Por Ricardo Antunes — O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou, em pronunciamento na noite desta segunda-feira (1º), que as Forças Armadas americanas mataram o atual líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri. Zawahiri foi morto em ataque a drones em Cabul, capital do Afeganistão, país dominado pelo grupo terrorista Taliban desde a retirada americana concluída em 2021 pelo próprio Biden.
“A justiça foi feita e esse líder terrorista não existe mais”, disse o presidente americano. Segundo Biden, os EUA estavam cientes desde o início deste ano que Zawahiri se esconderia na capital afegã, com o intuito de se reencontrar com seus familiares. Zawahiri foi quem substituiu Bin Laden na liderança do grupo, após a morte do saudita, em 2011.
Zawahiri é procurado pelas autoridades americanas desde os ataques de 11 de setembro de 2001, os quais ele ajudou a arquitetar ao lado de Bin Laden. A informação da morte foi primeiro divulgada pela Associated Press, após anúncio da Casa Branca, no Twitter, sobre “uma operação de contraterrorismo bem sucedida”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário