Por Ricardo Antunes, de Granada (Espanha) – Uma reportagem exclusiva do Blog de Jamildo, do Jornal do Commercio, sobre “pedaladas” fiscais do prefeito João Campos (PSB), foi postada e depois apagada no Instagram do JC. A publicação já tinha nada menos de 5,7 mil curtidas e mais de 700 comentários muito deles criticando o nosso “burgo mestre”.
O insta do JC é um dos maiores em termos de acesso e conta com quase 900 mil seguidores. O “furo” de reportagem do próprio jornalista do JC dizia que a “Prefeitura do Recife teve dificuldades para fechar as contas em 2023”.
Sem firulas e bem mais didático e explicativo, nosso Blog postou o mesmo assunto às 20h54 da sexta (8). Ela continua no nosso site e no nosso Instagram, como não poderia deixar de ser.
Ao contrário do tradicional JC, não admitimos censura e muito menos parcialidade e é por isso que “contamos tudo o que os outros não contam para vocês”. Um refrão que já toma conta dos nossos quase 100 mil seguidores.
Está lá acessível, com o título, direto e realista: Sem caixa, Gestão João Campos pedalou R$ 32,8 milhões. Credores sentem aperto das contas.
É mais uma prova da independência e do nosso bom jornalismo. Aqui nem o prefeito João Campos, nem a governadora Raquel Lyra mandam apagar nenhuma crítica que fazemos. A governadora, aliás, já recebeu muitas críticas nossas e sempre manteve a postura do respeito à liberdade de imprensa e ao contraditório.
Jornalista veterano e competente, Jamildo Melo pode “trocar de emprego” e vir trabalhar num blog independente e sem censura. O salário certamente será bem menor do que no JC, mas liberdade de escrever e de postar, essa, nenhum salário paga.
Nossa equipe no Recife tentou falar com o Diretor de Redação do Sistema Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira, mas não tivemos sucesso. Um dos melhores quadros do jornalismo de nossa região ele também deve ter ficado constrangido com o fato. Toda nossa solidariedade também ao colega Jamildo Melo que não deve ter gostado nada desse pastelão.
Dei uma rápida parada de minhas férias no “velho mundo” para escrever esse texto tantas foram as mensagens recebidas no meu zap e no meu direct. É lamentável que Recife continue sendo tratado como uma “província”, justamente por aqueles que deveriam colocar nossa cidade num patamar mais elevado de civilização.
É um fato que envergonha todos nós e o prefeito João Campos deveria explicar e dizer quem foi o autor dessa “brilhante” (sic) ideia que mancha a biografia de um jovem gestor que já se acha reeleito e está em plena campanha para disputar o Governo de Pernambuco em 2026.
Não é por acaso o codinome de “herdeiro da família real” que ele carrega, embora acredite que ele nao teve essa infeliz iniciativa. A que se dizer ao prefeito que o post pode ser apagado, mas o print é eterno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário