terça-feira, 20 de abril de 2021

GARANHUNS / Crianças e gestantes são acompanhadas pelo Criança Feliz

 Visitadores observam o desenvolvimento infantil e visam prevenir situações desfavoráveis no seio familiar

Para que o desenvolvimento humano seja favorável são necessários estímulos desde os primeiros anos de vida. Em Garanhuns, gestantes e crianças de 0 a 6 anos são acompanhadas por meio do Programa Criança Feliz. A iniciativa do Governo Federal tem sua aplicabilidade através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).

Com o intuito de promover o desenvolvimento integral na primeira infância e fortalecer as ações de políticas públicas, o programa funciona através de visitas domiciliares. Por meio dessas ações, as equipes trabalham o fortalecimento de vínculos e estímulos ao desenvolvimento infantil em diferentes idades: desde a gestação até os 3 anos de vida - ou 6 anos se receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a titular da SASDH Eliane Madeira, os visitadores utilizam metodologia especifica para trabalhar com as crianças e seus cuidadores, prezando sempre o fortalecimento de vínculos e estímulos infantis. "Eles também orientam e trabalham junto com a rede para garantir que os direitos sociais sejam atendidos. Na falta de algum direito ou problema identificado, estes são encaminhados para diferentes setores da rede pública”, explica.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura renovou convênio com a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). A parceria visa a participação de 40 bolsistas de pesquisa e extensão, de todos os cursos da instituição, para que atuem como visitadores do programa. Eles realizam o acompanhamento das famílias com a supervisão da equipe técnica da Secretaria. Devido a pandemia, as visitas estão sendo feitas de forma remota e para as famílias que não possuem celular, a equipe vai até o local com o mínimo contato possível.

Arte: Lucas Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário