Por Edmar Lyra
Prefeito por duas vezes, Zeca Cavalcanti utilizou seu prestígio político para eleger Madalena Brito, sua vice-prefeita, como prefeita de Arcoverde, que na reeleição derrotou a esposa de Zeca. Na disputa seguinte, Madalena bancou Wellington Maciel que derrotou o próprio Zeca. Passados quatro anos, Madalena já não está mais com Wellington e ambos serão candidatos em outubro contra Zeca.
Com cerca de 50 mil eleitores, Arcoverde exerce uma função estratégica no sertão do Moxotó pela sua privilegiada posição geográfica, além disso, a cidade já teve o próprio Zeca Cavalcanti como deputado federal, evidenciando também sua importância política a nível estadual.
A fragmentação oposicionista, em tese, poderia beneficiar o prefeito Wellington Maciel, porém sua gestão não conseguiu se encontrar nos últimos três anos, vivenciando um apagão em diversas áreas e ostentando índices de desaprovação muito acima do aceitável. O que aponta para um fortalecimento da oposição, que disputará o pleito dividida.
Três forças disputando numa cidade que não tem segundo turno apontam para um cenário de completa imprevisibilidade, possibilitando uma recuperação do prefeito ou a vitória um dos dois ex-prefeitos, que já foram aliados em outrora mas hoje prometem uma disputa fratricida pelo comando do executivo municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário