terça-feira, 27 de abril de 2021

Ouvidores da Rede Estadual participam de capacitação

Incentivar o desenvolvimento das habilidades e competências dos ouvidores como forma contínua de aperfeiçoamento do trabalho e, consequentemente, da prestação do melhor atendimento ao cidadão. Com este propósito, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) acaba de concluir o treinamento de duas turmas do “Programa Simplificado de Alta Performance” que, ao todo, capacitou 15 profissionais que atuam nas ouvidorias de secretárias e órgãos do Poder Executivo estadual de Pernambuco.


Cada turma se reuniu durante cinco encontros semanais, onde os participantes assistiram palestras e fizeram exercícios pontuais com a leitura de livros e análise de filmes; além de uma série de outras atividades teóricas e práticas conduzidas pela gestora governamental da SCGE, Luciana Silva.

 

De acordo com ela, a proposta foi promover o autoconhecimento; o aumento do nível de satisfação e autorresponsabilidade; a troca de experiência entre os integrantes; a melhoria dos relacionamentos interpessoais; e a elevação da performance individual e da equipe. “Trabalhamos com dinâmicas que estimularam a interação dos grupos e obtivemos um resultado muito positivo. Estou muito feliz por tudo o que foi vivenciado durante a imersão e pelas sementes plantadas”, comemora Luciana.

 

As turmas do “Programa Simplificado de Alta Performance” contaram com a presença ativa de representantes das ouvidorias das secretarias de Defesa Social (SDS), Desenvolvimento Econômico (SDEC), Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Turismo e Lazer (Setur).

 

Também participaram da capacitação, ouvidores da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADDiper), Agência Estadual de Reguladora de Pernambuco (Arpe), Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe), Porto do Recife S.A. e Universidade de Pernambuco (UPE).

 

“A Ouvidoria é o principal canal de comunicação entre a sociedade e a administração pública. Por isso, entendemos que ao investir na qualificação das pessoas que respondem por esse serviço dentro de cada instituição do Governo de Pernambuco, damos um passo para um atendimento de excelência ao cidadão, que é um dos objetivos estratégicos da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, onde a OGE está vinculada”, avalia secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet.

 

A diretora da OGE, Elisa Andrade, avaliou a participação ativa de todos os envolvidos como a razão do sucesso do programa. “Nada teria acontecido sem o interesse dos ouvidores que integram a Rede, em se desenvolver para oferecer sempre o melhor. O programa foi pensado para pequenos grupos para que todos pudessem interagir de maneira mais decisiva na conquista dos objetivos pessoais e profissionais”, frisa.

 

DEPOIMENTOS – O sucesso da iniciativa é registrado em elogios feitos por integrantes das turmas. “Gratidão a todos da OGE por nos proporcionar tão grandioso momento de aprendizagem, desenvolvimento e transformação. Esse programa que tivemos a oportunidade de vivenciar, reforça o conceito que trago comigo de que a OGE é uma mãe para todos nós da Rede de Ouvidores do Estado. Afinal, somente uma mãe tem amor e cuidado pelos seus e busca, constantemente, direcioná-los no caminho do crescimento, da evolução e das conquistas”, frisa a ouvidora da Setur, Christiany Cavalcanti.

 

Para a ouvidora da Compesa, Rita de Cássia Cavalcanti, o programa proporcionou um aprendizado significativo para a vida de todos participantes. “É uma verdadeira transformação no caminho do crescimento e das conquistas para a performance profissional. Gratidão à Luciana e às colegas que, com comprometimento e dedicação, tornaram essa imersão mais rica com suas experiências”.

 

“O programa foi simplesmente extraordinário. Gratidão define”, ressalta a ouvidora do Porto do Recife, Kelly Araújo. “Meus agradecimentos a Luciana que, com certeza, transformou a forma de pensar e de agir de cada um de nós. Nos fez enxergar o quanto somos capazes de conquistar o mundo. Agora é levar para a vida e colocar em prática todo conhecimento adquirido nesses cinco encontros”, complementa.


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