sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

PSDB se prepara para as eleições

 

Foto: Janaína Pepeu

Por Edmar Lyra

Nas eleições de 2022 o PSDB surpreendentemente chegou ao governo de Pernambuco sob a liderança de Raquel Lyra, quebrando uma escrita de nunca ter governado o estado. A legenda não elegeu nenhum deputado federal e elegeu apenas três deputados estaduais. Nas eleições municipais de 2020 apenas sete prefeitos foram eleitos e pouco menos de 60 vereadores estão no partido em todo o estado.

Liderado pela governadora Raquel Lyra, o PSDB que também diminuiu nacionalmente, terá a missão de crescer nas eleições deste ano. Nos bastidores fala-se na possibilidade de 50 prefeitos tentarem a reeleição ou lançarem sucessores pela legenda tucana, o que alavancaria a presença do Palácio do Campo das Princesas no mapa político do estado.

Designado pela governadora Raquel Lyra para presidir o partido no estado, Fred Loyo se mostra otimista com a possibilidade de atrair quadros para a legenda, e consequentemente disputar os principais colégios eleitorais, a exemplo de Recife, Petrolina, Caruaru e Garanhuns, e nas cidades em que o partido não tiver candidato priorizar alianças com legendas que dão sustentação ao governo Raquel, a exemplo do PSD, do PP, do PL e do Podemos.

No principal colégio eleitoral do estado, o Recife, Loyo aposta na possibilidade de uma candidatura tucana, porém não quis antecipar nomes, uma vez que considera o prazo até de 6 de abril suficiente para estabelecer diálogo com quadros e definir aquele que representaria a legenda na disputa. Questionado se o nome seria Daniel Coelho, Fred Loyo elogiou o secretário de Turismo e disse que ele seria um excelente candidato por tudo que apresentou nas disputas de 2012 e 2016 obtendo bom desempenho eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário