terça-feira, 7 de julho de 2020

CRIME: Novo Golpe no WhatsApp promete 'Frigobar da Coca-Cola'. Veja como se Proteger

  

Um novo golpe está rodando na web. Desta vez, a grande promessa é um frigobar da popular marca de bebidas, Coca-Cola. O link que introduz o golpe tem domínio registrado na Rússia e está sendo amplamente divulgado através do WhatsApp. De acordo com a Polícia Federal, não é a primeira vez que cibercriminosas utilizam a imagem da Coca-Cola para enganar pessoas na internet, outras vezes, até emprego já foi prometido. 


COMO ACONTECE? - O golpe se inicia a partir do momento em que a vítima recebe uma mensagem em seu WhatsApp avisando que, para ganhar um frigobar da coca-cola, bastaria responder três perguntas.
Assim que o usuário responde as questões, uma nova mensagem aparece, com um novo 'desafio'. Desta vez, a vítima é instruída a compartilhar o link malicioso com pessoas da sua lista telefônica até que uma barra de quantidade, localizada na parte inferior da tela, fique completa. A promessa é que, após o preenchimento da barra, o usuário recebe o frigobar dentro de quatro dias. Mas na realidade, assim que a barra de preenchimento for finalizada, automaticamente o dispositivo eletrônico da Vítima, utilizado para cumprir o procedimento, será infectado por vírus cibernéticos. Informações pessoais como fotos, vídeos, mensagens e senhas são capturadas pelos criminosos, além disso, o celular, computador ou tablet do usuário pode ser bloqueado. Para liberar o aparelho, os golpistas solicitam que a vítima pague um 'resgate' em bitcoin, moeda virtual difícil de ser rastreada.

COMO SE PROTEGER?  - Desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais, prefira sempre apagar e não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes. (Com informações de Vanessa Moura/JC. CONFIRA)

Clique AQUI e confira dez dicas para não cair em golpes pelo WhatsApp. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário