias produzidas no polo de confecções, rota do queijo, do leite, indústria agropecuária e a agricultura familiar, por exemplo. A duplicação irá contribuir para a geração de empregos, tanto durante o período de execução da obra, como depois que for entregue, dando mais dinamismo econômico à região. Agradeço ao presidente Lula e ao ministro Renan Filho por manterem o diálogo e atenderem àquilo que é prioridade para o povo pernambucano”, destacou Raquel Lyra..


Nenhum comentário:

Postar um comentário