terça-feira, 21 de outubro de 2025

Lula demite Márcio Macêdo e anuncia Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (20) o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, pasta responsável pela relação do governo com os movimentos sociais.

Boulos substitui o ex-deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que estava no cargo desde o começo do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023.

Lula se reuniu com o deputado federal Guilherme Boulos nesta segunda-feira (20) e o convidou para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. 

“Boulos irá substituir o ministro Márcio Macêdo na função. Márcio, a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e os ministro Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) participaram do encontro com o presidente. A nomeação de Boulos sairá publicada no Diário Oficial de amanhã”, diz nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

A formalização da nomeação de Boulos para a Secretaria-Geral da Presidência acontecerá após meses de especulações.

A escolha do deputado é vista como uma movimentação estratégica que tem o objetivo de fortalecer a mobilização da base de esquerda, especialmente considerando as manifestações recentes organizadas por Boulos, como os atos contra a PEC da Blindagem e anistia.

A nomeação também é vista como oportunidade para ampliar a visibilidade de Boulos no cenário político nacional e aproximar o governo do eleitorado jovem. O deputado é considerado uma importante liderança para o campo da esquerda.

A permanência de Boulos no governo Lula não tem prazo definido. A possibilidade de desincompatibilização em abril para poder disputar as eleições de outubro do próximo ano está em aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário