Por Marcelo Jorge
Para quem se detém em ver apenas a campanha publicitária de verão e não em LER o material turístico completo produzido pelo Governo de Pernambuco, perceberá que o mesmo contempla diversas cidades como destino para os visitantes e dentre as mesmas está GARANHUNS.
No entanto, a obsessão eleitoreira em transformar o Estado que é parceiro, em vilão, numa briga sem futuro, politizando a qualquer custo as relações que deveriam ser amistosas, pode isolar este importante município das futuras ações de Governo.
No universo político, nem sempre existem coerência entre discursos e ações. Quando não ocupava a cadeira principal do Palácio Municipal, a atual gestão de Garanhuns criticava seu antecessor pelo mesmo, na sua opinião “Não manter diálogo com o Governo do Estado”.
O fato é que atualmente, quando o mesmo agente político está tendo a sublime oportunidade de fazer diferente, como servidor Nº 1 do município, vem criando inúmeros impasses para que o Governo Raquel Lyra possa conceber situações positivas para Garanhuns.
Um exemplo recente é a teimosia em querer gerir um evento com a magnitude e complexidade do Festival de Inverno, que aos 31 anos, exige mais do que apenas recursos financeiros para sua produção. Afinal, um ‘fazedor de festas’ não adquire know-how e habilidade "da noite para o dia", em tempo recorde, para dar forma a um megaevento com todas as suas linguagens e diversidade cultural, o que põe em risco a própria continuidade do FIG, podendo ocasionar a extinção de mais de três décadas de construção cultural, erigida no decorrer desse período por 06 governadores e 06 prefeitos, além de centenas de outras mãos
O fato da recente 31ª edição do evento não ter superado expectativas, em razão do novo Governo estadual ter assumido a gestão a poucos meses do evento, não justifica por sí só a assunção integral por parte do município de uma festa que irá consumir os recursos financeiros que deveriam ser destinados à áreas mais carentes, principalmente quando os municípios sofrem uma profunda crise financeira.
Em tempo: durante governos anteriores nem todas as edições do FIG foram perfeitas e produzidas com esmero. A 30ª edição realizada em 2022 por sua vez, foi bem maior pois trazia recursos “represados” e não utilizados em razão dos dois anos anteriores de pandemia e também por ser um ano eleitoral, o que certamente justificou maiores investimentos e maior tempo de execução.
VIVA UM VERÃO NATURALMENTE INCRÍVEL EM PERNAMBUCO
Lançamento da campanha de verão de Pernambuco para 2023/2024. Foto: Reprodução/Instagram
Com o objetivo de proporcionar maior conhecimento dos visitantes acerca das belezas naturais e nuances do Estado, o Governo de Pernambuco, através da Empresa de Turismo (Empetur) e a Secretaria de Turismo e Lazer lançaram, na sexta-feira (25/8), no Centro de Convenções de Pernambuco, a campanha “Viva um verão naturalmente incrível”.
No entanto, como Garanhuns, com seu clima e altitude diferenciadas não está inclusa nos tradicionais destinos de verão, caracterizados pela oferta de balneários, lagoas, praias, cachoeiras e climas mais quentes, é natural que a bela ‘Suiça pernambucana’ não fosse inserida na mídia que alude a esta alta estação.
Sua vocação de cidade fria, propensa ao consumo de fondues, vinhos, chocolates quentes e demais iguarias de inverno, colocam Garanhuns em um patamar diferenciado, o que é destacado no folder do Governo do Estado, sem esquecer outros municipios com suas particularidades. (veja abaixo)
Ademais, nem todos os equipamentos turísticos de Garanhuns estão repaginados e prontos para receber de forma plena o visitante. Pensar ao contrário e tentar ‘vender’ uma imagem de que Garanhuns é destino de verão, é no mínimo duvidar do bom senso e querer subestimar a inteligência do turista.
Segundo a Secretaria de comunicação de Pernambuco (SECOM/PE), esta recém lançada Campanha de Verão 2023/2024, utilizará vídeos de 60, 30, 15 e 10 segundos, além de outras peças publicitárias. A campanha institucional faz uma viagem em diversas cidades de Pernambuco, explorando praias, cachoeiras e outros cenários paradisíacos que naturalmente aguçam a curiosidade dos turistas.
Ainda segundo as secretarias e órgãos responsáveis pela criação e divulgação da campanha, as peças deverão ser veiculadas nacionalmente, em TVs abertas, fechadas, mídias digitais, além de aeroportos, sites de viagens e outdoors em várias cidades.
Que se fale menos, se LEIA MAIS e se produza o que Garanhuns de fato precisa! O mesmo tempo que se leva para apontar falhas, pode ser utilizado para manutenção, incremento e criação de novos equipamentos turísticos locais, tornando-os mais atrativos.
Ah, e também que se observe a comunicação institucional com olhar técnico e o Marketing com um olhar mais apurado.
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