sábado, 17 de abril de 2021

A mediação da leitura é o tema do Conexões Literárias desta terça (20)

 Live está marcada para as 19h, nos canais da Secult-PE e da Cepe no YouTube



O Conexões Literárias desta semana vai abordar a mediação da leitura. O encontro, que é uma parceria entre a Secult-PE/Fundarpe e Cepe Editora, está marcado para as 19h da quarta (20), com transmissão pelos canais no YouTube dos dois organizadores. “Mediação de Leitura: os agentes, os leitores e as palavras” vai tratar da importância do método de forma geral e tomar o exemplo do projeto “A Gente da Palavra”, parceria entre as entidades, como um bom exemplo de ação de mediação.

O acesso será livre e gratuito. Participam da transmissão ao vivo Alexandre Revoredo (cantautor e poeta, nascido em Garanhuns, autor de livros infantis e desenvolve trabalhos de musicalização infantil em escolas); Carminha Bandeira (mediadora de leitura e coordenadora da Gerência de Bibliotecas e Formação de Leitores/Programa Manuel Bandeira, responsável pela formação do projeto “A Gente da Palavra”); Maria Alice Amorim (poeta, ensaísta, pesquisadora, jornalista, editora, agente articuladora do projeto “A Gente da Palavra” e também autora do texto do livro do projeto); e Muriel Prado (assistente social, educador e mediador de leitura na Biblioteca Comunitária de Comportas - Heleno Veríssimo em Jaboatão dos Guararapes e mediador de leitura no projeto “A Gente da Palavra”).

“Essa é das pautas mais importantes no universo da literatura. Mediadores de leitura são aquelas pessoas que estendem pontes entre os livros e os leitores, ou seja, que criam as condições para fazer com que seja possível que um livro e um leitor se encontrem. No entanto, esse encontro não deve ocorrer como algo mecânico. O bom mediador de leitura é aquele que, além de leitor dos livros, é, paralelamente, um leitor de gente. Ele lê seus leitores, vislumbrando neles obras que podem corresponder a suas inquietações”, definiu Roberto Azoubel, coordenador de literatura da Secult-PE e mediador do encontro desta quarta.



Serviço

Conexões Literárias – Mediação de Leitura: os agentes, os leitores e as palavras

20 de abril, 19h

Canais da Cepe (bit.ly/canalcepe) e da Secult-PE (youtube.com/SecultPE) no Youtube

--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário