quinta-feira, 11 de abril de 2024

Com a saída do governo do Estado da realização do FIG - Festival de Inverno de Garanhuns, Governadora poderia investir os 17 milhões de reais em UTI Neonatal e no IML, diz Izaías Régis

Izaías Régis e Raquel Lyra

Foi proposto pelo líder do Estado na ALEPE, Deputado Estadual Izaías Régis (PSDB), para que a Governadora Raquel Lyra, investisse esses 17 milhões de reais, que seria investido no Festival de Inverno de Garanhuns, mais com a saída do Estado da organização, revertesse esse valor para construção do IML, e a UTI Neonatal do Hospital Regional Dom Moura, além do Hospital Mestre Dominguinhos, pois esse dinheiro servirá muito mais a população de Garanhuns do que os 15 milhões que o Prefeito Sivaldo Albino garantiu para fazer o Festival de Inverno desse ano.


Em 21 de Setembro do ano passado, Sivaldo Albino mandou uma Mensagem de Tramitação: Urgente Urgentíssima, para Câmara, e a Câmara aprovou,  onde daria poderes ao Município de ser o realizador do FIG, e não o Estado. Tirando o direito do Estado de realizar o 32º FIG, já que foi o realizador das 31 edições anteriores, com a participação do município de Garanhuns.


Izaias ainda falou da necessidade do município de investir em áreas da saúde e da educação, "C
om a saída do Governo do Estado, da realização do FIG, o evento vai deixar de receber R$ 17 milhões, por decisão do atual prefeito. Em contrapartida, o município disse que vai investir de recursos próprios, R$ 15 milhões, montante que poderia ser utilizado em áreas como saúde e educação, por exemplo" falou o Deputado Izaías Régis, ao discursar na tribuna da ALEPE.


Por outro lado, o prefeito Sivaldo Albino falou em 2020 que é a única cidade do agreste Meridional que não tem um hospital Municipal, e que é de de se admirar que tem postos de saúde que não tem sequer um dipirona para a população, e que iria investir muito na saúde. 

Nilva Mendes Ex-secretária de saúde de Garanhuns

Mais parece que ele o preferi investir em Festas e Praças. Já a ex-secretária de saúde Nilva Mendes, disse em um grupo de WhatsApp que; "Nunca esse hospital foi tão sobrecarregado como agora,  primeiro o prefeito de Garanhuns juntamente com a secretária de saúde não vem fazendo o seu papel na assistência primária, de prevenção, promoção e recuperação em  saúde . Que é a porta de entrada do SUS, logo ele que prometeu tanto uma saúde de qualidade para o povo de Garanhuns, reformar posto de saúde é bom ? É, claro.  Melhor ainda é a assistência, a resolutividade na assistência primária. Se a população não tem isso, vai pra porta de quem? Lógico que vai procurar uma porta aberta e mais fácil, DOM MOURA, já disse e repito, quer prova disso? É só fazer uma buscativa nos atendimentos da famosa emergência, não me refiro a maternidade e sim a pediatra e a emergência.  Sivaldo falou tanto que Garanhuns superlotava o Dom Moura, quando na verdade estamos vendo uma demasiada superlotação agora.  Pior num hospital que eles mesmo sucatearam, usaram e abusaram", "Vocês têm que entender o seguinte: o Dom Moura é porta de entrada para 21 municípios independentes de estar ou não no território Garanhuns, exclusivamente para  EMERGÊNCIAS", desabafou Nilva Mendes.


Já a Deputada Estadual também pelo PSDB, Debora Almeida, de São Bento do Una, 
foi à Tribuna da Alepe e mostrou sua preocupação com o futuro do Festival de Inverno de Garanhuns, em meio à possibilidade de privatização do evento.

O FIG é um patrimônio cultural do estado de Pernambuco, e como bem deixou registrado o ex-prefeito e criador do FIG, Ivo Amaral “o FIG não pertence ao Governo do Estado ou do município, a nenhum prefeito ou governador, mas sim ao povo de Garanhuns e ao pernambucano.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário