segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Garanhuns e Cidades da Região tem o maiores índices de mortes de transitos com motocicletas

Por V&C Garanhuns


A Região de Garanhuns, no Agreste Meridional, que compreende as cidades atendidas pela V Gerência Estadual de Saúde (Geres) aparece entre as áreas com maiores índices de mortes no trânsito em Pernambuco.

De acordo com o Boletim de Morbimortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) 2024, divulgado neste mês pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a taxa de mortalidade no Agreste Meridional ( V Geres) chegou a 24,3 óbitos para cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas das regiões de Ouricuri IX Geres (27,6) e VIII Geres Petrolina (26).

Isso significa que, para cada 100 mil pessoas que vivem em Garanhuns e na região, cerca de 24 morreram em acidentes de trânsito em 2024 — um número que evidencia a gravidade da situação.

A média estadual é de 16,68 mortes por 100 mil habitantes, ou seja, a região registra aproximadamente 30% a mais de óbitos do que a média de Pernambuco.

No total, o Estado contabilizou 1.811 mortes de residentes em acidentes de trânsito em 2024, sendo que mais da metade (55,2%) envolveu motocicletas, principal causa de óbitos na região.

Em Garanhuns e nas cerca de 20 cidades que compõem o Agreste Meridional, o Hospital Regional Dom Moura, referência para toda a região, recebe diariamente vítimas de acidentes — muitas em estado grave. A sobrecarga no hospital tem como um de seus principais fatores a violência no trânsito e os longos processos de reabilitação exigidos por ferimentos graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário