segunda-feira, 13 de julho de 2020

PLANO ECONÔMICO Agreste avança na retomada econômica a partir desta segunda


Shoppings, comércio varejista e salões reabrirão. Já o Polo de Confecções segue no delivery

Por Matheus Jatobá

Os municípios do Agreste de Pernambuco avançam hoje para a quarta fase no Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. Lojas de varejo de rua, shoppings centers com atendimento presencial, comércios de veículos com 50% da carga (incluindo serviço de aluguel, venda e vistoria), construção civil com 100% da capacidade, salões de beleza e clínicas de estética podem retomar os serviços. O Polo de Confecções, não será contemplado e segue atuando por delivery e atuando com protocolos específicos. 

Em relação aos horários de funcionamento, as lojas do varejo de rua devem funcionar no horário das 9h às 18h, enquanto os shoppings centers devem ter até 30% da capacidade de público, atuando das 11h às 19h ou das 12h às 20h. 

A região que estava na fase dois do plano, teve o seu retorno dos setores estagnado por conta de um aumento significativo no número de casos graves da Covid-19. O cenário, levou à determinação de uma quarentena mais rígida em Caruaru e Bezerros, cidades onde a situação despertava mais preocupação, além de um alerta geral para os municípios adjacentes.

O presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE), Eduardo Catão, afirma que a retomada é importante, e se demorasse mais, muitos empresários iam fechar as portas. “É muito bom voltar. Existe uma necessidade e se não se faz isso, algumas não chegariam a abrir, sem contar que outras nem essa oportunidade vão ter, por conta da crise. A expectativa é boa, tem ansiedade e aos poucos o movimento deve voltar ao normal”, disse. 

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e vice-presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Luverson Ferreira, a reabertura dos shoppings deve agregar e ressalta a importância de atuar dentro das recomendações sanitárias. “Tivemos muita articulação e conversa com o governo, todos estão comprometidos com um retorno responsável. Ficamos mais de 120 dias fechados, trouxe problemas, esperamos conseguir salvar o ano nesse segundo semestre”, afirmou. 

Para o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), o aumento da capacidade é positivo para evitar desemprego na região. “Esse retorno com 100% é importante, temos a preocupação com o desemprego, precisamos dessa mão de obra, que é muito relevante. Nosso setor não é um ponto de contágio, e é uma volta com muitas esperanças”, afirmou. 

Nessa fase, serão contempladas as cidades da Gerência Regional de Saúde IV, entre elas: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

Cidades da Gerência Regional de Saúde V, também iniciam a fase, entre elas: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

PRECAUÇÃO: Durante o funcionamento, os estabelecimentos deverão providenciar equipamentos de proteção individual (EPIs) para os seus funcionários. Permanecendo obrigatório, em todo o Município, o uso de máscara pelas pessoas que tenham de sair de casa para exercer atividades ou adquirir produtos essenciais. O uso de Máscara também é obrigatório nos espaços públicos, estabelecimentos privados que estejam autorizados a funcionar de forma presencial e nos veículos públicos e particulares, inclusive ônibus e táxis.

Os Órgãos Públicos, estabelecimentos privados e os condutores e operadores de veículos ficam obrigados a exigir o uso de máscaras pelos seus servidores, consumidores e passageiros. O uso e manutenção das máscaras será disciplinado pela Secretaria Municipal de Saúde, de forma que as máscaras hospitalares sejam exclusivamente destinadas aos profissionais de saúde. Todos os estabelecimentos também deverão disponibilizar itens de higienização indicados pelas autoridades de saúde para clientes e frequentadores, tais como utilização de pias com água, sabão, papel toalha ou álcool 70%.

A Vigilância Sanitária Municipal, juntamente com as demais autoridades fiscalizatórias, acompanharão o cumprimento das normas estabelecidas para o funcionamento do comércio, podendo ser adotadas medidas individuais previstas em lei, caso haja o descumprimento. Tais como, aplicação de multas, interdição do estabelecimento e cassação do respectivo alvará de funcionamento.

PARQUE EUCLIDES DOURADO - O Decreto reforça ainda as diretrizes da reabertura do Parque Euclides Dourado, exclusivamente para atividades físicas, com exceção dos sábados, domingos e feriados, das 5 às 17h. O acesso será limitado para a pista de cooper, bem como os equipamentos aeróbicos de flexões, abdominais e barra fixa.

Também será realizada a aferição da temperatura corporal dos frequentadores nas entradas do Parque; e o controle do fluxo interno, limitando-se a 50%  de sua capacidade total. Todos os frequentadores deverão estar usando máscaras; bem como os Servidores que trabalham no local. Fica permitida a atividade profissional desenvolvida por treinador pessoal, com apenas um aluno por vez.

As visitas ao Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo) continuam suspensas por tempo indeterminado. Também permanece proibida a concentração de mais de 10 pessoas no mesmo ambiente, com exceção para as atividades essenciais ou cujo funcionamento esteja autorizado pelo Decreto nº 064/2020. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário