quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

EXCLUSIVO: Raquel Lyra determina devassa completa no Detran-PE


EXCLUSIVO, Por Ricardo Antunes – Discretamente, sem dar nenhuma declaração, a governadora determinou à Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) que faça uma “auditoria” no caso do escândalo da portaria do Detran sobre o registro de automóveis. A Controladoria Geral já está trabalhando para desvendar o escândalo de R$ 180 milhões da autarquia.

Oficialmente, a portaria que criou um monopólio para os cartórios fazerem os registros dos financiamentos de automóveis em Pernambuco foi “suspenso”. Agora, descobre-se que a suspensão é para que seja feita a “auditoria”, nome polido para a conhecida devassa, um pente fino para ir a fundo em todos os detalhes desse caso.

Raquel Lyra, ex-delegada da Polícia Federal, não fala, mas faz. Sabe que pode até não ser a melhor governadora da história de Pernambuco, mas o que não pode de jeito nenhum é cometer o erro de se igualar ao histórico de escândalos do adversário PSB. Por isso, tem que se diferenciar justamente numa atitude firme na questão ética.

A secretária da Controladoria-Geral do Estado, Érika Lacet

E, aqui, esse caso coloca a política como ela é. A governadora terá de sacrificar alguma coisa. O grupo político que controla o Detran é poderoso. Se a “auditoria” disser que está tudo bem, a política ganha, mas o patrimônio da ética sai menor. Se a governadora colocar a coisa no prumo, ganha a ética, mas há um custo político. Esse é muito mais do que um caso dessa casa mal assombrada historicamente por escândalos que é o Detran. É um teste importante para a governadora. Vamos aguardar. 

Enquanto isso, faria muito bem o governo em tornar púbica a portaria que institui a auditoria na Controladoria Geral. Como diz o velho ditado, o melhor remédio contra a escuridão é o raio de luz. Transparecia, governadora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário