Por Edmar Lyra
No início do mês, a governadora Raquel Lyra completou um ano de gestão, e há muitas cobranças de seus adversários, em especial criticando a forma como ela conduz a política no estado. Mas é importante salientar que nenhum governante conseguiu ser extremamente bem-avaliado em seu primeiro ano de governo, vide Paulo Câmara, Eduardo Campos, Jarbas Vasconcelos, Miguel Arraes, Joaquim Francisco e outros ex-governadores.
O caso de Raquel Lyra é mais impactante porque ela herdou um governo após dezesseis anos do mesmo partido no poder, algo até então inédito em Pernambuco. Então o primeiro ano foi de tomar pé da situação e conquistar recursos para o estado. Isso ela conseguiu muito bem, ampliando a capacidade de investimento do estado e ao que tudo indica irá transformar Pernambuco num canteiro de obras.
É pouco provável que Raquel Lyra seja arrasa-quarteirão nas eleições de 2024, e isso nenhum governador foi na primeira eleição após sua vitória, vide o próprio Eduardo Campos que viu aliados perderem em algumas cidades estratégicas nas eleições de 2008. Mas tudo leva a crer que a governadora encerrará 2024 melhor do que iniciou, e deverá entrar nos dois últimos anos de gestão com entregas efetivas que melhorarão a vida dos pernambucanos em todas as regiões do estado.
Em Caruaru ela seguiu o mesmo script e acabou reeleita com expressiva votação. Portanto, qualquer avaliação que venha sinalizar uma suposta inviabilidade do governo Raquel Lyra é precipitada, pois ela tem tempo de sobra para dar as respostas que Pernambuco espera e merece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário