quinta-feira, 31 de agosto de 2023

A ascensão de Márcia Conrado

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

Secretária de Saúde de Serra Talhada, Márcia Conrado disputou a prefeitura do município em 2020 sob forte expectativa de ser a primeira mulher a governar o município. Ela acabou vitoriosa e desde que assumiu em janeiro de 2021 que vem se consolidando como uma liderança política do interior de Pernambuco e também do próprio PT, que é carente de novas lideranças.

Recentemente a força que se restringia ao sertão do Pajeú ganhou contornos estaduais com sua ida para a presidência da Amupe. Na função, Márcia já conseguiu imprimir um forte ritmo de trabalho e tem garantido um protagonismo para a Amupe, prova disso foi a exitosa edição do Congresso Pernambucano dos Municípios que reuniu a maior quantidade de inscritos da história.

Aliada da governadora Raquel Lyra e do presidente Lula, Márcia tem sido uma importante voz das demandas dos municípios pernambucanos. Diante deste cenário de queda abrupta do Fundo de Participação dos Municípios, a presidente da Amupe teve importantes conversas com a bancada federal e com o governo federal no sentido de mitigar os impactos da queda de receita dos municípios, buscando soluções imediatas para que a parte mais frágil do pacto federativo não seja ainda mais penalizada.

Com vistas à reeleição em Serra Talhada, a prefeita tem uma sólida base de apoio com 15 dos 17 vereadores e chega no penúltimo ano de sua gestão bastante fortalecida politicamente com a recente aprovação das suas contas de 2021, numa evidência clara de que seu projeto de renovar o mandato não só é competitivo como tem lastro político e eleitoral. Caso lograr êxito na empreitada, suas chances de tornar-se um player estadual num futuro próximo aumentam consideravelmente, pois já mostrou que sabe dialogar, fazer e entregar as transformações que a população precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário