quinta-feira, 29 de abril de 2021

Presidentes do CREF e da ALEPE debatem Educação Física

Representantes do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco se reuniram na Câmara de Vereadores de Garanhuns com o Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), Deputado Eriberto Medeiros.

O Prof. Lúcio Beltrão (presidente do CREF12/PE), a Prof.ª Aída Andrade (tesoureira da CREF12/PE) e o Prof. Marcelo Neves (Profissional Delegado no CREF12/PE) pediram ao Presidente Eriberto Medeiros que coloque em pauta no Plenário da ALEPE o Projeto de Lei 1757/2021, de autoria do Deputado Gustavo Gouveia, que coloca as atividades físicas e os locais de prática como essenciais. 

A ALEPE já aprovou o regimente de urgência do PL 1757/2021, o que diminui o tempo da tramitação. Como aconteceu com o PL das igrejas e templos, mesmo que a CCLJ rejeite, o Plenário (conjunto dos deputados) pode votar à favor e tornar lei.

Os representantes da Educação Física pernambucana também pediram apoio na vacinação da categoria. Lembraram que os estabelecimentos de saúde dos Profissionais de Educação Física são os estúdios, as praias, parques, dojos, praças, campos, quadras, academias, box, condomínios, a casa de nossos pacientes, entre outros locais. Assim como outras profissões de saúde podem trabalhar em hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. É preciso entender essas diferenças e respeitar todas as profissões de saúde, até por que não há hierarquia entre os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares).

O CREF12/PE pediu apoio da ALEPE para a volta imediata dos esportes e aulas coletivas, além da ampliação dos horários de trabalho dos Profissionais de Educação Física para não concentrar muitos alunos em momentos de pico.

O Conselho lembra que os Profissionais de Educação Física são essenciais em todos os locais. Os autônomos, os que trabalham nas academias, clubes, associações, nos treinos funcionais (individual e em grupo), esportes coletivos e individuais, artes marciais, academias, box, estúdios, hospitais, Nasf, CAPS, entre tantos outros locais de intervenção Os Profissionais de Educação Física promovem saúde e previnem doenças. A ciência mostra que os Profissionais de Educação Física são fundamentais no combate à Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário