sábado, 13 de abril de 2024

Com medo de sofrer mais um processo judicial, Prefeito Sivaldo Albino vai dar um aumento de 8% aos professor

O Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), com medo de sofrer mais um desgaste na justiça, e ter que enfrentar a ira dos professores em ano eleitoral, anunciou nesta sexta-feira, dia 12, que encaminhará Projeto de Lei à Câmara de Garanhuns concedendo um reajuste salarial aos Professores da Rede Municipal de Ensino. De acordo com Sivaldo, o reajuste será de 8%. Professores não estão satisfeito com ele e deverá dar o troco a ele nas urnas.

Segundo informações repassadas pela Secretaria de Educação, o reajuste será linear, e se dará da seguinte forma: neste mês de abril será aplicado o percentual de 3,62%. Será pago o valor retroativo aos meses de janeiro, fevereiro e março, também com o percentual de 3,62%, dividido em três parcelas, que serão quitadas a partir do pagamento do mês de maio. Já em maio serão aplicados mais 4,38%, totalizando, a partir do 5º mês do ano, o percentual de 8%.

Na prática, segundo cálculos realizados pelos Professores, o reajuste será de 6,54%, percentual muito abaixo dos 18,5% aos quais os Professores de Garanhuns fazem jus. É que 2023 o percentual estipulado pelo Governo Federal foi de 14,9% e agora, em 2024, foi de 3,6%. Como no ano passado não houve reajuste, a defasagem salarial é de quase 12% (11,96%).

“Os Professores continuarão recebendo abaixo do Piso (Salarial da Categoria), contrariando a Lei Federal nº 11.738 (Lei do piso), que no Art. 2° diz que Professor nenhum poderá receber abaixo do piso. É vergonhoso o que este Prefeito está fazendo com a Educação Municipal. Tratando igual uma mercadoria”, alertou o professor Robson Elias. O Sindicato dos Professores de Pernambuco (SINPRO-PE) ainda não se posicionou sobre o anúncio do reajuste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário