quinta-feira, 18 de abril de 2024

Rede Globo Nordeste fica de fora da Transmissão esse ano do Festival Viva Garanhuns


Desde que o Ex-prefeito izaias Régis idealizou e criou o Festival Viva Dominguinhos em 2014, que a Rede Globo Nordeste sempre esteve presente. E por uma ironia do destino quis que esse ano não participasse, transmitindo para todo Nordeste, através da Tv Asa Branca, afiliada sua. Com isso perde Garanhuns, a região, o Nordeste e o Brasil, pois era assistida por milhões de pessoas, atraindo cada vez mais turistas para nossa cidade.


Não se sabe ao certo o que houve, mais se foi igual o tratamento que os jornalistas vem tendo, a coisa ficou feia para Prefeitura. Relembre o último ano, e veja que na gestão de Iza´[ias a Te esteve presente em todos eventos, será isso um mal presságio? 

https://youtu.be/c7DH85i3KM0?si=slzjVhIjynu34rHU

Saiba um pouco mais dessa história da abertura do São João do Nordeste, e como tudo começou.


O Festival "Viva Dominguinhos", que teve a sua 1ª edição realizada no ano de 2014 para abrir o São João do Nordeste, será transformado em Patrimônio Cultural e Imaterial de Garanhuns. 

Um Projeto do Governo Municipal foi enviado à Câmara de Vereadores de Garanhuns pelo Executivo, discutido pelas Comissões, aprovado e colocado em votação na Reunião Ordinária do último dia 16 de maio e aprovado em Plenário.

O público lotava a praça - Foto FHC Studio

A aprovação, que teve a unanimidade dos Vereadores presentes será sancionada pelo Prefeito de Garanhuns passando  a ser,  oficialmente, PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE GARANHUNS.


Esta, segundo os vereadores, é uma justa homenagem ao filho ilustre de Garanhuns, que levou através da música, aos longínquos recantos deste pais e do mundo o nome de Garanhuns e Pernambuco e, por isso,  nada mais justo do que render a esse ilustre garanhuense esta homenagem. 


- José Domingos de Moraes, Dominguinhos,  nasceu em Garanhuns-PE, no dia 12 de fevereiro de 1942, filho do sr. Chicão, afinador de sanfona,  e dona Mariinha, dona de casa, ambos alagoanos.  José Domingos  morreu em São Paulo, no dia 23 de Julho de 2013 às 18:00h , vítima de um câncer de pulmão. Seu corpo está sepultado no Cemitério de São Miguel em Garanhuns.  



Integrante de uma família numerosa, Dominguinhos teve 16 irmãos e foi ao lado de dois deles, Moraes e Valdomiro, que ele começou sua vitoriosa carreira quando formaram o "Trio Pinguim" onde ele, Dominguinhos, começou tocando triângulo, pandeiro e depois sanfona se tornando o maior sanfoneiro do Brasil, segundo seu mestre Luiz Gonzaga. 


MUDANÇAS FEITAS PELA ATUAL GESÃO - O Festival Viva Dominguinhos, criado na Gestão Izaías Régis, em 2014, vai passar a se chamar Festival Viva Garanhuns, na Praça Mestre Dominguinhos. A mudança foi informada pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB). 


Segundo o Prefeito, a mudança deu-se após negociação de mais de um ano com o escritório detentor dos direitos da obra de Dominguinhos. “A Prefeitura de Garanhuns e o escritório não chegaram em um acordo quanto aos termos do contrato, especialmente no que envolve a parte financeira e de tempo de vigência do acordo. Uma das exigências foi que a negociação seria válida apenas para 2023, sendo necessário uma nova conversação sobre os termos financeiros todos os anos antes do anúncio do Festival”, registrou a Prefeitura, em nota assinada pela Secretaria de Cultura e publicada nas redes sociais.

Izaías Regis desmente prefeito Sivaldo sobre a mudança do nome - Por telefone o Ex-prefeito na época Izaías Régis desmente o que Sivaldo alega em relação ao nome do Festival Viva Dominguinhos.


Primeiro ele não ia pagar duzentos mil reais a família de Dominguinhos, aquilo é mentira e invenção de Liv, e na realidade não teve nada daquilo em justiça, e nem proibição do nome dele, o nome dele é um nome público, e outro que não pode proibir, e outro o Viva Dominguinhos nós colocamos na Rede Globo desde o primeiro até 2019, porque 2020 não teve por conta da pandemia, mais até 2019 a Globo esteve presente em todos os anos do festival, e transmitia todos os dias, e ele botou o Viva Garanhuns, ele fez um Viva Dominguinhos e depois trocou o nome para Viva Garanhuns, esse é o segundo ano com o Viva Garanhuns, como da mesma forma ele trocou o nome de Magia do natal, para Encantos do Natal. Disse izaias Régis.

https://www.vecgaranhuns.com/2017/04/no-plim-plim-da-bahia-ao-maranhao-com.html?m=1

https://www.vecgaranhuns.com/2017/04/no-plim-plim-da-bahia-ao-maranhao-com.html?m=1

Até a Rede Clube transmite o Festival Viva Dominguinhos para o Piauí: Viva Dominguinhos conta com grandes atrações de forró, xote e baião. Na programação, Quinteto Violado, Santanna e Jorge de Altinho abrem a festa. Mariana Aydar, Mestrinho, Dorgival Dantas e Waldonys animam o Festival no sábado. E domingo, tem Marina Elali, Fagner e Alcymar Monteiro. essa era a chamada da Rede Clube para o Piauí.

Lamentamos amis uma peca para essa gestão do prefeito Sivaldo Albino.

Na ALEPE foi destaque a abertura do São João do Nordeste, que entra pra o calendário oficial de Pernambuco.

 

TEXTO COMPLETOArt. 1º Fica incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Pernambuco

o Festival Viva Dominguinhos, realizado anualmente no mês de abril, no
município de Garanhuns.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

O Festival Viva Dominguinhos foi criada, por iniciativa da Prefeitura de
Garanhuns, no ano de 2014, como forma de homenagear um dos filhos mais ilustres
daquele município, José Domingos de Moraes, popularmente conhecido como
Dominguinhos, falecido no ano de 2013.

Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz
Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de
Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio,
ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou
como herdeiro artístico.Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos
ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da
carreira, fez parcerias de sucesso com músicos nacionalmente consagrados como
Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.
Após o sucesso de sua primeira edição, ocorrida no ano de 2014, em 2015 foi
realizada a segunda edição do evento, que por três noites consecutivas lotou a
Praça Mestre Dominguinhos, reunindo artistas consagrados nacionalmente e
admiradores do forró, ritmo musical que expressa a força da cultura
pernambucana.
Além do espetáculo cultural, deve-se destacar que o Festival Viva
Dominguinhos, atrai milhares de turistas à Garanhuns, que além de se divertirem
nas noites do festival, aquecem a economia deste importante município, gerando
várias oportunidades para a população.
Por todo o exposto, vê-se que o Festival Viva Dominguinhos além de um
espetáculo da cultura pernambucana, constitui um incremento significativo na
economia do município de Garanhuns, beneficiando não só a população deste
município, mas de todo o Agreste Meridional, razão pela qual, com vistas a
fortalecê-lo, deve ser incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado de
Pernambuco.
Solicito aos nobres pares desta Casa Legislativa, o apoio que o projeto
requer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário