Novo centro oferecerá consultas ginecológicas, biópsias, colposcopia e CAF
O Hospital Regional Dom Moura (HRDM) inaugurou nesta terça-feira (06) o Centro de Atenção à Saúde do Útero (CASU). O centro foi criado em resposta à alta incidência de câncer de colo de útero, que é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil e ocupa a quarta posição em mortalidade nessa população.
Os atendimentos no CASU serão realizados via regulação através V GERES e acontecerão todas às terças-feiras. Este centro tem como objetivo fornecer cuidados especializados, incluindo investigação diagnóstica e tratamento do câncer de colo de útero. O CASU vai contemplar a saúde da mulher com serviços de colposcopia, biópsias, cirurgias de alta frequência (CAF) e consultas ginecológicas.
A diretora médica e ginecologista, Luciana Santos, destacou que devido a esse índice do câncer de Colo de Útero, a criação do CASU é de extrema importância para a região. "O câncer de colo de útero é o terceiro entre os mais freqüentes tipos de câncer em mulheres no Brasil. Diante desse cenário alarmante, precisamos buscar estratégias que respeitem os indicadores de cada região e tragam soluções para que o maior número de mulheres seja contemplado na rede de saúde”, explicou.
De acordo com os dados da GERES, Garanhuns e municípios circunvizinhos estão com um grande número de mulheres em fila de espera, com citologias alteradas, aguardando prosseguir investigação e tratamento, sendo encaminhadas para Recife. Com o CASU, essas transferências acontecerão com menos frequência.
A diretora geral do HRDM, Jaqueline Calado, também expressou sua satisfação com a inauguração do CASU: "É com grande satisfação que retomamos a rede feminina com uma nova cara, que é nosso CASU. Eu como mulher, me sinto mais que compromissada em retomar esse serviço que estava parado há mais de 4 anos", disse Cala
Nenhum comentário:
Postar um comentário