quinta-feira, 18 de abril de 2024

NEM TUDO FOI FLORES: Viva Garanhuns 2024 é aberto oficialmente com muito forró e prejuizo para os barraqueiros e rede hoteleira, ao menos nesse primeiro dia

 Noite dessa quarta-feira (17) contou com homenagens ao Mestre Dominguinhos, no principal polo do evento

Fotos Hilton Marques e Adriana Oliveira


Foi com muito forró pé-de-serra e xote que o Viva Garanhuns 2024 foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (17).  Os shows ficaram por conta da Orquestra Sanfônica Mestre Dominguinhos, Liv Morais, Flávio José e Dorgival Dantas. A primeira atração da noite, foi a Orquestra Sanfônica Mestre Dominguinhos, apadrinhada pelo próprio sanfoneiro, em 2012. “A gente está celebrando hoje não apenas a abertura do São João do Nordeste, mas também o legado de Dominguinhos. E é uma satisfação enorme poder tocar em casa”, afirmou o coordenador e professor de música, Éder Santos.


Em seguida, a cantora Liv Moraes subiu ao palco e interpretou grandes sucessos do forró com a diversidade de ritmos que também herdou de seus pais. Após seu show, um espetáculo de abertura emocionou a todos os presentes, com direito a show de pirotecnia, apresentação de membros da Escola Mestre Dominguinhos e coreografia do Grupo Imaginário Popular.


Encerrando a noite, Flávio José e Dorgival Dantas subiram ao palco e trouxeram muitos de seus sucessos que fizeram o público dançar junto na noite de abertura. Nesta quinta (18), a programação na Praça Mestre Dominguinhos continua, a partir das 20h, com os shows de Rogério e os Cabra, Nando Cordel, Elba Ramalho e Mastruz com Leite.


Prejuízo dos barraqueiros na primeira noite
- Estava uma noite muito boa, mais infelizmente nem tudo é sucesso, ao menos para os donos de barracas que pagaram um preço exorbitantes para a Prefeitura. Logo no primeiro dia o movimento foi muito aquém do esperado, pois investimos muito esse ano, tá tudo bonito, mais boniteza não poe mesa, disse um dos donos da barraca ao ser indagado pelo movimento. Esperamos que nos próximos e4 dias tudo mude, se não vamos ter uma grande prejuízo, e a Prefeitura deveria se sensibilizar em nossa causa, afirmou outro proprietário que não quis se identificar. Nossa reportagem constatou que alguns barraqueiros estavam cobrando R$ 200 reais por mesa ou seja para 4 pessoas, o que achamos um absurdo para o padrão do povo da cidade.


Rede hoteleira
- Conversamos com um dono de hotel no centro da cidade, e perguntamos como estava a ocupação, a reposta foi incisiva, o Prefeito depois que anunciou a grade da programação do Festival de Inverno, fez com que muitos que já tinham reservado o hotel, desistisse e alegaram que vem para fazer a reserva no FIG, isso foi mesmo que mim matar, hoje só estou com 45% de ocupação, graças a Luna Neto que é presidente dos Bares, restaurantes e dos hotéis, e fez algumas vendas de pacotes para rede de Hotéis. O que se vai vir mesmo é o público das cidades vizinhas, isso é certo.


Bares & Restaurantes
- No mesmo caminho dos hotéis os donos esperam que deslanche o movimento, pois até hoje, foi muito fraco, devido ao público local que trabalha no dia seguinte, esperamos que melhore e as vendas aumentem esse fim de semana. Ficamos esperando o povo vir, mais ai fechamos pois o movimento não compensava.


Público na primeira noite
- Diferente da mídia paga, o que vimos foi um público razoável, entorno de 5 mil pessoas, muitos pontos vazios, principalmente do meio da praça para o final, e alguns pontos perto do palco. Porém esse público deve aumentar, com a chegada do fim de semana, mais ontem mesmo ficou a desejar.


Segurança na Praça
- A segurança estava impecável, pois a Polícia Militar de Pernambuco esteve ostensiva o tempo todo, e atento a tudo e a todos, muitos policiais fazendo a segurança, e muito poucos incidentes, ou seja os incidentes de praxes, mais nada que tirasse o brilho da festa. Parabéns aos que fazem o 9º BPM.


Imprensa
- Um queixa da imprensa contra a Prefeitura de Garanhuns e A Secretaria de Cultura e a de Comunicação. Esse ano foi vetado a maioria dos jornalistas que fazem a imprensa local, como Rádio Marano FM, Radio Sete Colinas FM, Blog Ativo, Blog do Carlos Eugênio, Blog do Augusto Cesar, Jornal o Columinho, Rádio Jornal, Ruber Neto, dentre outros profissionais que sempre cobrem o eventos de Garanhuns, que por motivos desses profissionais divulgarem o que vem ocorrendo em Garanhuns, foi escolhido a dedo quem iria, e quem não iria. Querem calar a imprensa, mais a imprensa verdadeira não se cala, só a imprensa marrom que esta na folha da Prefeitura para divulgar o que eles querem, como a praça e de graça, e temos acessos aos camarotes de amigos, nada mudou. Vamos continuar trazendo as boas e as falhas do evento se assim tiver. A transmissão foi feita pelo canal do Youtube.  

Vejam mais fotos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário