A governadora enfatizou a unidade com os deputados. "Construir consensos"
Por Nathália Monte
Sentadas, no centro da foto, governadora e vice governadora. - Foto: Hesíodo Góes/Secom
A governadora Raquel Lyra (PSDB), junto com a vice Priscila Krause (Cidadania), apresentou os detalhes do Projeto de Lei Orçamentária (LOA) e do Plano Plurianual (PPA) aos deputados estaduais. O encontro foi realizado na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), nesta terça-feira (31), e contou com a presença de 37 dos 49 deputados da Assembleia Legislativa (Alepe).
Na ocasião, a governadora colocou-se à disposição para tirar as dúvidas dos parlamentares a fim de “construir consensos” a respeito dos projetos orçamentários que atualmente tramitam na Alepe. Raquel também fez questão de enfatizar que o Governo de Pernambuco está em diálogo constante com os deputados.
Durante a reunião, após o apelo da governadora à unidade, à construção de consensos, o deputado da oposição, Waldemar Borges (PSB), afirmou que vários “movimentos” da gestão Raquel “atrapalharam” a relação dela com a Assembleia. No entanto, avaliou que o encontro desta terça (31) na Secretaria de Planejamento mirou no futuro, e não no passado, que, segundo acredita, é o que a tucana estava fazendo. O socialista se referiu às críticas do atual Governo à gestão do ex-governador Paulo Câmara.
A líder da oposição na Alepe, deputada Dani Portela (Psol), avaliou que, apesar da previsibilidade do tema da conversa (os projetos orçamentários que já estão sendo analisados pelos parlamentares), a reunião foi importante pela manutenção do diálogo entre a Casa e o Governo do Estado. “Fizemos, inclusive, o apelo para que não se resuma a um encontro, mas que se tenha mais constância nesse tratamento entre os poderes para que sigam funcionando de maneira harmônica, porém, independentes entre si”, ponderou.
Quanto aos textos orçamentários, Dani Portela disse que a oposição está realizando reuniões para tentar decidir, de forma conjunta, as emendas que serão propostas à LOA e ao PPA, e relembrou o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovado com as modificações sugeridas pelos parlamentares da Casa.
Os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Fabrício Marques (Planejamento), Fernando Holanda (Assessoria especial à governadora), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Wilson de Paula (Fazenda), e Rodolfo Costa (Comunicação) estiveram presentes. Não marcaram presença os deputados Diogo Moraes (PSB), Antônio Moraes (PP), Sileno Guedes (PSB), Simone Santana (PSB), Romero Albuquerque (União), Romero Sales Filho (União), Joaquim Lira (PV), Dannilo Godoy (PSB), Nino de Enoque (PL), Alberto Feitosa (PL), Francismar Pontes (PSB) e Henrique Queiroz Filho (PP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário