Os jovens foram localizados por agentes da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas e retornaram à fundação
Por: Adelmo Lucena
Os fugitivos foram localizados e apreendidos no bairro de Heliópolis (Foto: Divulgação)
Dois adolescentes que fugiram da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Garanhuns foram reconduzidos ao centro nesta segunda-feira (29). Os fugitivos foram localizados por agentes da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam).
Os jovens aproveitaram a distração das pessoas ao redor para fugir durante uma peça teatral que era realizada no Serviço Social do Comércio (Sesc) do município. Após a fuga, a Central de Operações do 9º BPM foi acionada, mobilizando várias viaturas para encontrar os adolescentes.
Os fugitivos foram localizados e apreendidos no bairro de Heliópolis e reconduzidos para a Funase, no bairro Boa Vista.
A Funase é um órgão que atende adolescentes que estão sob medida socioeducativa de restrição e/ou privação de liberdade. A fundação tem suas raízes no antigo Serviço Social do Menor, órgão voltado à assistência de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Estado de Pernambuco, vinculado à época ao Juizado de Menores da Capital.
Desde 2015, a Funase é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco.
Funase de Garanhuns: fuga e incêndios em 2023
Em novembro de 2023, dois incêndios e tumultos foram registrados em menos de 24h na Funase de Garanhuns. Em um dos casos, um adolescente ateou fogo em um colchão nas dependências da unidade. Por conta da fumaça, pelo menos cinco jovens precisaram ser levados para o hospital.
Em outra ocasião, oito adolescentes fugiram da unidade, desta vez no dia 4 de julho do ano passado. A ação dos jovens foi filmada e compartilhada nas redes sociais. A gravação mostra o momento em que os fugitivos escapam com facilidade por uma das portas.
Na época, a Funase informou que registrou a fuga dos oito socioeducandos e que a Polícia Militar foi acionada para realizar rondas atrás dos adolescentes. Todos eles foram recapturados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário