A atriz e ativista da cultura popular Leda Alves faleceu neste sábado (4), aos 92 anos, por causas naturais.
Uma missa em homenagem à Leda acontecerá na capela do cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife, às 9h30 deste domingo (5). À tarde, o corpo será cremado no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
Trajetória
Com formação em Arte Dramática pela Universidade Federal de Pernambuco, Leda Alves, fundou junto com o marido, o teatrólogo Hermilo Borba Filho, e outros artistas, o Teatro Popular do Nordeste (TPN), grupo teatral até hoje reconhecido.
Ela também ocupou cargos na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Fundação de Cultura Cidade do Recife, Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e, mais recentemente, Secretaria de Cultura do Recife, entre os anos de 2013 e 2020.
Notas de pesar
''Leda deixa um sentimento de saudade imenso em todos nós, recifenses, que amamos e valorizamos a cultura. Ela, que era uma verdadeira referência como atriz e ativista cultural, tinha o respeito, o apreço e o carinho do meio artístico. Também foi uma mulher de fibra, que lutou pela democracia, que sempre nos inspirou. E eu tive a oportunidade de crescer aprendendo com Leda, vendo o seu trabalho, vendo a sua vocação para cuidar da cultura e da arte. E ela sempre contribuiu muito para a nossa cidade, inclusive sendo uma grande secretária de Cultura, uma grande defensora da cultura popular, de todos os tipos de manifestação e da linguagem cultural do Recife. Com muito orgulho e gratidão por tudo o que fez, nós vamos criar o Prêmio Leda Alves da Cultura Popular. Anualmente, homenagearemos aqueles que engrandecem este segmento em nossa capital. Então, com grande pesar no coração, eu lamento muito a perda sem tamanho de Leda, mas tenho a convicção de que quem vive como ela viveu, de forma intensa e digna, repleta de coisas boas no coração, com contribuições valiosas a dar para tanta gente que fez e faz a cultura, sabe que Leda estará sempre presente. O seu espírito jamais sairá das nossas mentes e dos nossos corações. Viva, Leda! Obrigado por tudo, minha querida amiga.''- João Campos, prefeito do Recife.
''Madrinha do Teatro Santa Isabel, mãe dos artistas da Cultura Popular de Pernambuco, artista valorosa, fez da defesa de nossa cultura uma missão de vida. Tristeza e saudade marcam a sua partida. Leda deixa ensinamentos para todos nós. Eu e Cristina somos alunos dedicados e encantados com a mestra. Tivemos essa oportunidade. Sou grato por ter tido a oportunidade de ter Leda como Secretária de Cultura e amiga nos oito anos que fui Prefeito do Recife. Beijo carinhoso no seu coração, Ledinha.''- Geraldo Julio, ex-prefeito do Recife.
"Pernambuco perdeu hoje Leda Alves que faleceu, no Recife, deixando um importante legado em defesa da nossa cultura, como atriz e gestora pública. Em meu nome e do povo de Pernambuco expresso profunda solidariedade à família e inúmeros amigos neste momento de despedida." - Raquel Lyra, governadora de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário