quinta-feira, 16 de julho de 2020

Governo informará datas de retorno de aulas presenciais no final de julho

"A proposta é que sejam datas únicas, para redes públicas e privadas, e para todo o
Estado", destaca Frederico Amancio, Secretário de Educação de Pernambuco.

Até o final deste mês de julho, o governo estadual deve divulgar o cronograma com as datas para retomada, em Pernambuco, das aulas presenciais em escolas, faculdades, universidades e cursos livres em instituições públicas e privadas. As atividades presenciais no Estado estão suspensas desde 18 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. Protocolo com as regras que as unidades de ensino devem seguir foi divulgado nesta quarta-feira.

"Ainda não temos a definição de datas, mas esperamos divulgá-las este mês. Junto ao gabinete de enfrentamento da covid-19, vamos acompanhar os números da pandemia nas próximas semanas", declarou o secretário estadual de Educação, Frederico Amancio, durante coletiva na tarde desta quarta-feira (15) para apresentar o protocolo de retomada das atividades educacionais em Pernambuco.

"A proposta é que sejam datas únicas, para redes públicas e privadas, e para todo o Estado", destacou Frederico. Ele disse ainda que haverá datas diferenciadas entre educação básica e ensino superior. 

O protocolo contempla regras como o uso obrigatório de máscara por alunos, professores e funcionários e distanciamento mínimo de 1,5 metro dos estudantes em sala de aula são algumas das regras. Também a suspensão de esportes coletivos e de eventos presenciais.

Decreto assinado pelo governador Paulo Câmara mantem as unidades de ensino fechadas até o dia 31 de julho por causa da pandemia da covid-19. O decreto foi publicado pela primeira vez em 18 de março.

“Esse protocolo é extremamente importante para o planejamento e a organização das instituições públicas e privadas para permitir que em breve possamos retomar as aulas presenciais. A área educacional merece atenção especial e o retorno tem que ser feito com muito cuidado, seguindo todas as orientações sanitárias e no tempo que a pandemia permitir”, destacou Frederico Amancio.

Ele foi o responsável pela coordenação da equipe que elaborou o protocolo, inspirado em experiências internacionais e em documentos de outros Estados brasileiros.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário