sexta-feira, 29 de março de 2024

QUEM TEM TEM, E QUEM PODE PODE: Daniel Alves dá festa ‘até as 5 da manhã’ após ser solto por acusação de estupro

 


Por O Globo – Depois de deixar a prisão Brians 2, em Barcelona, onde estava recluso desde janeiro de 2023, Daniel Alves seguiu para casa, no bairro Esplugues de Llobregat, na última segunda-feira. Já no dia seguinte, ele deu uma festa na residência para celebrar o aniversário de seu pai, Domingos Alves da Silva, de acordo com jornalistas do programa “Así es la vida”, do canal Telecinco.

A Justiçada Espanha permitiu que o ex-lateral da seleção brasileira aguarde em liberdade a análise dos recursos de sua condenação por estupro, mediante o pagamento de fiança de 1 milhão de euros (R$ 5,4 milhões) e a entrega dos passaportes brasileiro e espanhol, entre outras medidas restritivas. Visitas de amigos e parentes não estão proibidas.

O atleta recebeu parentes em casa na terça-feira, e o grupo estendeu a comemoração até a madrugada de quarta. O festejo durou “até as cinco da manhã”, detalharam os jornalistas do “Así es la vida”. A atração afirma que a mulher do jogador, a modelo Joana Sanz, não compareceu à festa.

Profissionais alocados no portão da casa para acompanhar o dia a dia do ex-lateral da seleção brasileira após a soltura também registraram o momento em que ele recebeu a visita de dois amigos. Os homens saltaram de um táxi perto da entrada da propriedade e cobriram os rostos ao perceberem a aproximação dos jornalistas. A dupla entrou na casa sem responder quaisquer perguntas.

uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2023/12/...
Daniel Alves foi acusado de estupro, após pagar fiança milionária deixou a cadeia.

Alves é xingado ao ir a tribunal

Condenado a 4 anos e meio por estuprar uma jovem numa boate em Barcelona, Daniel Alves compareceu nesta quarta-feira pela primeira vez ao tribunal desde que foi solto. Idas regulares à Corte são uma das medidas restritivas impostas pela Corte espanhola que permitiu ao ex-lateral da seleção brasileira aguardar em liberdade a análise dos recursos do caso.

Ao chegar e deixar o tribunal, acompanhado da sua advogada, Inés Guardiola, Daniel Alves foi alvo de xingamentos de pessoas que estavam do lado de fora do prédio.

— Você tem muito dinheiro para estuprar, né? — diz um homem a Daniel Alves, que não reage. — Ei, Alves, se sente o maioral, não é mesmo? No Brasil te matam rápido, hein? Você é um put* estuprador.

Uma mulher também se dirige a Alves e ironiza o quanto o comportamento dele parece “tranquilo”.

Amigos de Daniel Alves contribuíram com dinheiro para que o ex-lateral da seleção brasileira conseguisse pagar a fiança de 1 milhão de euros (equivalente a R$ 5,4 milhões) e sair da cadeia, segundo o jornal La Vanguardia.

Memphis Depay, do Atlético de Madrid, foi um dos que participaram da “vaquinha”, de acordo com o diário e o Mundo Deportivo.

Segundo o La Vanguardia, a equipe do ex-lateral contava com uma contribuição da família de Neymar, que “desistiu” de ajudar em meio à pressão pública pela condenação (o clã doou os 150 mil euros que possibilitaram a indenização da vítima e, por consequência, a redução da pena). Além desse revés, nenhuma entidade bancária concedeu o empréstimo. Sobrou a opção de uma “vaquinha” de um grupo de amigos que, de acordo com o diário, “pode incluir um jogador em atividade”.

Daniel Alves deixou a prisão por volta de 17h de segunda (horário de Barcelona, início da tarde no Brasil). Durante o dia, quando a fiança já havia sido paga, ele aproveitou para doar itens que lhe pertenciam: roupas esportivas, um ventilador, uma caixa de livros, incluindo uma Bíblia. O La Vanguardia diz que o atleta agradeceu servidores penitenciários pelo tratamento recebido em mais de um ano de custódia e recolheu objetos pessoais — seu relógio, sua aliança de casamento e seu celular.

Quando foi preso, em janeiro de 2023, Daniel Alves estava num relacionamento com a modelo espanhola Joana Sanz. Ela afirmou a intenção de se separar depois de descobrir que o companheiro havia sido infiel, mas depois teria adiado o início do processo de divórcio, de acordo com relatos da mídia internacional nos últimos meses.

Fontes afirmaram ao jornal espanhol que o dinheiro reunido pela defesa de Alves não inclui o 1,2 milhão de euros que a Justiça determinou que o Fisco espanhol devolvesse ao atleta.

O Ministério Público de Barcelona pediu à Justiça que revogue a liberdade provisória concedida ao ex-jogador. O pedido dos promotores foi feito na sexta-feira e defende a tese de que existe risco de Daniel Alves fugir da Espanha para não cumprir a pena.

A Justiça, por sua vez, ao conceder a liberdade provisória, entendeu que esse risco não existe mais. Além do pagamento da fiança, Daniel Alves terá de cumprir outras medidas restritivas, como ficar a pelo menos 1 km da vítima, não tentar se comunicar com ela e ter de se apresentar ao tribunal semanalmente e sempre que sua presença for solicitada.

Amigos encapuzados chegam a casa de Daniel Alves.

Caso Daniel Alves: O que mudou no entendimento da Justiça

Daniel Alves já havia pedido a liberdade provisória em outras cinco ocasiões ao longo do processo iniciado em janeiro de 2023, mas todas foram negadas. O atleta voltou a pedir a liberdade provisória esta semana ao Tribunal de Justiça da Espanha. Em uma audiência feita por videoconferência e com portas fechadas, nesta terça-feira, o brasileiro declarou ao magistrado que não iria fugir, caso seu pedido fosse concedido.

— Não vou fugir. Confio na Justiça e estarei sempre à sua disposição — disse Daniel Alves, segundo a imprensa espanhola.

O entendimento da Justiça espanhola nas outras ocasiões era de que havia o risco de fuga de Daniel Alves. Agora, com a sentença proferida, os juízes aceitaram os argumentos da defesa de que o jogador se comprometeria a entregar os passaportes e não haveria o risco de repetição do crime.

A defesa de Daniel Alves acredita que, por já ter cumprido um quarto da pena de prisão — o brasileiro foi preso em janeiro de 2023 —, ele poderia aguardar a decisão dos recursos em liberdade provisória.

Daniel Alves ficou 430 na cadeia até conseguir liberdade provisória
Condenado no mês passado a quatro anos e meio de prisão por estuprar uma jovem em uma boate em Barcelona, Daniel Alves não ficará todo esse tempo na cadeia. Isso porque a Justiça Espanhola decidiu conceder liberdade provisória ao brasileiro, que, ao todo, ficou preso durante 430 dias — o ex-lateral havia sido detido no dia 20 de janeiro de 2023.

No total, Daniel Alves ficou preso durante 14 meses, 61 semanas e 430 dias, até ter a liberdade provisória concedida.

Por que Daniel Alves foi preso? Qual foi a pena?
Daniel Alves foi condenado a 4 anos e meio de prisão por estuprar uma mulher de 23 anos no banheiro de uma boate espanhola, em dezembro de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário