Por Pedro Romero
![]() |
Foto: FING |
No dia 1º de novembro, o Centro Cultural Sesc Garanhuns será palco da nova edição do Festival de Inovação e Negócios (FING), que se consolida no calendário dos eventos de inovação e empreendedorismo do Agreste pernambucano. Com programação gratuita, o FING 2025 chega ampliado: mais ativações, novos palcos simultâneos e uma curadoria ainda mais diversa para quem busca conhecimento, conexões e experiências transformadoras. O evento é uma realização da Comunidade Sete Colinas, Sebrae/PE e Sesc Garanhuns.
Serão mais de 40 palestrantes e painelistas debatendo temas como empreendedorismo, tecnologia, inovação e economia criativa. A expectativa é reunir 2.500 participantes, superando os números da edição anterior.
Entre os nomes confirmados estão Heraldo Ourem (Diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital), Armando Costa (sócio-diretor da Ferreira Costa), Teresa Maciel (Secretária Executiva de Estratégia de CT&I da SECTI-PE), Kleber Araújo (Diretor de Inovação do IMIP), além de talentos criativos como o artista garanhuense Pedro Vinicio.
O público poderá vivenciar experiências imersivas em realidade virtual e aumentada, visitar a exposição de startups e empresas parceiras com soluções inovadoras, e participar de ambientes de networking qualificado, que favorecem a aproximação entre empreendedores, investidores e empresas. Além disso, o evento também contará com espaço gamer com PCs Gamers, Nintendos Switchs, Fliperama e Campeonato de CS2 2x2 com premiação, narrado por Bruno Cobaia (narrador profissional de eSports), que também fará uma palestra sobre o mercado dos jogos.
Segundo a organização, o crescimento do FING reflete o fortalecimento do ecossistema de inovação da região. “Se no ano passado já mostramos a força do Agreste como território criativo e inovador, este ano trazemos ainda mais ativações e oportunidades para quem quer se conectar ao futuro dos negócios”, destaca José Augusto Branco, líder da Comunidade Sete Colinas, grupo responsável pela realização do evento.
A gerente do Sebrae no Agreste Meridional, Amanda Ferreira, ressalta a importância do festival para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo no Agreste. “Estar presente em mais uma edição do FING reforça nosso compromisso em apoiar os pequenos negócios e promover conexões que impulsionam o desenvolvimento econômico da região”, comenta.
“O FING reafirma o Centro Cultural Sesc Garanhuns como um ambiente de conexões, conhecimento e estímulo à criatividade. É uma alegria ver o nosso espaço se transformar em um ponto de encontro entre cultura, tecnologia e novos negócios. Acreditamos que iniciativas como essa fortalecem o território, impulsionam vocações locais e ampliam as possibilidades de desenvolvimento para a região”, acrescenta Eduardo Espinhara, gerente do Centro Cultural Sesc Garanhuns.
Aberto ao público, o FING 2025 se posiciona como um espaço de inovação, inspiração e conexões estratégicas, consolidando Garanhuns como protagonista na cena empreendedora e tecnológica de Pernambuco.
A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site: https://fing.net.br e no Instagram oficial do evento: http://instagram.com/fing.festival.
Nenhum comentário:
Postar um comentário