sexta-feira, 23 de abril de 2021

Vereador pede restauração do prédio do centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante

O Vereador Damásio Cardoso solicitou a Prefeitura que faça um estudo, através da Secretaria competente, para que veja a possibilidade de Restauração do Prédio do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, a antiga estação Ferroviária.

O Antigo prédio que abrigava outrora a Estação Ferroviária de Garanhuns, que hoje é o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, deverá passar por uma reforma, o Vereador Damásio Cardoso, solicitou através de requerimento na 11º Reunião Ordinária da casa, onde justificou o seu pedido, dizendo; que o prédio citado, é de arquitetura inglesa do século XIX, e é um dos mais importantes e histórico cartão postal de nossa cidade. Cardoso salienta que dada a idade da construção do prédio, e bem como a sua relevância, hoje se encontra urgentemente necessitado de uma grande reforma e restauração. Portanto, o vereador Damásio reitera a necessidade urgente desta reforma, já que é um anseio da sociedade Garanhuense e do povo da Terra de Samoa, conclui o vereador.

Conheça um pouco dessa História do prédio onde foi a Estação Ferroviária de Garanhuns


Descrição
: A Estação Ferroviária, inaugurada em 1887, faz parte do ramal Garanhuns, um prolongamento da Estrada de Ferro Sul de Pernambuco que faz a ligação entre Recife e Alagoas. A estação funcionou até a década de 1960 e, em 1979, foi restaurada e transformada, a gare, parte central com cobertura que liga a Estação e o Armazém, foi fechada e hoje funciona o Teatro Luiz Souto Dourado. O prédio preserva a arquitetura inglesa do século XIX, está localizada no centro da cidade e funciona como Centro Cultural Alfredo Leite, abrigando exposições e atividades culturais.

Fonte: Fundarpe.

Descrição: Pernambuco foi o segundo estado brasileiro a possuir malha ferroviária e o primeiro do Nordeste. Inaugurada em 28.09.1887, a Estação Ferroviária de Garanhuns, era a última estação ferroviária do ramal sul.A linha que vinha do Recife passava pelas cidades
Fonte: Valeria M. S. Rueda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário