quinta-feira, 29 de abril de 2021

Dia Internacional da Dança é comemorado com evento on-line da Secult-PE nesta quinta (29)

 Programação traz apresentações pré-gravadas mesas de conversa sobre a dança



O Dia Internacional da Dança será comemorado nesta quinta (29) com um evento on-line no YouTube da Secult-PE. A programação traz apresentações artísticas pré-gravas e exibidas em primeira mão nas transmissões, exibição de gravações enviadas por pessoas envolvidas com a dança em Pernambuco e rodas de conversa sobre o tema. O dia termina com a Mostra Brasileira de Dança e apresentação da peça coreográfica "Arreia", de Íris e Iara Campos. O acesso é livre e gratuito a partir das 15h.

A abertura vai contar com a participação do secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, Maria Paula Costa Rêgo, que é assessora de Dança da Secult-PE, Alan Leite, diretor da Cia Aje de Dança, e Sérgio Galdino, assessor de Dança da Prefeitura do Recife.

A primeira atração do evento vai ao ar às 15h30. “TRAÇOS, Nossa Dança!”, acontecerá em quatro atos, sempre entre uma ação e outra, trazendo o conjunto editado de vídeos enviados anteriormente por pessoas que ocupam o território da dança pernambucana. As demais exibições estão marcadas para 17h, 18h e 19h20.

Antes disso, entre 16h e 17h, a mesa “Reverberações de uma formação técnica em dança” vai reunir Zé Manoel Sobrinho, presidente da Fundação da Cidade do Recife, Ana Vitória Freire, coreógrafa, Nanny Alves, pedagoga e bailarina, e Matias Santiago, bailarino e coreógrafo. A mediação fica por conta de Maria Paula Costa Rêgo.

Entre 17h30 e 18h, acontece a mesa “Lançamento da Plataforma de Dança Mercadança”, trazendo a discussão “Pontes entre Pernambuco e América Latina”. Enriquecem a conversa Iris Macêdo, gestora cultural e diretora do Fervo Projetos Culturais, e Flávia Pinheiro, que é coreógrafa, performer e pesquisadora.

O encerramento com a Mostra Brasileira de Dança e apresentação de ”Arreia” mostra uma produção que considerou corpo e dramaturgia do caboclinho como mote da criação, tendo como recorte o Caboclinho 7 Flexas do Recife, agremiação que as artistas integram há 16 anos. O espetáculo gravado em casa tem como objetivo falar sobre a ancestralidade indígena presente no caboclinho e na linhagem familiar das dançarinas e de Paulinho 7 Flexas, diretor da criação e Mestre do Caboclinho 7 Flexas do Recife, que é um dos Patrimônios Vivos do Estado de Pernambuco. “Arreia é sobre esse fio que liga a história dos povos originários, suas lutas, resistência, festejos, espiritualidade e como essa dramaturgia mítica está presente no Caboclinho”, contam as bailarinas.

“Para além do ato de comemoração do Dia Internacional da Dança, este é um ato de resistência. Sabemos todos da situação difícil que estamos passando, mas é um momento em que não podemos parar. Estaremos juntos nos blocos TRAÇOS, teremos as mesas sobre assuntos muito importantes para a dança na atual conjuntura e fomos presenteados pela Mostra Brasileira de Dança com 'Arreia', espetáculo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, encerrando o evento”, avaliou Maria Paula Costa Rego.




Serviço

Dia Internacional da Dança

Transmissão ao vivo no YouTube.com/SecultPE

29 de abril, quinta-feira, a partir das 15h



Acesso livre e gratuito

--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário